Capa do livro: ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT:<br>transversalizando em psicologia, história e educação

ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT:
transversalizando em psicologia, história e educação

Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Vilma Nonato de Brício - Franco Farias da Cruz - Geise do Socorro Lima Gomes - Leandro Passarinho Reis Júnior (Orgs)

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Sinopse

Este livro é uma coletânea, em homenagem ao legado de Michel Foucault, produzido após 30 anos da morte deste filósofo e historiador francês, que teve seus estudos reconhecidos mundialmente com impacto em praticamente todas as áreas do conhecimento. O grupo de estudos Transversalizando, em 2014, resolve realizar esta homenagem, convidando pesquisadores de todas as regiões do país e de inúmeras universidades e programas de pós-graduação em Psicologia e áreas afins com vistas a oferecer ao leitor um conjunto de capítulos críticos e de imensa contribuição para os que apreciam e lançam mão deste legado extremamente relevante para pensar o presente sem que vivemos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0338-9
DOI: 10.24824/978854440338.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 368
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT:<br>transversalizando em psicologia, história e educação

Autores

ADRIANA ELISA DE ALENCAR MACEDO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Mes­tra em Psicologia Clinica e Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Psi­cóloga efetiva na Fundação de Atendimento SOCIOEDUCATIVO DO PARÁ (FASEPA). CONSELHEIRA SECRETÁRIA DO VIII PLENÁRIO, gestão 2013 - 2016 pelo CRP/10, Pará e Amapá. Coordenadora do GT de infância e juventude do CRP10. Conselheira Esta­dual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA).

ALCINDO ANTÔNIO FERLA

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Enfermagem na Univer­sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como pesquisador no Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará, como professor colaborador do Hospi­tal Nossa Senhora da Conceição S/A, como professor e pesquisador colaborador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, como Coordenador Nacional da Associação Brasileira da Rede Unida e como professor e pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural.

AMANDA GABRIELLA BORGES

Graduanda e Psicologia/UFpa. Bolsista do CNPQ de Iniciação Científica. In­tegrante do Transversalizando/CNPQ.

ANA CAROLINA FARIAS FRANCO

Possui graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (bolsista CAPES), com pesquisa sobre Formação em Psicologia e Educação em Di­reitos Humanos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando, inte­grante do Núcleo Pará do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Conselheira da VIII Plenária do Conselho Regional de Psicologia PA/AP.356

ANDRÉ BENASSULY ARRUD

Obteve graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Rea­lizou mestrado na UFPA em Psicologia Social (PPGP), iniciado em 2011 e con­cluído em junho de 2013. Participa do Grupo de Pesquisa Transversalizando. É pesquisador colaborador e educador do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, com ênfase em Serviço Social; Políticas Públicas Sociais; Direitos Humanos; Controle Penal e Violência Letal Juvenil.

ARTHUR SANTOS

Formado em música (UEPA). Psicólogo (UFPA). Mestrando em Psicologia (UFPA). Integrante do grupo de pesquisa Inquiet(Ações). Foi professore de Inglês durante anos e de piano. Formado no curso técnico de Teatro (UFPA).

DAIANE GASPARETTO DA SILVA

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é doutoranda (bolsista CAPES) no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA. Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades, com ênfase em questões relacionadas a pessoas em situa­ção de rua. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (Núcleo Belém). Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.

DIEGO HENRIQUE DA SILVA TRUJILLO

Psicólogo/UFPA. Mestrando em Psicologia/UFPA.

DOLORES GALINDO

Doutora (2006) e mestre (2002) em Psicologia Social pela Universidade Cató­lica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Per­nambuco (UFPE), em 1999. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea e Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (Lab.teCC). Foi Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2012-2013), sendo atual Secretária (2014-2015), Membro da Rede Centro-Oeste de Arte, Cultura e Tecnologias Con­temporâneas - CO3 e da equipe coordenadora da Red Latinoamericana de posgra­dos en estudios sobre la cultura - ReLaPec ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT: transversalizando em psicologia, história e educação

ELLEN AGUIAR DA SILVA

Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado do Pará -UEPA, Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia -PPGP/UFPA. Atualmente discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/ICED-UFPA.2014 e Especialista em Educação Classe III pela Secretaria Executiva de Educação.

