Capa do livro: A FORMAÇÃO, A ATUAÇÃO E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR<br> Volume II

A FORMAÇÃO, A ATUAÇÃO E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR
Volume II

Autores: Josimar de Sousa - Ivete Cevallos (Orgs.)

livro impresso
de R$ 42,90 por
livro digital
de R$ 42,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Discutir a formação do professor para melhor poder ser e atuar na sala de aula é tema central deste livro. É uma temática sempre valorizada pelos pesquisadores nacionais e internacionais. Como não uma única maneira de ver a formação do professor, os pontos de vistas são diversos, indo da formação competente até a formação específica para o professor de matemática. Para além desta discussão, o leitor verá também nesta obra que a utilização das TICs e da comunicação traz suas contribuições para o professor poder melhor atuar na sala de aula, o que contribuirá também para pensar a formação do futuro professor e uma melhor compreensão acerca de sua atuação como professor principiante. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0327-3
DOI: 10.24824/978854440327.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

A FORMAÇÃO, A ATUAÇÃO E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR<br> Volume II

Autores

PATRICIO MONTERO LAGOS

É doutor em Educação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos. Licenciado pela Universidade Católica do Chile. Professor na Universidade de Santiago – Chile.

VÍCTOR DÍAZ QUERO

É profesor titular da Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL), Caracas, Venezuela, Núcleo Tachira do Instituto de Melhoramento Profissional do magisterio. Mestre em Supervisão Educativa (UPEL) e mestre em Ensino da Geografia pela Universidade dos Andes  (ELA). Doutor em Educação (EPEL). Coordenador da Linha de Investigação Formação Docente (EPEL – IMPM). Membro do Programa de Promoção do Investigador do Ministério de Ciência e Tecnologia. Autor dos libros “Construcción del saber pedagógico” y “Curriculum, investigación y enseñanza en la formación docente.  Investigador activo del CIEGC - www.ciegc.org.ve. 

JOÃO PEDRO DA PONTE

É em Educação pela Universidade da Geórgia – Estados Unidos; professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde atua no Programa de Doutorado em Didática da Matemática.

RÉGIS LUÍZ LIMA DE SOUZA

Fez Doutorado Cotutela em Educação matemática pela Universidade de São Paulo na linha de pesquisa - Ensino de Ciências e Matemática e na Universidade de Lisboa, Portugal; mestre em Educação Matemática pela FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de professores e Etnomatemática.

IVETE CEVALLOS

É mestre em educação pela Universidade São Francisco e doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Fez estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/Rondonópolis com estágio na Universidade de Sevilla – Espanha (2014). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática: formação de professores e ensino de matemática. Professor do Departamento de matemática na Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat/Cáceres desde 1996.

CAMILA JOSÉ GALINDO

É mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Araraquara), com doutorado sanduiche pela Universidade de Lisboa. Professora adjunto II do Departamento de Ensino e Organização Escolar da Universidade Federal de mato Grosso, UFMT -  Cuiabá. Líder do GIENEF/CNPq – Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de profissionais da Educação. 

JOSIMAR DE SOUSA

É professor do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat – Campus/Cáceres-MT. Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2009) e estágio pós-doutoral em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa – Portugal (2011-2012). Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2003). Coordena o Núcleo de Pesquisa e Estudo em Ensino de Ciências e Matemática. É líder do GPFMat - Grupo de Pesquisa Formação do Professor de Matemática: saberes, identidade e profissão docente e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática: formação de professores e ensino de matemática.

REBECA MOREIRA SENA

É mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UFMT e doutora em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Sul – UFRS. Atualmente é professora do Departamento de ciências da Computação na Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat.

JOELISANE DA SILVA RIBEIRO

Professora da Rede Estadual de Ensino. Licenciada em Matemática pela UNEMAT/Cáceres e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT - Campus Universitário de Cáceres.

LORIÉGE PESSOA BITENCOURT

Professora Efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Cáceres, Curso de Licenciatura em Matemática. Mestre em Educação pela UFMT e Doutora em Educação pela UFRG. Orientadora da autora na elaboração da Monografia de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

DAISE LAGO PEREIRA SOUTO

É doutora em Educação Matemática, UNESP - Rio Claro, SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Membro do GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - UNESP - Rio Claro.

ARNO RIEDER

É professor adjunto I da Universidade do Estado de Mato Grosso, mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), doutorado em Saúde e Ambiente (Química ambiental- Pesticidas na saúde e ambiente) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e doutorado em Ciências (Química analítica- Biogeoquímica Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2005), pós-doutorado [Ciências Biológicas e C. da Saúde: plantas medicinais utilizadas para controle da diabetes em Mato Grosso pela UFMT(IB/Dep.Bot-Ecol/Grupo Pesquisa FLOVET; 2009)