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EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
aportes e tendências

Autores: Francisco Ari de Andrade

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Sinopse

O título deste livro traduz o sentido da educação, nas últimas décadas. Trata-se de uma multiplicidade de olhares, por via de uma variedade de artigos, lançados como um feixe de luz por um grupo de professores e pesquisadores que encontram na pesquisa educacional um porto favorável às embarcações investigativas, que navegam em mar aberto, nem sempre em calmaria, sob o fluxo e o refluxo das marés pedagógicas e políticas que arrebentam na rotina didática da escola básica.

Eis uma coletânea nascida e movida pelo espírito coletivo, germinada no interior da sala de aula, no afã das discussões na disciplina Educação Brasileira, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará, sob a minha regência.

A intenção da referida publicação é tornar público um conjunto de reflexões, traçado por um grupo inquieto de estudantes e professores-orientadores do referido Programa, que se indignam com os cenários contraditórios da educação nacional, onde os sujeitos escolares dramatizam a peça, no gênero comédia e tragédia, a arrancar lágrimas e sorrisos dos expectadores e das versões políticas que, temerosas do naufrágio do barco educacional, conduzem à escola pública crente na direção do futuro.

As questões expostas aqui estão inseridas no tempo e no espaço. Elas demarcam territórios epistemológicos e metodológicos, mas com fronteiras permeáveis ao diálogo com outros pontos de vistas, que se acham no direito de questionar o que está dito, mas sem antes tomar nota das leituras apresentadas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0404-1
DOI: 10.24824/978854440404.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO BRASILEIRA:<br> aportes e tendências

Autores

ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO

Professor de Filosofia ICA/UFC, Curso de Filosofia. Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFC. Mestre em Filosofia. Membro do LABOR e Líder do Grupo de Pesquisa: Teoria Crítica e Educação.

ADRIANA LEITE LIMAVERDE GOMES

Professora Adjunto III, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Gra­duação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001).

ALINE MENEZES DODÓ

Cursando Mestrado em Educação, linha Avaliação Educacional, eixo Avalia­ção Institucional, na Universidade Federal do Ceará. Bolsista da Fundação Cearen­se de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Especialista em Ginástica Rítmica pela Universidade Norte do Paraná. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará.

ANITA PEDROSA FONTES

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Uni­versidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Integrante do Grupo de Pesquisas em Trabalho, Práxis e Educação (GRUPETPE/UFC).

ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Uni­versidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pes­quisa em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED/URCA).

ANA CARINE DOS SANTOS DE SOUSA PAIVA

Mestranda em Educação Brasileira – Faculdade de Educação/UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Psicomotricidade Relacional.

ANA PAULA AZEVEDO FURTADO

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Gra­duada em Pedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Estadual do Ceará.

ANA PAULA LIMA AZEVEDO

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Aca­raú(2006) e especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará(2010).

ANA THYARA LEAL LEMOS

Mestranda na linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes da Uni­versidade Federal do Ceará. Bolsista Capes Demanda Social.

ANGELINA DO NASCIMENTO SILVA

Pedagoga (UFC), Mestranda em Educação Brasileira (UFC). Integrante do projeto de pesquisa Laboratório de Educação Matemática e Formação do Pedagogo. Bolsista da CAPES.

ANTONIA DE ABREU SOUSA

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasi­leira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação, pela Uni­versidade Federal do Ceará. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

CELECINA DE MARIA VERAS SALES

Professora do Curso de Graduação em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Edu­cação, pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com Pós-Doutorado em Ciências Sociais, pelo Instituto de ciências Sociais da Universidade de Lisboa- PT.

CINTYA KELLY BARROSO OLIVEIRA

Doutoranda em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência docente no ensino de Literatura Brasileira no Instituto de Educação Superior do Brasil, na Faculdade da Aldeia de Carapicuiba e na Universidade Estadual Vale do Acaraú.

ELLEN LACERDA CARVALHO BEZERRA

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduação (Lato Sensu) no Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES

Professora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas – MAPP, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-Doutora e Doutora em Políticas Públi­cas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA

EMÍLIA LIMA DA COSTA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciada em Quí­mica pela Universidade Federal de Campina Grande (2011).

