Capa do livro: EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIAS

EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIAS

Autores: Erineu Foerste - Valdete Côco - Gerda Margit Schütz-Foerste - Bernd Fichtner - Imbke Behnken (Orgs.)

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Sinopse

A publicação do livro Educação do Campo e Infâncias coloca-se na esteira das discussões contemporâneas de pesquisa acerca da visibilidade e invisibilidade das infâncias, das culturas e dos espaços sociais em que estas se produzem. Neste sentido, a obra  lança luzes sobre questões relacionadas à educação da criança pequena em realidades campesinas diversas. Os artigos são escritos por pesquisadores que investigam o protagonismo da criança. Esses procuram, com base em diferentes teóricos e principalmente com a interlocução qualificada com as crianças, registrar os contextos e lutas de meninos e meninas como sujeitos culturais e produtores de história. A obra  é baseada nos pressupostos do materialismos  histórico-dialético.  Busca analisar e expor, na perspectiva das crianças, sua relação com o modo produtivo rural. Apresenta as mazelas de ocultamento e negação  pelas  quais as  crianças e adultos  do campo permanecem invisibilizados. Particularmente,  propõe exercício de  lançar luzes sobre as diferentes realidade que constituem as crianças do campo. Os estudos apresentados  partem da reflexão com o contexto campesino em que vivem as crianças. Contextos  nos quais crianças, juntamente com os adultos (pais e professores) e com movimentos sociais organizados produzem transformações sociais e lutam por terra, comida, educação e cultura.  Com as crianças, os pesquisadores exercitam a abordagem na contramão  do discurso prescritivo e tutelar, mas com o cuidado de compreender as infâncias do campo a partir da heterogeneidade que as geram (quilombolas, indígenas, pomeranas, Sem-terrinhas, camponesas).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0314-3
DOI: 10.24824/978854440314.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 336
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIAS

Autores

VALDETE CÔCO

Possui graduação em Pedagogia  pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo   (2000) e  doutorado   em  Educação pela  Universidade    Federal Fluminense (2006). Atualmente é  professora no Centro de Educação da Universidade  Federal do  Espírito  Santo.  Tem  experiência na área    de  Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagem e Educação Infantil.

GERDA MARGIT SCHÜTZ FOERSTE

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior Em Novo Hamburgo (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Siegen-Alemanha. Atualmente é professora assistente IV da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Doutorado em Educação e compõe a Linha de Pesquisa Educação e Linguagens. É professora nos Cursos e Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia desta universidade. É lider do grupo de pesquisa Imagens, Tecnologia, Infâncias e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: arte-educação, leitura de imagens, educação do campo, formação de professores, culturas e infâncias.

ERINEU FOERSTE

Graduou-se na Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985). Pós-graduou-se no mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e é membro do cologiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFES. 

LAURA MARIA BASSANI MURI PAIXÃO

Possui graduação em Licenciatura Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990); e Pós-Graduação Lato Sensu no Curso Planejamento Educacional , pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ. (1999) Atualmente é professora PEB II da Prefeitura Municipal de Vitória, na EMEF-EV-UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Leitura e Escrita e áreas comuns (Desde 1991) Já atuou como professora de Língua Portuguesa em séries finais do Ensino Fundamental, também na Unidade de Ensino supra citada; no Ensino Médio e como Assessora Pedagógica no Colégio Nacional Jardim da Penha, Vitória - ES e na Secretaria Municipal de Educação em Vitória - ES. Além disso está cursando Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Professores. É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo.

JANDIRA MARQUARDT DETTMANN

Possui graduação em Normal Superior pela Faculdade da Região Serrana (2004) e graduação em Pedagogia pela Faculdade da Região Serrana (2008). Especialização em Infância e Educação Inclusiva e Educação do Campo pela UFES. É professora efetiva nas séries iniciais da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá e professora do curso de Pedagogia da Faculdade da Região Serrana. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores na Universidade Federal do Espírito Santo.

SILVANA VENTORIM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro de Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Atualmente é vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e vice-diretora da Seção Espírito Santo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

ANDREA BRANDÃO LOCATELLI

Graduação em Educação Física (1993), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA/UFES e Coordenadora do Desporto Escolar na Prefeitura Municipal de Vitória. 

