Capa do livro: PRÁTICAS DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA: <br> letramentos, memórias e narrativas

PRÁTICAS DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA:
letramentos, memórias e narrativas

Autores: Áurea da Silva Pereira (Org.)

livro impresso
de R$ 34,90 por
livro digital
de R$ 34,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas – apresenta os resultados de pesquisa produzidas a partir do projeto de pesquisa Narrativas de formação em comunidades urbanas e rurais, desenvolvido no Departamento de Educação de 2010-2014. O projeto contou com a participação de estudantes de letras do Colegiado de Letras – Departamento de Educação – Campus II - UNEB, nos âmbitos da pesquisa de IC – Iniciação Científica e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo da organização da obra é dar visibilidade as práticas de pesquisa autobiográfica e os resultados iniciais do método (auto)biográfico.

A coletânea de textos é apresentada em diversos tons, desde a autobiografia de estudantes da educação básica, professoras aposentadas, professores rurais e mulheres idosas até aprendizes da leitura e da escrita. Assim, a obra reúne textos e protagonistas diversos e autores que colaboraram na trajetória investigativa da pesquisa autobiográfica. Acreditamos que os textos ora apresentados nesta obra servirão para o estudo, debate e, principalmente, como motivação para a ampliação dos estudos (auto)biográficos em outras dimensões.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0457-7
DOI: 10.24824/978854440457.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA: <br> letramentos, memórias e narrativas

Autores

ÁUREA DA SILVA PEREIRA

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996) e mestrado em Educação pelo Programa de Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2008). Doutorado em Educação – PPGEduC-UNEB(2010 -2014). Professora Assistente do Departamento de Educação Campus-II - Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando nos seguintes temas: memória; letramento;idoso, leitura; escrita; escola., linguagem; identidade; ensino; cultura; estudante, educação; memória; formação e prática pedagógica; estágio; formação de professor. Suas pesquisa possuem enfoque teórico-metodológico da pesquisa (auto)biográfica. Sócia da ANPED ( Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e da Biograph.

KÁTIA MARIA SANTOS MOTA

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1984) e doutorado em Estudos Luso Brasileiros - Brown University (1999). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e atua na pós-graduação em Educação e Contemporaneidade; é aposentada da Universidade Federal da Bahia. Sua produção científica circula nas áreas de: Educação linguística, língua e identidade, bilinguismo e comunidades imigrantes, letramentos e aprendizagens de idosos, pesquisa (auto)biográfica, memoriais acadêmicos. 

JULIANE COSTA SILVA

Graduada em Letras com Habilitação em Língua e literaturas portuguesas na Universidade do Estado da Bahia, campus II-Alagoinhas( 2013. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, campus I ( Salvador).Pesquisadora PICIN/UNEB na área de Letramento Juvenil com as pesquisa intitulada O que os jovens leem fora da escola ( 2010-2011).Monitora voluntária do PROLER (Programa de Incentivo a leitura ) durante 2010 - 2012.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em letras, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, leitura, identidade, memória. Pesquisa acerca das histórias de vida, entrevistas narrativas e ateliês autobiográficos.

EDILANGE BORGES DE SOUZA

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2013) e é também licenciada em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento (2012).  Pesquisadora/bolsista  de Iniciação Científica PICIN/UNEB(2011-2012) na área de formação docente e pesquisa autobiográfica com enfoque em histórias de vida de professoras aposentadas da zona rural. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, UNEB(2015).Possui experiência na área de educação com Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Atualmente bolsista da FAPESB.

PRISCILA LIMA DE CARVALHO

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, campus II. Foi bolsista de Iniciação Cientifica(UNEB) com bolsa da FAPESB(2011-2012). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora FAPESB (2015-2016). Sua pesquisa possui enfoque teórico-metodológico da Pesquisa Autobiográfica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; história de vida; zona rural; homens professores; memória; identidade; masculinidade; homossexualidade.

TAINARA DOS SANTOS BASTOS

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2013).   Pesquisadora/bolsista de Iniciação Científica PICIN/UNEB(2012-2013) na área de formação docente e pesquisa autobiográfica. Atualmente é professora da Escola Brilho e Alegria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Educação. Suas produções acadêmicas estão relacionadas a formação docente e usa a pesquisa os pressuposto teórico-metodológico da pesquisa (auto)biográfica.

LEIDE DAMIANA CONCEIÇÃO DOS SANTOS

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (Universidade do Estado da Bahia). Atualmente cursa Pós-graduação lato sensu em Língua portuguesa e Literatura Brasileira (Universidade Candido Mendes). Na graduação foi bolsista do projeto de iniciação científica que teve a duração de 06 meses. Participou de vários cursos voltados para a área educacional: Aperfeiçoamento Pedagógico e Tecnológico para Educação; Aperfeiçoamento da Língua Materna: Leitura e Produção de Textos; Leitura e contação de estória. Possui anos de experiência profissional, lecionando em escolas de rede pública.

SHEILA RODRIGUES DOS SANTOS

Graduada  letras pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB(2012). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FTC(2013). Mestranda em Crítica Cultural pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB(2014-2015). Bolsista-CAPES(2014-2015).