ENÉAS DE ARAÚJO ARRAIS NETO

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Arquiteto, Mestre em Socio­logia, Doutor em Educação. Coordenador do LABOR – Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – FACED/UFC.

FÁTIMA MARIA DE HOLANDA LIMA

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Facul­dade de Educação (FACED). Professora da Rede Pública de Ensino do Município de Fortaleza.Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Ope­rário do IMO/UECE.

FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da FACED/UFC. Doutora em Educação pelo Progra­ma de Pós-Graduação em Educação, da FACED/UFC.Mestre em Filosofia e Gradu­ada em Serviço Social e em Filosofia.

FILIPE XIMENES PARENTE

Doutorando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestrado em Educação,pelo PPGE-FACED-UFC. Possui graduação pela Universidade Esta­dual Vale do Acaraú (2009) e em Arte Educação, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

FRANCISCA MAURILENE DO CARMO

Professora Adjunto III Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutorado e Mestrado em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisas Marxismo e Educação certificado pelo CNPq. Pós­-Doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - supervisão do Profes­sor Dr. José Francisco de Melo Neto. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO/UECE.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE

Professor Adjunto – DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pro­fessor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE (Mestrado e Doutorado).

FRANCISCO JOSÉ ALVES DE ARAGÃO

Mestrando em Educação Brasileira (UFC/ FACED/ PPGEB); Especialista em Direito Público (FADIR/ UFC); Bacharel em Direito (UNICHRISTUS); Bacharel em História (UFC); Bacharel Em Música (UECE). Desenvolve pesquisas transdis­ciplinares com foco em Educação Alimentar e Nutricional e Propriedade Intelectu­al. Atua como advogado previdenciarista e compositor.

FRANCISCO JOSÉ DE LIMA SALES

Professor do Departamento de Estudos Especializados e do Programa de Pós­-Graduação em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do Labora­tório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional da UFC (LABOR).

ISAIAS BATISTA DE LIMA

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Atualmente é professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemá­tica, da Universidade Federal do Ceará. Doutorado e Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

HELENA DE ARAÚJO FRERES

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

JOSEFA JACKLINE RABELO

Pós-Doutora em Ciências Sociais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

JERCIANO PINHEIRO FEIJÓ

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor do Insti­tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Graduado em História e Especialista em Estudos Clássicos (Cultura Greco-Romana), pela Universidade Regional do Cariri - URCA.  

JOÃO LUIS SOARES STUDART GUIMARÃES

É graduado em Música pela Universidade Federal do Ceará e mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente pesquisa so­bre as concepções e ações de educação musical no projeto casa de estudos musicais da UFC

JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO

Professor Associado II, da Universidade Federal do Ceará. Vice-diretor e Coordenador Acadêmico do Instituto UFC Virtual. Coordena o Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Doutorado em MathematicsEducation - UniversityOf Texas At Austin. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem.

JOSÉ ARIMATEA BARROS BEZERRA

Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Gra­duação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná.

JOSÉ GERARDO VASCONCELOS

Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Coordenador da Linha de Pes­quisa História e Memória da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em História e Memória – NHIME.

JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA

Mestrando em educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da FACED-UFC. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNIFOR. Especialização em Avaliação da Educação Pública pela UFFJ-MG É professor de Sociologia da rede pública de Educação Básica do Estado do Ceará. Atualmente exerce a função de diretor da escola.

JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO

Doutoranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestrado em Educa­ção pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga (cargo técnico-administrativo) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Graduada em Pedagogia – FACED-UFC.

JULIANA GIL DA SILVA MACHADO

Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Direito pela Uni­versidade de Fortaleza – UNIFOR e advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/CE. Faz parte do Grupo Alimentação, Gostos e Saberes – AgostoS, vinculado à Faculdade de Educação – FACED/UFC. Pesquisadora nas áreas: Cur­rículo, Educação Alimentar e Nutricional, Direitos Sociais e Direito à Educação.

JÚLIO CESAR PEREIRA DE PAULA

Pós Graduação em Direito do Trabalho e Processual do trabalho(2011). Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza(2009). Pós Graduação em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (2001) Graduação em Licenciatura - Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1996). Professor, Escritor e Radialista.

