Capa do livro: LINGUAGEM:<br>entre o sistema, o texto e o discurso

LINGUAGEM:
entre o sistema, o texto e o discurso

Autores: Karl Heinz Efken - Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo (Org.)

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Sinopse

Este livro, faz a você, leitor e estudioso das Ciências da Linguagem, um convite para o exercício dialógico entre paradigmas e objetos que circulam nesse campo do saber. Fomentado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, a obra constitui-se de uma coletânea de artigos com participação interinstitucional de professores, pesquisadores e profissionais da área. Destina-se aos interessados em conhecer um pouco mais sobre o sistema, o texto e o discurso sob diferentes perspectivas teóricas e contribui para os estudos nas áreas de Letras, Linguística, Educação, Ciências Sociais, Fonoaudiologia e outros campos afins. Nesse sentido, de forma interdisciplinar, articulam-se o abstrato com a materialidade linguística, o coletivo com o individual, a estrutura e a função, o analítico e o dialético, o convencional e o desvio.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0434-8
DOI: 10.24824/978854440434.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LINGUAGEM:<br>entre o sistema, o texto e o discurso

Autores

ALEXCINA OLIVEIRA CIRNE VIEIRA DA CUNHA

Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Olinda (FUNESO). Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pesquisa os seguintes temas: virada pragmática, bilinguismo, língua de sinais, Libras, inclusão, gestos e multimodalidade. Tem experiência no trabalho com surdos e Libras. Foi intérprete voluntária de Libras por sete anos. Possui experiência com processos de renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como criação de escolas técnicas de ensino médio.

CLAUDEMIR DOS SANTOS SILVA

Mestrando em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco-(PPGCL-UNICAP). Bolsista CAPES/PROSUP. Especialista em Psicopedagogia Institucional (FAINTVISA, 2011). Graduado em Letras, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas (FAINTVISA, 2009) pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Atuou como Professor- Tutor no Curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Universidade Aberta do Brasil (UFRPE/ UAB 2010-2012), trabalhando nas áreas de Análise e Interpretação de textos, Linguística Geral, Práticas de Leitura e Produção Textual e Fundamentos filosóficos,históricos e sociológicos da Educação.

DAYVESSON DELEON BEZERRA DA SILVA

Mestrando em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco-(PPGCL-UNICAP). Possui graduação em Letras - Inglês pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2011). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Linguística e Análise do Discurso. Atualmente é Professor Técnico lotado na Unidade de Gestão de Rede - GRE Mata Centro Vitória de Santo Antão, atuando também na tutoria do curso de Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE na modalidade EaD.

FERNANDO JOSÉ RIBEIRO SALES

Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004). Doutor em Ciências/Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência nas áreas de processamento de sinais biológicos, processamento de imagens médicas, extração de características, reconhecimento e classificação de padrões. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (2010-2013) vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) na área de processamento de imagens médicas. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculado ao Departamento de Engenharia Biomédica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Pesquisador no Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFPE (NUTES - HC/UFPE), desenvolvendo atividades relacionadas às suas linhas de pesquisa e buscando capacitação em áreas voltadas à: Informática em Saúde, Telessaúde e Saúde Pública.

FRANCISCO MADEIRO

É Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001), atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Suas atividades de pesquisa concentram-se em processamento de sinais de voz e imagem, teoria das comunicações e aplicações de inteligência computacional, áreas em que tem cerca de 200 publicações, na forma de capítulos de livro, artigos em periódicos e trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Desde março de 2012, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É Professor Adjunto da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde atua desde 2002. É Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE), onde atua na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), desde 2006. Tem atuado como revisor de periódicos internacionais, dentre os quais IET Image Processing e Applied Soft Computing. Concluiu a orientação de 19 e a co-orientação de 18 dissertações de mestrado.

ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes e graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora assistente II da Universidade Católica de Pernambuco e professora convidada do curso de especialização em Educação Especial da Faculdade Frassinetti do Recife. A autora desenvolve pesquisas fundamentadas no estruturalismo saussureano e na teoria enunciativa de Émile Benveniste, procurando relacioná-las com os aspectos linguísticos desviantes, com destaque para as áreas aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e ênfase nos temas: autismo e déficit cognitivo.

JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR

Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolveu sua pesquisa de mestrado em Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e Linguística da Enunciação. Possui doutorado também em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição subjetiva; enunciação; interação mãe-bebê; dêixis; indicadores de subjetividade; Benveniste; categoria de pessoa; autismo. Foi revisor dos Referenciais Curriculares da Educação do Estado da Paraíba. Foi professor substituto no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB no período de 2010 a 2013 e lecionou, principalmente, as disciplinas de Semântica, Teorias da Linguística e Estágio Supervisionado no ensino de língua. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

JULIANO BANDEIRA LIMA

Possui graduação em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco. Durante o doutorado, realizou estágio na Carleton University (Ottawa, Canadá). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua experiência concentra-se nas áreas de Teoria das Comunicações e em Matemática Aplicada, em que tem atuado como docente e pesquisador, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Processamento Digital de Sinais, algoritmos rápidos, Criptografia e ferramentas matemáticas em corpos finitos e suas aplicações. É membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEE / UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG / UFRPE).

JUNIOR ANTONIO DA SILVA GOMES

Mestrando em Ciências da Linguagem - Universidade Católica de Pernambuco; graduado em Letras - Inglês - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2007). Atualmente é professor da Escola Municipal Severino Chaves da Silva e secretário da Escola de Referência em Ensino Médio Severino de Andrade Guerra. Tem experiência na área do Ensino Superior, tendo ministrado aulas nas turmas de graduação da CENPI / Faculdades - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação e Letras e nas turmas de Pós-Graduação da Faculdade Anchieta do Recife.

KARL HEINZ EFKEN

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1986). Curso de Filosofia Pura - Philosophisch-Theologische Hochschule St. Georgen/Alemanha (1979). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1983). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu a função de professor gestor do American College of Brasilian Studies. É avaliador do MEC/INEP de Cursos de Graduação em Filosofia. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão giram em torno de temas ligados à filosofia (filosofia política, filosofia da linguagem), ao pensamento de Jürgen Habermas e à educação (formação profissional, avaliação, projetos pedagógicos, inter e transdisciplinaridade), à ética e direito (ética geral, ética do discurso, direitos humanos, justiça, ética na administração, filosofia do direito). Outros temas de interesse especial são: teoria da ação comunicativa e Análise do Discurso.

MÁRCIO AUGUSTO SILVA BUENO

Possui graduação (1996) e mestrado (2005) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco, doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Multimídia (GRVM) do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em liderança de projetos de P&D na área de Ciência da Computação, com ênfase em Visão Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: reconstrução 3D e realidade aumentada.

MARIA DO CARMO GOMES PEREIRA CAVALCANTI

Mestranda em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com área de concentração em Teoria e Análise da Organização Linguística, vinculado à Linha de Pesquisa Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações. Bolsista FACEPE no Mestrado. Participa do Grupo de Estudos de Atendimento à Gagueira Infantil (GEAG-Infantil), coordenado pela Professora/pesquisadora Nadia Azevedo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-2003). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO-2008).

MICHELLE CRISTINA VITORINO DA SILVA

Psicóloga clínica. Graduada pelo Curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco.

MOAB DUARTE ACIOLI

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Especialista em Psiquiatria pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Mestre em Antropologia Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco (1990). Doutor em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atua como Professor Adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco no Curso de Medicina e de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Professor, pesquisador e orientador do Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do Comitê de Ética da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco. Professor, orientador e preceptor da Residência em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco. Apresenta comunicações orais e participa de painéis, mesas redondas em encontros científicos regionais, nacionais e internacionais. Autor de relatórios técnicos, artigos científicos, capítulos de livro e organizador de livros. Vem desenvolvendo pesquisas com alunos de Graduação e Pós-graduação em torno de um campo interdisciplinar envolvendo Antropologia da Saúde, Saúde Pública, Saúde Mental, Psicopatologia e Linguagem.