KEZIA RODRIGUES NUNES

Licenciada em Educação Física (2003), especialista em Educação Física para Educação Básica (2005), mestre em Educação Física (2007) e doutora em Educação (2012) pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua como professora nos cursos de licenciatura em Educação Física e em Pedagogia, no Departamento de Linguagem, Cultura e Educação do Centro de Educação. Tem experiência na Educação Básica, no Ensino Superior, na Formação Continuada de Professores/as e em pesquisa com os seguintes temas: Educação Infantil, Educação Física escolar, Currículo, Cotidiano e Estágio Supervisionado. É membro do PROTEORIA e do NUPEC3.

ANDRE DA SILVA MELLO

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado e mestrado/doutorado. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria (UFES), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Práticas pedagógicas da Educação Física com os cotidianos escolares; Educação Física e infâncias; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física e cultura popular. Coordenador do Pibid/Ufes/Educação Física.

ADRIANA VIEIRA GUEDES HARTUWIG

Pedagoga da rede estadual do Espírito Santo e professora da rede municipal de ensino do município de Santa Maria de Jetibá e da Faculdade da Região Serrana - FARESE. Trabalha com disciplinas ligadas à organização e desenvolvimento do currículo escolar da Educação Básica. É mestre em Educação pela UFES e desenvolve pesquisa sobre a Educação e Cultura Pomerana no ES. Publica trabalhos relacionados aos temas: Educação do Campo, Educação Infantil, Formação de professores, Cultura.

SINTIA BAUSEN KÜSTER

Mestranda do Programa de Pós -Graduação em Educação na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui especialização em Educação do Campo: - UFES (2010), graduação em Pedagogia (2007) e Licenciatura Plena em Educação Física (2004) . É professora da Educação Básica, na rede municipal de Santa Maria de Jetibá . Coordenou durante oito anos o Programa de Educação Escolar Pomerana - Proepo, que tem como objetivo valorizar e fortalecer a língua oral e escrita nas escolas. 

KALLINE PEREIRA AROEIRA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Mestrado em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora do Centro de Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, e membro do GEPEFE-Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando diretamente nos seguintes temas: didática, estágio supervisionado, escola e educação, metodologia científica. 

DIVINA LEILA SÔARES ALENCAR

Possui graduação em pedagogia pela Faculdade Castelo Branco(1987), especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1996), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira(1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2013), curso-tecnico-profissionalizantepela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Araribóia(1983), curso-tecnico-profissionalizantepelo Assosiação de Melhoramentos de Pancas(1983), aperfeicoamento em Pronasec Rural pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura/ES(1984), aperfeicoamento em Seminário/Ensino Médio pelo Ministério da Educação(2003), aperfeicoamento em EMPRETEC pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo(2006), aperfeicoamento em Ensino Básico de Cooperativistmo á distancia pelo Confederação Brasileira das Cooperativas de Créito(1999), aperfeicoamento em PRACTITIONER pelo Instituto de Desenvolvimento pessoal(2009) e aperfeicoamento em Formação e Certificação Coaching pelo Instituto de Desenvolvimento pessoal(2010). Atualmente é Pedagogo-Supervisão Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação.

RENATA ROCHA GROLA LOVATTI

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Camilo FAFI - ES, Pós-Graduada pela FAESA em Gestão Educacional. Realiza Pesquisas na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores da Educação Infantil e trabalho docente na Educação Infantil em área rural. Atuou como Gerente Geral de Politicas Pedagógicas da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itapemirim-ES e é membro do Colegiado do Fórum Estadual de Educação Infantil ES (FOPEIES) desde março/2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Gestão Pública. 

OLINDINA SERAFIM NASCIMENTO

Graduada em PEDAGOGIA pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" (2002). Pós- Graduação em Gestão, orientação e supervisão escolar /2004 Pós-Graduação em Alfabetização e lingüística / 2008 Coordenadora do Setor de Relações Étnico Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus-ES / 2004 a 2008. Mestre em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo -UFES Tutora da Especialização de Educação do Campo Assessora na equipe UFES do programa Pro jovem Campo Saberes da Terra Capixaba. Coordenadora do GT de educação da comissão quilombola do Sapê do Norte Titular do Fórum Estadual de Cultura Afro Brasileira. Coordenadora Estadual das Comunidades Tradicionais do Espírito Santo.

DENISE RANGEL MIRANDA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Grande Rio (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2009) e ingressou como doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - PROPED (2012). Atualmente atua como professora em turma de Educação Infantil rural e como coordenadora pedagógica, ambos em escolas do município de Juiz de Fora. Possui interesse nas seguintes temáticas: educação infantil rural, ensino a distância, formação de professores. 