ERNANI CHAVES

É graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (1978), Mes­tre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). É Professor Associado IV da Faculdade de Filosofia e foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filo­sofia da Universidade Federal do Pará de 2011 a 2014. É também Professor Perma­nente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos na UFPA. Neste último, é Coordenador Associado do PROCAD-Novas Fronteiras, realizado em conjunto com a UFS e a UFRJ. Durante o Doutorado realizou estudos e pesquisas na Faculdade de Teolo­gia Evangélica (1989-1991) e na Universidade Técnica (1992), ambas em Berlim, Alemanha. Realizou estágio de Pós-Doutorado em 1998, também na Universidade Técnica de Berlim e em 2003 na Bauhaus-Universität, de Weimar, na Alemanha. Em janeiro e fevereiro de 2013 foi Pesquisador Visitante na Universidade Técnica de Berlim. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Alemã, em especial Nietzsche e a Escola de Frankfurt. Além disso, também realiza estudos sobre o pensamento de Michel Foucault e no âmbito da Filosofia da Psicanálise. É Membro da Nietzsche-Gesellschaft (Naumburg/Alemanha) desde 1990, do GT Nietzsche da ANPOF e é um dos Editores da revista Estudos Nietzsche. Foi Mem­bro do Comitê Assessor de Filosofia/Teologia do CNPQ entre julho de 2011 e junho de 2014, tendo sido o Coordenador do referido Comitê no período de novembro de 2013 a junho de 2014.

ESTHER MARIA DE MAGALHÃES ARANTES

Normalista, pelo Instituto de Educação de Goiás (1967); Bacharel em Psico­logia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971); Formação de Psicólogos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), Mestrado em Educação, pela Boston University (1976); Doutorado em Educação, pela Boston University (1981) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Uni­versidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenou a ABRAPSO-Regional Rio e a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em 357 358 Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, no período 2008/2010 e con­selheira do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, no período 2009/2010. É membro colaborador da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, membro do Grupo de Trabalho sobre crianças e adolescentes do Conselho Federal de Psicologia e membro do Co­mitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura no ano de 2012. Conselheira do CONANDA, pelo biênio 2013-2014, representando o CFP.

FABIANA SILVA

Graduanda de Psicologia/UFPA. Bolsista de iniciação científica/CNPQ. Foi bolsista de extensão/PROEX-UFPA. Integrante do Transversalizando/CNPQ.

FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2011) e graduação em Gestão de Órgãos Públicos pela Universidade da Amazônia (2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e possui título de mestre em Psicologia pela UFPA.

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS

Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia/ UNESP (1999), Mestrado em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003) e Doutorado em História Cultural/UNESP (2007). Foi bolsista FAPESP no Doutorado. Profes­sora na graduação e na Prog. de Pós-grad. Psicologia/UFPA. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Social, Institucional, Educacional e Comunitária. Inte­grante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010- 2011). Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2. Integrante do GT da ANPEPP Subjetividade, conhecimento e práticas sociais, desde 2009. Associada às entidades: ABRAPSO, ABRAPEE e ABEP.

FLÁVIO VALENTIM DE OLIVEIRA

Filósofo. Mestre em Filosofia Unicamp/SP e Doutorando em Educação/UFPA. Prof. de filosofia UNAMA e SEDUC/Pa. Autor do livro Arte, Teologia e Morte: filosofia e literatura em F. Kafka e W.Benjamin (APPRIS/Curitiba).

FRANCO FARIAS DA CRUZ

É graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009), Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (2012), doutorando ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT: transversalizando em psicologia, história e educação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (ingresso-2015). É professor do curso de Psicologia da Escola Superior da Amazônia. Compõe o grupo de pesquisa e extensão Transversalizando, coordenado pela professora Dr. Flávia Lemos. Com­põe Grupo de Trabalho: Psicologia, Educação e Formação – do Conselho Regional de Psicologia 10° Região. Linha de Pesquisa: Psicologia Crítica e Social, Estudos foucaultianos, Educação Inclusiva e Direitos Humanos.

