Capa do livro: PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: <br> tradições e tensões

PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
tradições e tensões

Autores: Felipe Ferreira Barros Carneiro - Amarílio Ferreira Neto - Wagner dos Santos

livro impresso
de R$ 65,90 por
livro digital
de R$ 65,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Análises epistemológicas sobre a produção do conhecimento e demarcação científica do campo de Educação Física fizeram-se presentes em artigos, livros, dissertações e teses em nossa recente história. Essa demarcação científica foi um tema que rendeu polêmicas no interior do campo, gerando acalorados debates sobre a organização da comunidade científica e suas práticas de pesquisa. Neste livro, debruçamo-nos sobre os caminhos percorridos pela ciência no campo de Educação Física, em especial aqueles praticados em sua área sociocultural. Tomamos como objeto de análise a produção do conhecimento voltada para a escola. É nesse contexto que o campo aparece como um território de lutas pelo poder, de diferentes representações de ciência e de tradições, muitas vezes inventadas e legitimadas por meio do periodismo científico e das instituições que lhes oferecem chancela. A leitura do livro revela a história das polêmicas e obstáculos, a falta de acordos, as tensões presentes na consolidação do campo e o que está em jogo em suas instituições científicas e agências de fomento, salientando, assim, a complexidade das práticas de controle científico que se reproduzem na área de Educação Física.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0377-8
DOI: 10.24824/978854440377.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: <br> tradições e tensões

Autores

FELIPE FERREIRA BARROS CARNEIRO

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES 2011. É professor no curso de Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade Vila Velha (UVV). É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem ex¬periência em pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Física, avaliação de periódicos, epistemologia e produção do conhecimento.

AMARÍLIO FERREIRA NETO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Fe¬deral de Sergipe (1984), mestrado em Educação Física pela Univer¬sidade Gama Filho (1989) e doutorado em Educação pela Univer¬sidade Metodista de Piracicaba (1999). É docente da Universidade Federal do Espírito Santo desde 27 de dezembro de 1989. Foi chefe do Departamento de Desportos (1992); Diretor do Centro de Edu¬cação Física e Desportos (1992-1996 e 2004-2006), Pró-Reitor de Administração (2006-2014). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo com atuação na gradua¬ção (licenciatura e bacharelado), mestrado e doutorado na área de Educação Física. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da educação física, educação física - periódicos - avaliação, educação física, periódicos - bibliografia, educação física - pesquisa - historiografia e educação física, currículo, cotidiano.

WAGNER DOS SANTOS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria), Coordenador do PIBID/Educação Física da Ufes e Subcoordenador do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogas do Ensino Médio da Rede Estadual do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Estágio Supervisionado, Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, prática de ensino, currículo e avaliação.