LIGIA MARIA MOTTA LIMA LEÃO DE AQUINO

É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1986). Professora adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de PROCIÊNCIA/UERJ (2012/2015), Jovem Cientista de Nosso Estado/FAPERJ (2012-2015) e vice-coordenadora do PROPEd (2012-2015). Atua na coordenação do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão/UERJ(NEI:P&E) e integra a equipe do Ateliê de Infância e Filosofia/UERJ (ATIF). Membro do Comitê Científico, pelo GT7, da ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, políticas públicas e formação de professores.

ARLETE M. PINHEIRO SCHUBERT

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Pesquisadora nas linhas de estudo Cultura, Currículo e Formação de Educadores, integra o grupo de estudo Culturas, Parcerias e Educação do Campo - UFES. Possui graduação em História, especializações em Filosofia da Religião (UFES) e Educação, Diversidade e Cultura dos Povos Indígenas (Faculdades EST- São Leopoldo/RS). Atua como pesquisadora com ênfase em antropologia e educação.  

MARLI VIEIRA GOMES

É  graduada em Pedagogia. Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena na Aldeia de Irajá, na Terra Indígena Tupinikim, município de Aracruz, ES.

LÍGIA MOYSÉS NASCIMENTO

Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação de Assistência e Educação, FAESA (2003). Fotógrafa e videomaker. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisa com ênfase em Antropologia e Educação Indígena.

ANDRÉA SOUZA DA CUNHA

Possui pós-graduação em Educação do Campo- Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena de Caieiras Velhas, na Terra Indígena Tupinikim, município de Aracruz, ES.

LUCIANA PEREIRA DE LIMA

Graduada em Psicologia - Habilitação Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo - pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Mestre pela Universidade de São Paulo (2008). Doutora pela Universidade de São Paulo (2012). Membro do Centro de Investigações sobre o Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI-Universidade de São Paulo). Atua nas seguintes áreas: Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. 

ANA PAULA SOARES DA SILVA

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio no doutorado na Katholieke Universiteit Nijmegen (Holanda). É Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Coordena o grupo de pesquisa e extensão Subjetividade, Educação e Infância nos Territórios Rurais e da Reforma Agrária, vinculado ao Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (SEITERRA/CINDEDI/FFCLRP-USP). É membro do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (LAPSI-IPUSP). Coordenou o Grupo de Trabalho Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo, instituído pela COEDI/SEB/MEC. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - ABPD. Atua com os seguintes temas: educação infantil rural e urbana; formação de professora/es e educadora/es infantis; práticas educativas em movimentos sociais ligados à reforma agrária; psicologia ambiental.

BERND FICHTNER

Ex-Diretor Científico do Programa de “Doutorado Internacional em Educação” (INEDD- International Education Doctorate) da Universidade de Siegen (de 2002 a 2010). Professor visitante e colaborador em universidades brasileiras (desde 1993). Desenvolve pesquisa colaborativa no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo- Brasil.

IMBKE BEHNKEN

Fundadora do Centro de Infância, juventude e Biografias da Universidade de Siegen. Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de Siegen/Alemanha. Atualmente é professora colaboradora na Universidade de Frankfurt/Alemanha.

JÜRGEN ZINNECKER, IN MEMORIAN

Fundador do Centro de Infância, juventude e Biografias da Universidade de Siegen. Foi professor da Faculdade de Educação da Universidade de Siegen/Alemanha.

WOLFGANG WÖRSTER

Psicólogo e educador na instituição: Haus Früher Hilfen, Centro Interdisciplinar de intervenção e aconselhamento precoce para crianças e pais no distrito de Oberbergischen Kreis-Alemanha.

CRISTIANO MORSOLIN

Trabalhador social e investigador italiano. Atua na América Latina desde 2001 com experiências em Equador, Bolívia, Colômbia, Perú, Argentina, Paraguai e Brasil. Autor de vários livros. Representante legal da Fundación Escuela Viajera com sede em Bogotá. Co-fundador do Observatório sobre Latinoamérica Selvas com sede em Milán.

LIANA GONÇALVES PONTES SODRÉ

Graduação nos Cursos de Licenciatura em Psicologia e de Formação de Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela UFBA, Doutorado em Educação pela UNICAMP e Pós-Doutorado pela UFF. Professora Aposentada da Universidade Federal da Bahia, atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, ministrando aulas na graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e Contemporaneidade, bem como Gestora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social do CNPQ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, criança, educação infantil e ensino.

