Autores: José Edilmar De Sousa
Como professor e pesquisador na área de Educação Infantil não tem sido poucas as vezes em que tenho me deparado com diversas circunstâncias em que se constata a instauração de uma discussão polemica em torno da presença masculina na docência com crianças pequenas. Aliás, foi a partir dessas vivências que nasceu o interesse por investigar a presença de homens na educação infantil. Há cerca de dez anos venho me perguntando, refletindo e pesquisando sobre essa temática.Nesta obra, fruto da minha dissertação de mestrado em Educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Vinculado à Linha de Pesquisa: desenvolvimento Linguagem e Educação da Criança, sob a orientação da Professora Dra. Silvia Helena Vieira Cruz, a pesquisa foi desenvolvida em duas instituições de Educação Infantil de um município da Região Metropolitana de Fortaleza. O objetivo da investigação foi compreender o ingresso e a trajetória de dois homens como professores de Educação Infantil a partir da visão da comunidade escolar. Desse modo, pude ouvir as vozes de crianças, famílias, gestores, professores e professoras sobre a inserção de dois professores na Educação Infantil.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0565-9
DOI: 10.24824/978854440565.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
JOSÉ EDILMAR DE SOUSA
É Professor Assistente-A do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Mestre em Educação Brasileira também pela Universidade Federal do Ceará. Atuando em diversos temas educacionais, sua principal área de interesse é a Educação Infantil, como na discussões de gênero e na presença masculina na Educação Infantil.