Autores: Maurício Compiani (Org).
Este é o segundo livro sobre o projeto Ribeirão Anhumas na Escola, que foi estruturado de forma que o desenvolvimento das atividades de ensino/aprendizagem e de pesquisa educacional se deram com professores de escolas públicas e não para esses professores. Esse professor, na sua prática profissional, desenvolve um papel central ativo, de autoria e investigativo nas suas relações com o conhecimento a ser ensinado, bem como com uma visão de currículo. Por isso, nesse livro, não encontramos prescrições do que deve ser ensinado e encontramos sim, narrativas de professores e estudantes das propostas escolares desenvolvidas de modo contextualizado e interdisciplinar da chamada pedagogia crítica do lugar/ambiente. As noções sobre essa pedagogia culminaram na estruturação do projeto em torno do Ribeirão da Anhumas e nos resultados aqui apresentados e discutidos. O ribeirão central na cidade, um lugar próximo aos lugares dos professores e dos alunos, lugares onde podem sentir as manifestações ambientais e os acontecimentos sociais, um lugar a partir do qual diferentes atores, de modo interdisciplinar, puderam pensar e elaborar aspectos do conhecimento escolar, na sua relação com o contexto de estudo. A ideia do projeto foi começar com experiências, percepções e conceituações sobre o lugar da própria escola onde alunos e professores vivem na tentativa de tratar de suas multi-dimensões entre si e com o município, sem perder de vista as relações com o mundo e planeta. Tratar das dimensões cultural, ambiental e sócio-política foi muito difícil, pois atualmente é muito ausente em nossa escola uma cultura socioambiental e um pensamento e respectivas práticas escolares científicas inter-relacionadas com as multi-dimensões do lugar/ambiente. Procuramos criar uma cultura de diálogo intrainstitucional (práticas mais grupais de soluções de problemas internos), no sentido de envolver professores, seus estudantes e comunidade em práticas mais coletivas e participativas para a resolução de problemas socioambientais no entorno de sua própria comunidade ou participar de soluções mais amplas de sua cidade, estado ou país.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0443-0
DOI: 10.24824/978854440443.0
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CARLA GRACIOTO PANZERI
Integrante da equipe de coordenação do projeto. (Unifal-MG). Integrante dos grupos de pesquisa: Estudos Integrados em Bacia Hidrográfica (Unifal) e Educação aplicada as Geociências (Unicamp).
FABIANA BURGOS TAKAHASHI GARCIA
Professora de Química na E.E. Ana Rita Godinho e Pousa. Integrante do Grupo de Pesquisas em Química Analítica e Educação do GPQUAE no Instituto de Química (Unicamp).
FERNANDA KEILA MARINHO A SILVA
Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professora do Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra/IG/Unicamp.
GABRIEL GERBER HORNINK
Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professor no Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e professor no Programa de Pós-graduação em Educação e programa de História da Península Ibérica, ambos na Unifal-MG.
MARIA APARECIDA PEREIRA MONTAGNER
Professora de Português na E.E. Ana Rita Godinho Pousa. Fez parte do projeto Ribeirão Anhumas na Escola, atuando diretamente com os alunos na escola.
MARIA JOSÉ FONTANA GEBARA
Professora do departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-graduação Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR, do qual foi coordenadora. É colaboradora no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp.
MAURICIO COMPIANI
Coordenador geral do projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Professor do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, Instituto de Geociências/ Unicamp e professor no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp.
VIVIANE LOUSADA CRACEL
Geógrafa, mestre em ciências e doutoranda pela Unicamp. Mestre em Ensino e Historia de Ciências da Terra e doutorando no programa de pós-graduação em Ensino e Historia de Ciências (IG-Unicamp).