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES

Possui graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007), graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008) e mestrado em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psico­logia da Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente está cursando doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará. É conselheira do Conselho Re­gional de Psicologia 10ª Região PA/AP (Gestão 2013-1016). Integra o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e o Grupo de pesquisa Transversalizan­do no ensino, na pesquisa e na extensão.

GENYLTON ODILOM RÊGO DA ROCHA

Geógrafo. Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação. Prof. no ICED/ UFPA. Coordenador do Includere: grupo de estudos e pesquisas na UFPA, cadastrado no CNPQ. Orienta na graduação e pós-graduação da UFPA, em Educação, na Linha Currículo, epistemologia e história. Coordena projeto de extensão PROEXT/MEC.

GIANE SILVA SANTOS SOUZA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia/UNAMA (2008). Graduação em Administração pela União das Escolas Superiores do Pará/ UNESPA (1990) .Especialização Lato Sensu em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade da Amazônia/UNAMA (2011).Mestre em Psicologia Clinica e So­cial pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará/UFPA (2014).Conselheira tesoureira do VIII plenário, gestão 2013 - 2016 pelo CRP/10, Pará e Amapá. Membro do GT nacional de Psicologia do Esporte do CFP e do GT nacional de tesoureiros do CFP. Docente da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ).

GISLEI DOMINGAS ROMANZINI LAZZAROTTO

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação pela Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS. Tutora do 359 360 PET - Programa de Educação Tutorial do Curso de Psicologia da UFRGS. Coor­denadora do Grupo de extensão Estação Psi com ações em análise institucional e formação em psicologia no contexto de políticas públicas juvenis, educação e saúde coletiva; desenvolvendo atividades com as Faculdades de Educação e Di­reito no Núcleo de Extensão e Pesquisa do Programa Interdepartamental de Prá­ticas com Adolescentes em Conflito com a Lei(PIPA). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição - LELIC-UFRGS.

GLAYBE ANTONIO SOUSA PIMENTEL

Pedagogo formado pela Universidade Federal do Pará - UFPA (Campus Uni­versitário do Baixo Tocantins), Especialista em História e Filosofia da Educação, nesta mesma instituição, Especialista em Pedagogia Escolar – área de concentração: Administração Escolar pela Faculdade Teológica HOKEMÃH - FATEH e Mestre em Educação pelo Instituto de Ciência em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA.

HELIANA DE BARROS CONDE RODRIGUES

Professora associada do Departamento de Psicologia Social e Institucional, Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Edito­ra da revista eletrônica Mnemosine. Pesquisadora do CNPq e da FAPERJ.

HÉLIO REBELLO CARDOSO JÚNIOR

Atuando na área de Filosofia desde 1989, mestrado em Filosofia pela Univer­sidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Em 1999, defendeu tese de livre-docência para as­censão à função de Prof. Associado da Universidade Estadual de Londrina. Em 2006, com nova tese de livre-docência, concursou-se para o cargo de Prof. Adjunto como professor de Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu três pós-doutorados, um deles com o prêmio 2008-2009 Fulbright Scholar Program Advanced Research and University Lecturing Awards; o mais re­cente junto a Universidade de Paris. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: multiplicidades, continuidade e teoria das coleções e multidões. É coordenador do Grupo de Pesqui­sas no DGP.

JEAN-FRANÇOIS DELUCHEY

Doutor em Ciências Políticas / Políticas Públicas pela Univ. da Sorbonne Nou­velle (Paris 3). Coordenador dos grupos de pesquisa CNPq: LADIS (Laboratório de Análise das Políticas Públicas de Segurança e Direitos Humanos) e CESIP (Centro de Estudos sobre Intervenção Penal). Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atividades de ensino na Faculdade de Serviço Social (FASS/ ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT: transversalizando em psicologia, história e educação ICSA) e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD-ICJ). Conselheiro Con­sular da República Francesa (eleito na circunscrição de Brasília-Recife-Paramaribo, 2014-2020) Foi Consultor do Governo do Estado do Pará (Brasil), com a função de coordenar a Câmara da Política Setorial de Defesa Social entre 2007 e 2009. Foi também coordenador do Diagnóstico da Segurança Pública no Estado do Pará, pri­meira pesquisa de vitimização realizada no Estado do Pará em 2005.

