Autores: Fábio Lopes Alves - Marco Antonio Batista Carvalho - Adrian Alvarez Estrada (Orgs)
O Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná foi idealizado durante a elaboração do Plano de Carreira do Magistério, em 2004, a partir de acordo entre os gestores da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/ PR) e os representantes do Sindicato dos Professores Estaduais do Paraná. A partir do ano de 2007, deu-se a implantação do Programa, desenvolvido pela SEED, em cooperação com as Universidades Públicas Estaduais e Federais do Paraná e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Esse programa, que tem como objetivo o aperfeiçoamento permanente e a qualificação sistemática do professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, oportunizou uma aproximação do Ensino Superior com a Escola Pública, ou seja, com a Educação Básica do Estado do Paraná. Essa evidente interação, levou os organizadores dessa obra, também partícipes no trabalho com o PDE, a convidarem autores de outras Instituições de Ensino Superior, a contribuírem com a reflexão sobre a importância dessa aproximação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Assim, essa obra, que comporta dezoito capítulos, descreve, de forma crítica, a necessidade e a potencialidade de a teoria discutida no ambiente acadêmico, fundir-se com a experiência advinda dos trabalhos realizados na Escola Pública de forma a corporizar-se em ações que viabilizem o desenvolvimento da Educação Básica. De forma especial, há, na organização desses textos, uma evidente preocupação dos autores em aproximar os discursos realizados na Universidade com o cotidiano da Educação Básica.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0236-8
DOI: 10.24824/978854440236.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADRIAN ALVAREZ ESTRADA
Doutor em Educação pela USP e professor do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação da UNIOESTE.
ANDRÉA CRISTINA MARTELLI
Doutora em Educação pela UNICAMP e professora da UNIOESTE.
ATAIR JOSE BERNARDINO DE JESUS
Graduando em Pedagogia pela UNIOESTE.
CARLA RAMOS DE PAULA
Mestre em Educação pela UNIOESTE.
CRISTINA SATIÊ DE OLIVEIRA PÁTARO
Doutora em Educação pela USP e professora do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da UNESPAR.
EDUARDO PORTANOVA BARROS
Pós-doutor em Sociologia pela Université de Paris V (Sorbonne) e pós-doutorando (PNPD/CAPES) em Ciências Sociais pela UNISINOS.
ELIANE GREICE DAVANÇO NOGUEIRA
Doutora em Educação pela UNICAMP e professora Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação UEMS.
FÁBIO LOPES ALVES
Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS e professor do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE.258
FLÁVIO VILAS-BÔAS TROVÃO
Doutor em História pela USP e professor do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação da UFMT.
FRANK ANTONIO MEZZOMO
Doutor em História pela UFSC e professor do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da UNESPAR.
IVANOR LUIZ GUARNIERI
Doutorando em Letras pela UNESP e professor da UNIR.
IVETE JANICE DE OLIVEIRA BROTTO
Doutora em Educação pela UFPR e professora do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação da UNIOESTE.
JANETE RITTER
Doutoranda em Educação pela UNICAMP e professora da UNIOESTE.
KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO FIGUEIRA
Doutora em Educação pela UFSCAR e professora Programa de Pós- Gradua¬ção (nível mestrado) em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS.
LÉIA TEIXEIRA LACERDA
Doutora em Educação pela USP e Professora dos Programas de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação das Unidades Universitárias de Campo Grande e de Paranaíba da UEMS.
LILIAM FARIA PORTO BORGES
Doutora em Educação pela UFSCAR e professora do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação da UNIOESTE. Desenvolvimento da educação básica: desafios contemporâneos
LUCIANA DE ALMEIDA MOREIRA
Graduada em Pedagogia pela UEMS.
LUIGI BARICHELLO
Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É professor e tradutor.
MARCO ANTONIO BATISTA CARVALHO
Doutor em Letras pela UFBA, professor e coordenador do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE na UNIOESTE.
MARIA LEDA PINTO
Doutora em Letras pela USP e professora dos Programas de Pós-Graduação (nível mestrado) em Letras Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS.
MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI
Pós-doutora em Psicologia pela UNICAMP e professora do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação da UNIOESTE.
MARIA LÚCIA RODRIGUES MÜLLER
Doutora em Educação pela UFRJ e professora do Programa de Pós-Graduação (Nível mestrado e doutorado) em Educação da UFMT.
MARISTELA ABADIA GUIMARÃES
Doutoranda em Educação pela UFMT e professora do IFMT.
NAIR MARIA DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela UEMS e Professora da OMEP/Brasil - Organização Mundial para Educação Pré-Escolar, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
PAULO HUMBERTO PORTO BORGES
Doutor em Educação pela UNICAMP e professor do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado e doutorado) em Letras da UNIOESTE.259 260
ROBERTO NASCIMENTO OGLIARI
Doutor em Educação pela PUC/SP e Coordenador de Articulação Acadêmica do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE.
ROSANE TOEBE ZEN
Mestre em Educação pela UNIOESTE e professora da UNIOESTE.
TÂNIA MARIA RECHIA SCHROEDER
Doutora em Educação pela UNICAMP e professora do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Educação da UNIOESTE.
VLADIMIR MOREIRA
Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP e professor da UEL.