MARIA APARECIDA D’ÁVILA CASSIMIRO

Graduação no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de santa Cruz. Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Participa do grupo de pesquisa: Desenvolvimento Social, coordenado pela professora Drª : Liana Gonçalves Pontes Sodré. Lecionou na Universidade Estadual de Santa Cruz, como professora substituta, nas disciplinas Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Atualmente é Coordenadora Pedagógica de escolas do Campo no Município de Ilhéus, Sul da Bahia. Outro assunto de interesse são os relacionados à diversidade étnico-cultural e participa do Projeto de extensão Educação e Multiculturalismo vinculado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade estadual de Santa Cruz.

ROSALI RAUTA SILLER

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980), graduação em Pedagogia- Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP/Campinas. É Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação, lotada na EEEFM "Graça Aranha" e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá. Tem experiência no Ensino Superior e na educação básica, Educação Infantil e Ensino Médio. Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, políticas públicas, crianças/infâncias, formaçãode professores da educação infantil, migrações. É membro do Colegiado do Fórum Estadual de Educação Infantil/MIEIB e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Santa Maria de Jetibá. Participou da Missão de Estudos na FLACSO/Buenos Aires no período de setembro a dezembro de 2010. Membro dos Grupos de Pesquisa: GEPEDISC- culturas infantis e GPP- UNICAMP. Bolsista do CNPQ/MEC, para atuar nos Cursos de Formação Implementados pela SECADI/MEC, na RENAFOR. 

TANIA MOTA CHISTE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994). Atualmente é pedagoga da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). 

VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS

Graduada em Psicologia, mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Social Developmental Psychology Department - University of Sussex e pos-doc em Desenvolvimento Humano na Universidade da Carolina do North-Chapel Hill. Foi por 25 anos (1977 - 2002) professora do Departamento de Psicologia (Professora Titular desde 1994), da Universidade Federal Fluminense onde coordenou o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 anos, de sua inauguração até 2002. Professora dos programas de pos-graduacão em Educacão (1989 - 2004) e Psicologia (1998 - 2002). Atualmente é professor titular do Departamento de Estudos da Infância e do PROPED, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão (NEI:P&E/UERJ). É presidente de honra da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento e membro de sociedades de pesquisa brasileiras e internacionais (ANPED, ANPEPP, ISSBD, SIP). Na comissão científica da Jean Piaget Society é represetante do Brasil e países latinoamericanos(2002 - 05 e 2011 - 2014). É pesquisadora nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil; desenvolve pesquisa em creches municipais do Rio de Janeiro, com bolsa FAPERJ "Cientista de Nosso Estado (2009-11). Temas de pesquisa: inserção de criancas e famílias à creche, brinquedos e brincadeira, arranjo espacial, formação do profissional de Educação Infantil, políticas públicas de Educação Infantil e desenvolvimento humano.

MICHALIS KONTOPODIS

Estudou Psicologia na Grécia, França e Polônia e realizou o seu doutoramento na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha. Ele trabalha como pesquisador associado no Instituto de Amsterdam da Pesquisa em Ciências Sociais da Universidade de Amsterdã. Está envolvido em trabalhos teóricos e empíricos na área de estudos da infância e da juventude. Trabalhou na Universidade Humboldt de Berlim de 2007 a 2010, e foi pesquisador visitante na Universidade da Cidade de Nova York e da Universidade de Nova York, em 2009, bem como na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, em 2010. Desde 2010 é coordenador externo do Ph.D. Universidade de Verão em Psicologia Histórico-Cultural, em Moscow , na State University de Psicologia e Educação.

ANA MOSCON DE ASSIS PIMENTEL TEIXEIRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Do Espírito Santo - UFES. Graduada em pedagogia pela UFES. Atualmente é professora e pedagoga na Rede Municipal de Educação do Municipio de Vitória/ ES. Desenvolve estudos com foco na infância e espaços urbanos. Tem experiência na área de educação infantil e educação sócio-ambiental.

VANIA CARVALHO DE ARAÚJO

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). É professora Associado III da Universidade Federal do Espírito Santo, com atuação nos cursos de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, junto à Linha de Pesquisa "História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais". Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da UFES. Editora Executiva da Revista "Cadernos de Pesquisa" - PPGE/UFES. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Culturas infantis, Tempo integral na educação infantil, trabalho infantil, arquitetura escolar e políticas públicas articuladas à educação. Ex-Secretária de Educação do Município de Vitória- ES (período 2009 - 2012).