JORGE MORAES COSTA

Psicólogo/UFPA. Especialista em Psicologia/UFPA. Mestre em Psicologia/ UFPA. Prof. de psicologia escolar/UFPA. Foi Chefe do departamento de psicologia social e escolar. Foi conselheiro no CFP. Participou da Comissão de Direitos Hu­manos do CRP10.

JOSÉ ARAÚJO DE BRITO NETO

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (2005). Especialização em Direito Publico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psico­logia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e profissional liberal - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará.

KLÉBER PRADO FILHO

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Ge­rais (1977) com mestrado em Administração pela Universidade Federal de San­ta Catarina (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998), além de pós-doutorado em História pela Unicamp. É professor do depar­tamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na graduação e como professor colaborador na pós-graduação nas áreas de Ética, Pesquisa, Epistemologia, História, teorias e sistemas em Psicologia, envolven­do temas relativos a subjetividade, relações com a verdade, relações de poder e governamentalidade. Desenvolve pesquisas a partir da abordagem de Michel Foucault. Autor de uma trilogia a respeito de Foucault e atualmente trabalha em um projeto de pesquisa relativo a uma arqueologia das Ciências Humanas a partir desta perspectiva.

LAURA SOARES MARTINS NOGUEIRA

Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Gra­duação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPa) (2011). Realizou Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pú­blica/Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) (1998). Participa do Progra­ma de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da FUNDACENTRO e dos 361 362 seguintes grupos de pesquisa: Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fun­damental / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas / Universidade Federal do Pará e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária na Amazônia / Universidade Federal do Pará.

LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR

Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mes­tre em EDUCAÇÃO pela UEPA. MBA em Educação Especial pela Universidade de Barcelona/Espanha. Especialista em EDUCAÇÃO AMBIENTAL pelo NUMA/ UFPA. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia (1998), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará (1999), gradua­ção em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2001) e Graduação em CIÊN­CIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Educação/UFPA.

LEILA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS ALMEIDA

Doutoranda em Educação e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização Lato Sensu em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva (2011), graduação em Pedagogia pela Uni­versidade da Amazônia (2003) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é Técnica em Educação da Secretaria de Estado de Edu­cação do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, bem como em Coordenação Pedagógica.

LÍLIA FERREIRA LOBO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janei­ro (1960), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), especialização em Teoria e Prática dos Testes de Apercepção Temática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1965), mestrado em Psicolo­gia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universi­dade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor adjunto da Uni­versidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: genealogia, Minorias, deficiências.

MARCELO DE ALMEIDA FERRERI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1992), mes­trado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Psicologia Social pela Univer­sidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado do ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT: transversalizando em psicologia, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO Departamento de Psicologia e professor permanente do Núcleo de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, práticas psicológicas, assistência infanto-juvenil, direitos da infância e juventude.

MARCOS ALEXANDRE GOMES NALLI

Possui Graduação em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga (1991), Mes­trado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003), e Pós-Doutorado no Centre de Recherche Historique École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris França, com o apoio financeiro da Capes (processo 0606/07-3), na área de Epistemologia, com um projeto sobre as demarcações epistemológicas das nanotecnologias. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, e docente do Mestrado em Filosofia da UEL. Desenvolveu pesquisas apoiadas financeiramente sobre Nano­tecnologia [CNPq, processo400778/04, entre 2004 e 2006] e sobre Foucault [Fun­dação Araucária, do Paraná,Chamada Pública 06/2003, protocolo 5254, anos 2005- 2007; Chamada Pública 02/2006, protocolo 9536, anos 2007-2011; e CNPq, processo 400544/2011-3, desde 2011]. Publicou um livro [Foucault e a Fenomenologia. (ISBN 85-15-03395-X). São Paulo: Loyola, 2006], organizou um livro [Michel Foucault em múltiplas perspectivas (ISBN 978-85-7216-638-622), Londrina: EDUEL, com apoio financeiro da Fundação Araucária], e vários artigos em periódicos especializados e capítulos de livro.

MARIA LÍVIA DO NASCIMENTO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mes­trado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicolo­gia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produ­tividade em Pesquisa CNPq.

