Capa do livro: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE POR BACHARÉIS NO ENSINO SUPERIOR: desafios de uma formação<br>Série: CURRÍCULO: questões atuais<br> Volume 6

A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE POR BACHARÉIS NO ENSINO SUPERIOR: desafios de uma formação
Série: CURRÍCULO: questões atuais
Volume 6

Autores: Camila Lima Coimbra - Maria Isabel A. S. Moniz - Mere Abramowicz - Rita De Cássia M. T. Stano - Yara Pires Gonçalves (Orgs.)

livro impresso
de R$ 35,90 por
livro digital
de R$ 35,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A construção do saber docente por bacharéis no ensino superior: desafios de uma formação “é o VI volume da série Currículo: questões atuais. Resultante de mais uma investigação do grupo de pesquisadores do Programa Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a coordenação da Professora e Pesquisadora Mere Abramowicz.

O grupo, com seus integrantes que habitam diferentes regiões brasileiras, percorre a questão do currículo por meio de indagações, extraídas dos cenários em que os pesquisadores exercem sua profissionalidade docente. E, assim, vão desenhando uma coreografia que enfatiza aspectos curriculares como avaliação, reforma universitária, qualidade da educação.

É um percurso que se define à medida da emergência de elaborar, via pesquisa, um olhar que, para sustentar uma certa postura de pesquisador-docente, indaga, desconfia e submete o real a um escrutínio sensível, cuidadoso e dialógico.

Este sexto livro, tendo como ponto de partida os estudos de currículo, entrelaça, desfaz e refaz os pontos da formação docente de professores que atuam no ensino superior, nos denominados bacharelados. Como a prática de ensino se configura quando o docente não teve uma formação pedagógica formal? Em que sentido a formação continuada e a autoformação estão presentes no desenvolvimento da prática docente no Ensino Superior? Estas e outras questões permeiam os capítulos deste livro na tentativa de tecer algumas respostas.

O movimento de inquietação epistemológica, próprio de grupos de pesquisa traz, pois, pelo diálogo e pela escuta cuidadosa, as vozes de professores do Ensino Superior sobre suas práticas de ensino.

Junte-se, com seu olhar atento, a este movimento também. É um convite e você será muito bem-vindo às inquietações aqui registradas, refletidas e redimensionadas!

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0571-0
DOI: 10.24824/978854440571.0
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:6

Sumário

A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE POR BACHARÉIS NO ENSINO SUPERIOR: desafios de uma formação<br>Série: CURRÍCULO: questões atuais<br> Volume 6

Autores

ANTONELLA BIANCHI FERREIRA ISHII
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Mestre em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Foi professora titular de Matemática na rede estadual e municipal da cidade de São Paulo de 1994 à 2014.  Atualmente é Coordenadora Pedagógica da rede municipal da cidade de São Paulo atuando na Diretoria Regional de Educação do Ipiranga como Assistente Técnico de Educação I.Docente do Centro Universitário FACVEST, e Lages SC, Brasil.

CAMILA LIMA COIMBRA
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora do Núcleo de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Coordenadora do PIBID Interdisciplinar – Educação do Campo na UFU. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Autora do livro: A pesquisa e a prática pedagógica no curso de pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática (2011).

HELENA MARIA DOS SANTOS FELÍCIO
Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008-2004), com pós-doutoramento em Educação na Universidade do Minho (Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa “Currículo: questões atuais” da PUC/SP e "Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento" da UNIFAL-MG.

MARIA ISABEL D' ANDRADE SOUSA MONIZ
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada em Pedagogia e Letras (Português/ Francês) pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília. Ouvidora certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores – seção Rio de Janeiro. Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo – Campus Bragança Paulista. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

MERE ABRAMOWICZ
Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Responsável pela linha de pesquisa: Currículo e Avaliação sendo líder do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Autora de inúmeros livros e artigos além de assessorias e consultorias.

RITA DE CÁSSIA M. T. STANO
Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP, professora associada da Universidade Federal de Itajubá-Unifei, docente no Mestrado de Ensino de Ciências, coordenadora do curso de especialização a distância Gestão Educacional, efetuando pesquisas sobre formação e prática docentes e tecnologias na educação, coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação e Humanidades da Unifei. Pesquisadora do grupo Currículo: questões atuais da PUCSP, pós-doutora em Pedagogia Universitária pela Universidade do Minho, PT.

SANDRA FARIA FERNANDES
Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação (UNISANTOS/SP). Licenciada em Matemática (Universidade de Brasília/DF) e em Pedagogia (Faculdades Don Domênico/SP). Supervisora de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/SP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

YARA PIRES GONÇALVES
Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UNESP de Marília/SP. Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Linguística. Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente/SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Autora da obra “Ensinantes Aprendizes: bacharéis na prática da docência”.