KAMILA COSTA DE SOUSA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós – Graduação em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Economia Doméstica, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista da Fundação Cea­rense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Uni­versidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

KILVIA SOUZA FERREIRA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Administração. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Cea­rá . Mestre em Direito Público (Ordem Jurídica Constitucional), pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA

É Pedagoga – Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Educação Brasi­leira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

LUCAS ALBERTO ESSILAMO NERUA

Possui graduação (licenciatura) em Sociologia, pela Universidade Eduardo Mondlane (2013). Estagiário e membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade (GPSS) do Departamento de Sociologia da Universidade Eduardo Mondlane.É bol­sista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Mestrando em Sociologia pela UFC. Moçambique-Maputo.

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Pós-Doutorado na École de HautesÉtude­senSciencesSociales.

LUZIA DE QUEIROZ HIPPOLYTO

Professora de Matemática da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará. Atualmente, exercendo função na Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Matemática, pela Universidade Estadual do Ceará.

MARIA BERNADETE ORIÁ DE MELO

Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba. Mestranda no Eixo das Tec­nologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Formação PROUCA (Programa Um computador por Aluno). Tutora de EaD de cursos de graduação vinculada a Universidade Aberta do Brasil (MEC). Membro do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) do Instituto UFC Virtual.

MARIA DAS DORES MENDES SEGUNDO

Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Mestrado Acadêmico Intercampi e Educação e Ensino (MAIE/UECE) e Programa de Pós­-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Educação Brasileira da UFC.Doutora em Educação Brasileira pela UFC (2005). Pós-Doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - supervisão do Prof. Dr. José Francisco de Melo Neto. Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – (IMO/UECE).

MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO

Doutora em Educação pela UFRN - Estágio Na Universidade de Lisboa. Pro­fessora do Curso de Pedagogia e da PPGED da UFRN.Mestre em Educação na Área de Educação do Pré-Escolar.

MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES

Professora Assistente II, da Universidade Estadual de alagoas, Campus V. Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Maceió - AL.

MARIA ZÉLIA PINTO DA SILVA

Licenciada em Química pelo IFCE - Campus de Maracanaú, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Faz parte dos grupos de pesqui­sa LABOR-UFC e Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana.

MIXILENE SALES SANTOS LIMA

Mestranda em Educação, no Eixo de Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROA­TIVA) e da equipe de formação do projeto UCA - Ceará.

NAIARA DE ARAÚJO SOTERO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

NICOLINO TROMPIERI FILHO

Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Educação pela UFC. Possui graduação em Pedagogia pela UFRJ. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, pelo Pro­grama de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-Graduado em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Licenciado em LETRAS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

PAULO MEIRELES BARGUIL

Professor Associado I da UFC, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação, tem se dedicado aos seguintes temas: Educação Matemática, currículo, didática, formação de professores e espaço escolar. Coorde­na o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br).

PEDRO ROGÉRIO

Professor adjunto do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutor em Educação / Linha Currículo / Eixo Educação Musical pela UFC (2011), com experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professo­res, Currículo, Sociologia da Arte e EAD.

SARITA CRISTINA SAITO

É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará e graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFC em parceria com a FUNCAP.

TÂNIA GORAYEB SUCUPIRA

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Pe­dagogia, pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza.

TICIANNA CARDOSO MARQUES ALEXANDRE

Mestre Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Turismo, pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Docente de Instituições de Ensino Superior privada na cidade de Fortaleza.

TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Possui Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

THALITA SOUZA DO NASCIMENTO

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Pedago­gia, pela Universidade Federal do Ceará.

TÁSSIA PINHEIRO DE SOUSA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em En­sino de Química pela UFC e graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Faz parte do grupo de pesquisa LABOR-UFC.

THALITA SOUZA DO NASCIMENTO

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Pedago­gia, pela Universidade Federal do Ceará.

TÁSSIA PINHEIRO DE SOUSA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em En­sino de Química pela UFC e graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Faz parte do grupo de pesquisa LABOR-UFC.