MARIA LÚCIA CHAVES LIMA

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Pro­fessora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora com experiência nas áreas de Psicologia Social e Educação, atuando principalmente nos seguintes te­mas: diversidade sexual, relações de gênero, processos de medicalização da vida e modos de subjetivação. Coordena o grupo InquietAções: arte, saúde e educação. É integrante do Núcleo de Práticas Discursivas e Produção de Sentidos da PUC-SP, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. 363 364

PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CÔRREA

Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Espe­cialista em Educação e Problemas Regionais na mesma instituição; Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia com especialidade em Ciência Penal (Po­líticas de Segurança Pública); Criminologia; Medicina Legal; Direitos e Garantias Constitucionais; Direito Eleitoral; Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Educação (Currí­culo) no mesmo espaço institucional.

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO

Possui Graduação em Psicologia (UFF), Especialização em Psicologia Jurí­dica (UERJ), Mestrado e Doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, exercendo as funções de Diretor Ad­junto de Extensão do Instituto de Psicologia e Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Psicologia. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Atuou como conselheiro efetivo do Conselho Nacional de Segurança Pública e do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Ministério da Justiça, bem como coordenou a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Foi professor visitante da Universidad de la Republica, pelo convênio CAPES-UdelaR.

RENATA SABRINA MACIEL LOBATO LOUZADA

Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (PA/2010). Atualmente trabalha como Psicóloga concursada da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA), participando dos programas Saúde da Pessoa Idosa e Saúde Mental, além dos atendimentos clínicos ambulatoriais e de orientação psicológica pré-natal. Participa do grupo de Estudos Saúde na Amazônia.

ROBERT DAMACENO RODRIGUES

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos Transversalizando, do Fórum sobre Medicalização da Edu­cação e da Sociedade - Núcleo Pará, do Núcleo de Assessoria Jurídica Univer­sitária Popular Aldeia Kayapó - NAJUPAK, do GT de Infância e Adolescência do Conselho Regional de Psicologia - PA/AP e Levante Popular da Juventude. Anteriormente, bolsista de Iniciação PIBIC/CAPES (2013-2014) e atualmente bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e Voluntário em Projeto de Pesqui­sa CNPq. ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT: transversalizando em psicologia, história e educação.

ROBERTO DUARTE SANTANA NASCIMENTO

Graduado em Psicologia Licenciatura e Bacharelado (2003) e Formação de Psicólogo (2004) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - campus de Assis). É Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNI­CAMP), tendo desenvolvido parte de seus estudos junto à École Normale Supérieu­re de Lyon (ENS de Lyon), na cidade de Lyon, França. Nestes centros de pesquisa, desenvolveu tese acerca da Teoria dos signos no pensamento de Gilles Deleuze. Entre 2012 e 2013 licenciou-se em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Atualmente, FAZ PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAU­LISTA, CONTANDO COM APOIO da FAPESP. Além das pesquisas e escritos na área da Filosofia, outras produções científicas suas ligam-se à área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Inconsciente, Deleuze, Guattari e clínica. É membro do grupo de pesquisa, certificado no CNPq, Deleuze/Guattari e Foucault: elos e ressonâncias.

SAMUEL IAUANY MARTINS SILVA

Aluno do curso de graduação em Psicologia, FCL/UNESP-Assis. Bolsista de Iniciação Científica/FAPESP.

SANDRA KARINA BARBOSA MENDES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000), Especialis­ta em Educação, Cultura e Organização Social (UFPA, 2004), Mestre em Educação, (UFPA, 2005/2006) e doutoranda em Educação pela UFPA (2012). Tem experiência técnica e como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente ministra aulas na pós-graduação latu-senso e na graduação em Pedagogia (UFPA) no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Atua na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Currículo, Cultura, Formação de Professores.

SÉRGIO BANDEIRA NASCIMENTO

Graduado em História (UFPA). Mestre em educação (PPGED/UFPA) e dou­torando em educação na linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História (PPGED/UFPA).