NADIA PEREIRA DA SILVA GONÇALVES DE AZEVEDO

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2006). Fonoaudióloga pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, Rio de Janeiro, 1978). Especialista em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2000). Professora Adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação (PPG) stricto sensu em Ciências da Linguagem. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006, já tendo avaliado diversos cursos no Brasil. É coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Católica de Pernambuco.

NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO

Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Pernambuco. Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba. Possui o título de Mestre em Letras pelo mesmo Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Literatura e Linguística, com ênfase em Literatura brasileira e portuguesa do século XIX, Linguística saussuriana, Psicanálise lacaniana e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura luso-brasileira do século XIX, interface linguística e psicanálise, movimentos de linguagem, cinema, linguística e psicanálise, sujeito.

NELLY MEDEIROS DE CARVALHO

Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco. Possui curso de graduação em Letras (1957), Mestrado (1982) e Doutorado (1993), todos pela UFPE. Atualmente é membro da comissão editorial da Companhia Editora de Pernambuco. Faz parte da diretoria da Aliança Francesa. Professora da Faculdade Frassinetti do Recife. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação. Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco. Colunista do Jornal do Commercio desde o ano de 1983. Membro do Conselho Científico da Revista Investigações como também da Coleção Linguagens da Editora Prismas (Curitiba). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Publicidade, Cultura, Léxico, Linguagem e Língua Portuguesa.

RA?SSA MARTINS DE ASSIS DO REGO BARROS

Psicóloga clínica. Graduada pelo Curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco.

RENATA BARBOSA VICENTE

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Possui Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo e graduação em Licenciatura Plena em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do grupo de pesquisa Mudança Gramatical do Português Gramaticalização com estudo de itens e construções em evolução gramatical. Também atua no grupo de pesquisa Projeto História do Português Paulista (PHPP): Projeto Caipira. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição e Sociedade (LINCS) na FFLCH/USP.

RENATA FONSECA LIMA DA FONTE

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora assistente III da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação e na Pós-graduação. Pesquisa os seguintes temas: multimodalidade, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Letras e Linguística pela UFPE. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora/pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-graduação e graduação. Membro-colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE) da UFPE. Entre seus interesses de pesquisa, incluem-se as questões relacionadas aos letramentos e multiletramentos, tecnologia digital, escrita digital, práticas pedagógicas aliadas às TDICs.

SÍLVIO SOARES BANDEIRA

Mestre em Ciências da Computação pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco (1994). Doutorando pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco desde 2013. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes e Sistemas Distribuídos. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Católica de Pernambuco.

VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lecionando nos cursos de Graduação e no Programa de Mestrado em História dessa Universidade. Desenvolve estudos relacionados a gêneros textuais, produção de textos, análise crítica de discursos, avaliação, gênero e prática pedagógica. Tem desenvolvido também pesquisas relacionadas à produção de discursos no meio rural, especialmente no contexto do trabalho feminino.

WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI

Graduação em Letras Neolatinas pela Faculdade Frassineti do Recife (FAFIRE) em 1979. Graduação em Pedagogia/Supervisão Escolar pela FAFIRE (1981). Formação e Licenciatura em Psicologia pela FAFIRE (1983). Doutorado em Salud y Familia pela Universidad de Deusto/Espanha (2003). Professora Assistente II da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, surdez, surdocegueira, cegueira, Libras, aquisição da linguagem e comunicação.

WASLON TERLLIZZIE ARAÚJO LOPES

Recebeu o diploma de Engenheiro Eletricista e o título de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba em 1998 e 1999, respectivamente. Recebeu o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande em junho de 2003. É Professor Adjunto 3 do Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Energias Alternativas e Renováveis, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB. Suas atividades de pesquisa concentram-se em quantização vetorial robusta, sistemas de comunicações sem fio, comunicações móveis, teoria das comunicações e processamento digital de imagens e sinais de voz, áreas em que tem mais de uma centena de trabalhos publicados em congressos, revistas e livros, nacionais e internacionais.