Capa do livro: AMPLITUDE E OLHARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

AMPLITUDE E OLHARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores: Rejane Klein - Miriam Adalgisa Bedim Godoy (Orgs.)

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Sinopse

Os textos que compõem o livro versam sobre a educação de crianças, jovens, adultos e idosos. Desta forma, transita pelas fronteiras das políticas públicas de formação docente, assim como, destaca preocupação das políticas educacionais no que se refere a estimulação precoce de crianças com necessidades especiais e diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.

O atendimento à diversidade educacional e social é contemplado no livro por meio da conceituação do idoso na contemporaneidade; práticas pedagógicas para educandos jovens e adultos em conflitos com a lei; a inclusão de LIBRAS no ensino superior e a educação do campo.

Destaca-se, também, a importância do estágio supervisionado curricular na formação do professor de educação infantil, bem como, a preocupação na formação de professores para o ensino de nove anos e alfabetização na perspectiva do letramento.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0421-8
DOI: 10.24824/978854440421.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

AMPLITUDE E OLHARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

FLAVIANE PELLOSO MOLINA FREITAS

Possui Graduação em Direito (1998) e Graduação em Pedago­gia (2010) pela Universidade Estadual de Londrina- UEL. Especia­lista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2010). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO (2014). Atuou como pro­fessora na rede básica (2010/2011) e como professora colaborada da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Campus Irati, no departamento de Pedagogia (2011/2012). Foi professora­-tutora do curso de pedagogia a distância, oferta especial, da Univer­sidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/UAB (2011/2013) e professora pesquisadora do curso regular de pedagogia a distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO/UAB (2014). Atualmente e professora colaboradora do Colegiado de Pe­dagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

FRANCINE CORDEIRO BOBATO

Graduada em Pedagogia - Magistério para a Educação Básica, com habilitação em Administração, Supervisão e Orientação Educa­cional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2005). Especialista em Psicopedagogia (2010). Atuou como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e como Co­ordenadora Pedagógica da Educação Básica. É Professora Colabo­radora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro­-Oeste - UNICENTRO, campus de Irati/Paraná, é também aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação na mesma instituição.174

MARIA AMELIA INGLES

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1990). Tem experiência como professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de ensino. Possui especializa­ção em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa e Psicopedagogia Institucional. Desenvolveu vários projetos, como: Rádio-escola, Ler é saber, A escola na valorização da vida, Cidadão do Futuro, Justiça na escola, todos desenvolvidos no Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez em Ponta Grossa.

MARISA SCHNECKENBERG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1991), Mestrado em Educação pela Pontifícia Uni­versidade Católica do Paraná (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Professo­ra Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós Gradua­ção em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfa­se em metodologia do ensino, política e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, edu­cação, escola pública, participação e gestão democrática.

ANA FLÁVIA HANSEL

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado (2004) e Douto­rado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professora adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pa­raná, atuando na área da Educação Especial, com ênfase nos seguin­tes temas: educação/estimulação precoce, bebês com necessidades especiais e família.

ELIZIANE MANOSSO STREIECHEN  

Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Santa Amélia Secal/Ponta Grossa/PR (2004); Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2012); Es­pecialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (INSULPAR, 2007); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (forma­da pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná, 2003); Pos­sui Adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992, 2000); Mestre em Educação pela UNICENTRO Irati/Guarapuava (2014); Atuou como professora no Centro de Atendimento Espe­cializado para Surdos (CAES), na cidade de Ivaí/PR durante vinte anos e intérprete de Libras de 2003 a 2012, no Ensino Fundamental e Médio. Faz parte do quadro próprio do magistério na Rede Esta­dual de Educação do Estado do Paraná/Núcleo de Ponta Grossa (em licença); Foi uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ivaí/PR; Diretora e professora da Es­cola Especial de 1998 a 2002; Atualmente é professora da disciplina de Libras da Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati/PR e atua também na Educação a Distância (EaD) pela Uni­versidade Aberta do Brasil (UAB/UNICENTRO); É coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (PIA) da UNICENTRO. Coordenadora do PIBID/Espanhol (UNICENTRO). Coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (CEL) da UNICENTRO. Professora de Cursos de Especialização de instituição privadas (CENSUPEG e ISAM). Possui dois livros publicados: Língua Bra­sileira de Sinais - Libras pela Editora UNICENTRO de Guarapuava/ PR, 2012 e Libras: aprender está em suas mãos pela Editora CRV de Curitiba/PR, 2013.

ANÍZIA COSTA ZYCH

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras União da Vitória Pr (1972), espe­cialização em Especialização Orientação Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa(1978), especia­lização em Especialização Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa(1979), especiali­zação em Curso de Especialização Em Educação Especial pela Pon­tifícia Universidade Católica do Paraná(1984), especialização em Curso de Especialização para Professores de Surdos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos(1965), especialização em Metodo­logia do Ensino pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1990), mestrado em Metodologia e Ensino pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e curso-técnico-profissionalizante em Normal Colegial pela Escola Normal Colegial Professor Rocha Pombo (1968). Atualmente é Professor Titular da Universidade Es­tadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: ENSINO, APRENDIZAGEM, LINGUAGEM, Li­bras, ESCOLA e CIDADANIA.

MARIA RITA KAMINSKI LEDESMA

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Fundação Faculdade de Educação Ciências e Letras de Irati (1984), mestrado em Metodologia de Ensino pela Universida­de Estadual do Centro-Oeste (1998), doutorado pela Unicamp, área de Educação: Políticas de Educação e Sistemas Educativos (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Cen­tro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, atuando princi­palmente nos seguintes temas: gestão educacional, aprendizagem, história, cultura e disciplina.

RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), reva­lidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Geron­tóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós Doutorado em Educação -Universidade de Santiago de Compostela (2011). Coordena o Curso da Universidade Aberta para a Terceira Idade e o Curso da Universidade Continuada para a Terceira Idade na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professo­ra do Mestrado e Doutorado em Educação (na UEPG), na linha de História e Políticas Públicas, com as disciplinas de Educação de Jo­vens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade e Espaços Educativos na sociedade brasileira, Teorias e Educação, Seminários de Tese. Coordena as linhas de Pesquisas intituladas Políticas Pú­blicas e Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos e En­velhecimento, maturidade e velhice. É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the Universi­ty of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Uni­versitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro e Diretora de Pesquisa da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro Titular do Conselho Munici­pal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema educação permanente, envelhecimento, velhice, educação de jovens e adultos e políticas públicas. Possui experiência na área de Educação, atuan­do principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.

SHEILA FABIANA DE QUADROS

Professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro­-Oeste, desde o ano de 2003, atuando atualmente com o curso de Pe­dagogia e Letras. Mestre pela Universidade Estadual de Ponta Gros­sa, pesquisando na linha História e Políticas Educacionais. Pesquiso atualmente as Políticas Educacionais focando a Gestão Escolar e a Educação do Idoso. Atuo junto ao Setor de Alta complexidade denominado acolhimento institucional, atuando com crianças, ado­lescentes e idosos, realizando trabalho articulado com o MINISTÉ­RIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO. Possuo experiência também como professora de cursos de capacitação no SENAC-PR atuando com cursos de formação de professores e gestores educacionais.

JUSSARA ISABEL STOCKMANNS

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Fi­losofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1986), especialista em Tec­nologia da Educação, Psicopedagogia, Educação a Distância, Gestão Pública, Ensino Religioso e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é Professora Colaboradora da UNICENTRO - IRATI, palestrante na área da Educação, Avaliadora do MEC/INEP, coordenadora do Gru­po de Estudos em Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Didática, Ges­tão de Ensino e, Métodos e Técnicas de Ensino. Atuo principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, metodologias de ensino, for­mação permanente, projeto político pedagógico, informática educa­cional, Educação a Distância e Legislação Educacional.

ANGELA MARIA CORSO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor titular da Univer­sidade Estadual do Centro-Oeste.

SOLANGE TOLDO SOARES

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) com bolsa pela CAPES. Especialista em Formação Peda­gógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Ca­tólica do Paraná (2007). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2002-2005) e Curso de Ha­bilitação Profissional de Magistério do Ensino de 2º Grau Regular (1997-2000), atua como docente no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/ Irati.

MARCELO NAPUTANO

Atualmente é Doutorando no programa de Psicologia e So­ciedade da Universidade Estadual Paulista - UNESP onde concluiu também seu Mestrado e Graduação em Psicologia. Possui especia­lização em educação pela Università di Torino - UNITO, em Turim na Itália e graduação em História pela Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Ensi­no, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, migrações, intercultura, psicopedagogia, formação de professores e língua/literatura italiana. Foi psicólogo no setor psicoeducativo em diversos contextos institucionais na região da Emilia-Romagna na Itália de 2003 a 2012 e professor colaborador na Universidade Esta­dual do Centro-Oeste - UNICENTRO em 2013 e 2014.

SANDRA APARECIDA MACHADO POLON

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995) e Mestrado e Doutorado em Educação pela Uni­versidade Tuiuti do Paraná (2002 e 2014). Atualmente é Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNI­CENTRO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fi­losofia da Educação, Gestão escolar, Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, projeto pedagógico, formação de professores, educação infantil e séries iniciais.

PATRÍCIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutoran­da em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre educação do campo, movimentos sociais do cam­po, políticas e práticas pedagógicas nas escolas do campo. Integra o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP), o Grupo de Estudo e Pesqui­sa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (IFC) e o Grupo Movimentos Sociais, Educação do Campo e Práti­cas Pedagógicas (UEPG).

MARTA MARIA SIMIONATO

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1987), Mestrado em Educação pela Univer­sidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Atualmente é professora Adjunta da Univer­sidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação, atuando como pesquisadora e docente nas seguin­tes áreas: alfabetização/letramentos, bi/multilinguismo em contexto de imigração; educação da/na infância, nas questões sobre: imagina­ção, narração, arte e linguagem. Foi bolsista do CNPq (2010/2012).

REJANE KLEIN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Esta­do de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e dou­torado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Cen­tro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em al­fabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, formação de professores, linguagem, sujeito - discurso - analfabeto, discurso, tecnologias, mídia impressa, discurso, formação do pro­fessor, experiências e cultura, discurso, subjetivação.

MIRIAM ADALGISA BEDIM GODOY

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade Es­tadual de Maringá (2003). Atualmente é estatutário e pesquisadora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de aprendizagem, educação especial, obstrução das vias aéreas superiores, respiração oral e problemas de atenção.

SANDRA REGINA GARDACHO PIETROBON

Possui graduação em Letras Português/Inglês e, em Pedago­gia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de Pedagogia do Campus de Irati - Paraná. É líder do grupo de pesquisa "Práxis educativa: saberes e fazeres da/na educação infantil (CNPQ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos se­guintes temas: prática pedagógica, estágio curricular, metodologia de ensino, educação infantil, formação de professores.

SÍLVIA IRIS AFONSO LOPES SEMKIW

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007). Especialização em Gestão Escolar, Educa­ção Especial/ Psicopedagogia, Educação Especial na área da Surdez, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atualmente é professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Rebou­ças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (licenciada atualmen­te), também atua como professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste, atua como professora da UAB (Univer­sidade Aberta do Brasil) e em cursos de especialização, pesquisa principalmente nos seguintes temas: Inclusão Educacional, Educa­ção Especial, Avaliação Psicoeducacional e Ensino/aprendizagem.