SÍLVIA NOGUEIRA CHAVES

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1986), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1989) Mestre (1993) e Doutora (2000) em Edu­cação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre “Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências” do 365 366 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Univer­sidade Federal do Pará, no qual é docente. Desenvolve pesquisas na perspectiva Narrativa e (Auto)biográfica, com base nas quais tem publicado artigos, livros e capítulos de livros. Organizou os livros “Memórias de Formação e Docências: Histórias e Trajetórias de (trans)formação e “Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica”, resultante do Projeto “Memórias de For­mação e Docências” financiado pelo PNOPG/CNPq. É associada à Libera Univer­sità dell Autobiografia di Anghiari - IT. Desenvolveu Estágio Sênior na Università degli Studi di Milano Bicocca, na Facoltà di Scienze della Formazione.

SILVIO JOSÉ BENELLI

Professor assistente doutor junto ao Depto. de Psicologia Clínica e no Progra­ma de Pós-Graduação em Psicologia da FCL/Unesp, Assis, SP, linha de pesquisa Atenção Psicossocial e Políticas Públicas. Doutor em Psicologia Social pelo IP/ USP, SP (2007), pós-doutorado pela FCL/Unesp, Assis, SP (2008-2010). Mestre em Psicologia e Sociedade pela FCL/Unesp, Assis, SP (2003). Graduado em Psicologia pela FCL/Unesp, Assis, SP (2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1990). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na docência (Psicologia Social e Psicologia Clínica) e na produção de pes­quisas a partir da Análise Institucional abordando os seguintes temas: psicanálise do campo de Freud e Lacan, produção de subjetividade contemporânea, análise de instituições totais e disciplinares, internato, seminário católico e formação do clero, políticas públicas para crianças e adolescentes, políticas públicas sociais, conselhos municipais e entidades socioeducativas da área de Assistência Social. Membro do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Saúde Coletiva - CNPq, Linha de Pesquisa Sub­jetividade, Psicanálise e Saúde Coletiva.

TANIA MARA GALLI FONSECA

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2004). Atual­mente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e de Informática na Educação, dirige a Coleção Cartografias editada pelas editoras UFRGS e Sulina. Foi presidente da Sociedade de Psicologia do RGS e possui larga experiência em Psicologia, com ênfase em Estudos da Subjetividade e do Trabalho. Atua a partir dos referenciais da filosofia da diferença nos temas tempo e subjetivi­dade, corpo-arte-clínica, trabalho e tecnologias com ênfase nos processos de resis­tência e criação. ESTUDOS COM MICHEL FOUCAULT: transversalizando em psicologia, história e educação.

TIAGO CASSOLI

É professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - UFG/Jataí. Realizou graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002), Mestrado em Psicologia/ Área: Estudos da Subjetividade/ linha de pesquisa Subjetividade, Política e Exclusão Social pela Universidade Fe­deral Fluminense - UFF (2006) e Doutorado em Psicologia/Área: Psicologia e So­ciedade / linha de pesquisa: Processos Psicossociais e de Subjetivação na contem­poraneidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). No período de 08/2008 até 10/2013 foi docente de Ensino Superior nas Faculdades Integradas de Ourinhos/SP onde ministrou aulas nos cursos de Psicolo­gia e no de Educação Artística: Artes Plásticas e Farmácia. É sócio-fundador (2001) e integrante do Circuito de Interação de Redes Sociais - CIRCUS onde atuou de 2001 à 2011 em produção, gestão e coordenação de projetos sócio culturais. Atua nas áreas de Psicologia Social e Institucional, Filosofia e Artes do Circo a partir de projetos e grupos de estudo.

TIAGO VIOTTO DA SILVA

Possui graduação (2010) e mestrado (2014) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Membro do grupo de estudos “Deleuze/ Guatarri e Foucault, elos e ressonâncias”, certificado pela Cnpq desde 2004, sob a coordenação do Prof. Dr. Hélio Rebello Cardoso Júnior. Tem experiência na área de História e Filosofia com ênfase em Teoria e Filosofia da História e História da Historiografia.

VILMA NONATO DE BRÍCIO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Especia­lista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Fe­deral do Pará (2006) e Mestra em Educação (Currículo e Formação de Professores) pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutoranda em Educação pelo Progra­ma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (Campus de Abaetetuba), atuando no ensino e na pesquisa na Faculdade de Educação e Ciências Sociais e na Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Universitário de Abaetetuba - UFPA. 367