Autores: Maria Da Graça Jacintho Setton
Ao longo dos capítulos, Maria da Graça vai descortinando para o leitor as instâncias significativas na socialização dos jovens, iniciando pela sociabilidade, passando pela família, religião, escola, lazeres e práticas culturais. Em todas elas pergunta-se pelo papel que ocupam na vida dos jovens e pela interdependência existente entre as mesmas, possibilitando assim um percurso interpretativo que aponta para a socialização como um fenômeno social total. Apropriando-se com maestria deste conceito de Marcel Mauss evidencia o processo socializador “como uma negociação contínua, em que a participação do jovem e as instituições sociais mantêm tensas e intensas relações simbólicas de reciprocidade”.
Em todas estas instâncias de socialização, centrais na produção social dos jovens contemporâneos, a autora busca analisar como elas coexistem em formações sociais ditas modernas ou tradicionais mas também como se articulam nos grupos com perfis econômicos e culturais distintos. Através dos dados quantitativos e qualitativos da sua investigação, a autora discute como se organizam estas matrizes de socialização no ponto de vista de jovens imersos em contextos econômicos e culturais distintos, apontando suas semelhanças e diferenças bem como as tensões e ambiguidades existentes. Juarez Dayrrel
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0541-3
DOI: 10.24824/978854440541.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
MARIA DA GRAÇA JACINTHO SETTON
Professora Livre-Docente em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação - USP - 2009. Realizou Graduação e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982 e 1989) e doutorado em Sociologia pela FFLCH -Universidade de São Paulo (1996). Atua na área de Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, com ênfase em temas relativos aos processos educativos e socializadores numa perspectiva institucional (escola, mídia, religião, família, organizações voluntárias, ongs), como na perspectiva individual. Entre os anos de 2010 a 2013 foi coordenadora do GT 14 - Sociologia da Educação da Anped. Atualmente é membro do Comitê Científico desta mesma instituição. É coordenadora do GPS - Grupo Práticas de Socialização Contemporâneas, desde 2003. Em 2008, atuando como professora convidada, fez um estágio de pesquisa no Groupe de Recherche sur la Socialisation, na Université Lumière 2 , em Lyon, França e na Universidade de Coimbra, Portugal. Em 2012, esteve na Université Paris-Descartes, Sorbonne, Sciences Humaines et Sociales, com a oportunidade de mais um estágio de pesquisa.