Capa do livro: A PRÁTICA DE ENSINO REAL E O ENSINO DA PRÁTICA IDEAL

A PRÁTICA DE ENSINO REAL E O ENSINO DA PRÁTICA IDEAL

Autores: Carlos Fernando Galvão - José Carlos Milléo (Organizadores)

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Sinopse

Este livro foi construído a partir das reflexões propostas e debatidas em um curso de Extensão Universitária destinado à formação continuada de professores de geografia da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, através de convênio entre a SME-RJ, a UFF (Faculdade de Geografia) e a UERJ (Faculdade de Formação de Professores/DGeo).  Nesta condição, os textos que o compõe servem à reflexão do conhecimento geográfico no contexto da prática social e pedagógica dos professores de geografia.  Abordam problemas de ordem teórico-metodológica e epistemológica da geografia (o movimento dos conceitos/conteúdos da geografia), mas também questões pedagógicas (a didática da geografia) e psicológicas (a psicogênese do pensamento através da mediação simbólica da construção de conceitos).

Galvo expõe as mudanças provocadas na forma e no conteúdo do raciocínio das crianças, na passagem dos conceitos cotidianos aos conceitos científicos na prática de ensino. Milléo questiona os indicadores estatísticos presentes nos livros didáticos e seu uso no ensino de geografia no contexto das mudanças metodológicas do conceito de desenvolvimento e de justiça social.  Barbosa explicita a territorialidade da sociedade como um caminho para o (re)conhecimento de territórios de múltiplas identidades e representações socioculturais na metrópole.  Haesbaert distingue e, ao mesmo, tempo associa, os conceitos de território e região, como pressuposto a compreensão da realidade geográfica do presente contexto histórico.  Alentejano expõe a contradição, no cenário agrícola internacional do chamado desenvolvimento desigual e combinado, entre modernização e atraso, inclusão e exclusão, desenvolvimento de certas áreas e expansão da exploração, da desigualdade e da miséria.  Santana Filho debate o objetivo da geografia na escola, a partir da identidade da geografia e de seus conteúdos, mas também da sua função social na escola básica.  Santos, baseando-se no multiculturalismo, considera que ensinar a geografia “em África” é transcender a simples descrição e apontar os focos de convergência/divergência entre as culturas, para obter um quadro real das sociedades.

Esta abrangência de reflexões serve, portanto, a problematização daquelas perguntas permanentes dos professores de geografia - O que e por que ensinar?; Como ensinar e como aprender geografia? – indispensáveis a uma prática pedagógica consciente e crítica.  Este livro e o curso do qual se originou, resultam da articulação da Universidade com a Escola Básica, fundamental ao enfrentamento dos problemas e questões do ensino de geografia.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-017-3
DOI: 10.24824/978858042017.3
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

A PRÁTICA DE ENSINO REAL E O ENSINO DA PRÁTICA IDEAL

Autores

Carlos Fernando Gomes Galvão de Queirós

Professor de Geografia, formado pela UFF, é Coordenador de Geografia da Equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Diretor do Colégio Estadual José Leite Lopes. Especialista em Gestão Escolar pela UFJF, Mestre em Ciência da Informação pelo convênio CNPq/UFRJ e Doutor em Ciências Sociais pela UERJ. É também Presidente da ONG Cidade Viva, que realiza trabalhos voluntários. Coordenou o curso de extensão para professores de Geografia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizado em parceria com a UFF e a UERJ / FFP, entre junho e dezembro de 2007.

 

José Carlos Milléo

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro, SP

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Niterói, RJ

Professor do Departamento de Geografia da UFF Coordenador do Grupo de Estudos de Espaço e População, GEO-DEMO