Capa do livro: DIFERENÇA E INCLUSÃO NA ESCOLA

DIFERENÇA E INCLUSÃO NA ESCOLA

Autores: Rejane Ramos Klein – Morgana Domênica Hattge (orgs.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Inclusão e diferença. Diferença e arte. Arte e modos de narrar o outro. Infância como devir outro. Identidade e diferença. Diferença. Normalização. Educação de surdos. Gênero. Raça/Etnia. Inclusão digital. A infância. Politicas de inclusão, acessibilidade... Não se trata da ementa de mais uma disciplina em cursos de licenciatura ou especialização em educação inclusiva. Mas se trata de repetir temas tratados na literatura educacional para que, no exercício da repetição, consigamos pensá-los de outras formas. Essa é a proposta do presente livro— pensar de outras formas a diferença e a inclusão, ora relacionando um tema com o outro, ora contrastando-os, ora tensionando a redução da diferença na diversidade, ora mostrando os inúmeros jogos neoliberais que sustentam as relações determinantes da própria necessidade da inclusão. Trata-se do esforço de Morgana Domênica Hattge e Rejane Ramos Klein para reunir autores os quais, ao tomarem a inclusão como objeto de reflexão, a torcem e fazem aparecer seus limites.

Repetir... Não se trata de um livro contra a inclusão, nem tampouco de festejo à diferença, entendida como diversidade ou nos limites da identidade. Trata-se de mostrar que a inclusão está para a acessibilidade e a diversidade assim como a diferença está para o devir, o inusitado, aquilo que transborda e escapa do disciplinar e do controle.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0504-8
DOI: 10.24824/978854440504.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DIFERENÇA E INCLUSÃO NA ESCOLA

Autores

ALINE RODRIGUES

Mestre em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIVATES. Professora de Anos Iniciais na rede privada da cidade de Lajeado-RS-Brasil. Ministrante de oficinas para crianças e formação continuada para professores em municípios da região. Conhecimentos em LIBRAS. Atuou como Monitora da Brinquedoteca do Centro Universitário UNIVATES. Participante de Grupos de Estudos no Centro Universitário UNIVATES. Participante em Projetos de Pesquisa e Extensão no Centro Universitário UNIVATES e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

ALFREDO VEIGA-NETO

Professor Titular do Departamento de Ensino e Currículo e Professor Convidado Permanente do PPG-Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Currículo e Pós-Modernidade (UFGRS).

ANGELICA VIER MUNHOZ

Doutora em Educação (UFRGS); Docente do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas e dos Programas de Pós Graduação - Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas - Centro Universitário UNIVATES.

CARIN KLEIN

Doutora em Educação pela UFRGS. Membro do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE). Funcionária da Rede Municipal de Canoas, onde atua no Programa Primeira Infância Melhor e Professora do Curso de Pedagogia da UNISINOS. Seus interesses direcionam-se para as temáticas de gênero, maternidade, educação e políticas públicas de inclusão social.

CARINE BUEIRA LOUREIRO

Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação e professora do curso de Licenciatura em matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

CLÁUDIA INÊS HORN

Doutoranda em Educação – UNISINOS. Mestre em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Pedagogia – Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Supervisão Escolar do Centro Universitário UNIVATES/Lajeado-RS-Brasil. 

CRISTIANO BEDIN DA COSTA.

Psicólogo; Doutor em educação (UFRGS); Docente no Centro Universitário Univates.

DANIELA LEMMERTZ BISCHOFF

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Educação Infantil pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFRGS – Professora de Educação Infantil na rede municipal de Portão, atualmente exercendo a função de diretora na EMEI Pingo de Gente, em Portão/RS).

FABIANE OLEGÁRIO

Mestre em Educação pela UNISC, possui especialização em Psicopedagogia escolar e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Univates. É professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário Univates. Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), atuando como coordenadora do Subprojeto Pedagogia 2 no Centro Universitário Univates.Tem interesse nos estudos da Filosofia da Diferença, entre eles destaca Gilles Deleuze e Michel Foucault. Tem experiência docente em escolas da rede estadual como professora dos anos iniciais e ensino médio (Curso Normal).

MARIA CLAUDIA DAL’IGNA

Pedagoga e doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq) e do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq).

MARIA ISABEL LOPES

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora adjunta, professora do curso de Pedagogia e coordenadora pedagógica do curso de Medicina do Centro Universitário UNIVATES – Lajeado RS.

MARIANE INÊS OHLWEILER

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEdu/UFRGS. Professora nos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas do Centro Universitário – Univates – Lajeado (RS). Integrante do Grupo de Estudos Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e do Projeto de Extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade.

MAURA CORCINI LOPES

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora e Mestre em Educação. Pesquisadora Produtividade Pesquisa CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/Unisinos/CNPq) e vice-coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq).

MORGANA DOMÊNICA HATTGE

Pedagoga (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS). Especialista em Gestão Educacional (Faculdades de Taquara – FACCAT). Doutora e Mestre em Educação (UNISINOS). Professora do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Univates (UNIVATES). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq), do Grupo de Estudos Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e da equipe do Projeto de Extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade.

NORMA REGINA MARZOLA

Doutora em Educação, é professora colaboradora do PPGEDU/UFRGS.

REJANE RAMOS KLEIN

É doutora (2010) e mestre (2005) em Educação;  graduada em Pedagogia (2002) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como professora no Curso de Pedagogia e como coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia (PARFOR/CAPES); do Programa de Educação e Ação Social (EDUCAS/CCIAS), na UNISINOS. Desenvolve pesquisas  sobre a temática da avaliação, currículo e inclusão escolar e compõe o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq).

SUZANA FELDENS SCHWERTNER

Psicóloga (CRP07/11446). Doutora em Educação (UFRGS). Docente do Mestrado em Ensino (UNIVATES). Docente do Curso de Psicologia (UNIVATES).

TATIANA LUIZA RECH

Tatiana Luiza Rech é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), licenciada em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental com ênfase em Educação Especial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na cidade de Cruz Alta. Tem se dedicado a estudar possíveis relações/articulações entre escola e empresa na inclusão de pessoas com deficiência. É integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC), e do Grupo de Estudo e Pesquisas em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq).

VANESSA SCHEID SANTANNA  DE MELLO

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora no Ensino Fundamental e Ensino Superior. Desenvolve trabalhos vinculados aos temas: inclusão escolar, educação de surdos, comunidade e cultura surda. Possui experiência docente também na Educação Infantil.