Capa do livro: O SABER E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XXI:<br>questões em debate (Não Comercializado)

O SABER E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XXI:
questões em debate (Não Comercializado)

Autores: Cláudia Tavares do Amaral - Juçara Gomes de Moura (Orgs.)

A presente obra traz aos educadores diversas reflexões sobre o saber e a prática educativa. Nela se apresentam: discussões sobre currículo e inclusão do ensino religioso nos currículos escolares; temas relacionados às políticas públicas, como o atendimento à infância e fechamento de escola rural; estudos sobre conceitos no campo da Pedagogia e ensino desenvolvimental; estágio supervisionado; relatos de experiências em curso de especialização e educação do campo; a pedagogia da alternância e a educação do campo; alternativas contra a violência; organização do Ensino Médio; Ensino Superior numa perspectiva mercadológica; intérprete da língua de sinais. Essas reflexões, realizadas por profissionais da educação, são resultado de estudos e pesquisas socializados no I Congresso Nacional de Educação, XIV Simpósio de Pedagogia e I Simpósio de Educação do Campo, realizado nos dias 24 a 26 de junho na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão – Goiás, que teve como tema “O saber e a prática educativa no século XXI”. 

Impresso
de R$ 12,00 por
R$ 6,00
Digital
de R$ 12,00 por
R$ 8,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0296-2
DOI: 10.24824/978854440296.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O SABER E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XXI:<br>questões em debate (Não Comercializado)

CLÁUDIA TAVARES DO AMARAL

Doutora em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, mestre em educação e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão.

JUÇARA GOMES DE MOURA

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, graduada em Pedagogia pela FAE-UFG. Professora do Curso de Pedagogia do Campus Catalão-UFG atuando nas disciplinas de Didática e Formação de Professores e Estágio no Ensino Fundamental. Participa do NEPEDUCA-Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Catalão-GO.

ALTINA ABADIA DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestre em Psicologia, especialista em Psicopedagogia, graduada em Pedagogia e Artes Visuais, professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC)e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. Pesquisadora do NEPIE - Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação e doEDULE - Educação e Leitura: história, políticas e práticas.

ANA MARIA GONÇALVES

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação Escolar Brasileira pela mesma instituição. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Professora Associado I, lotada no Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. 

ANILCE ANGELA ARBOIT

Formada em Pedagogia  e aluna do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul.

ARIANE MARTINS NOGUEIRA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus Catalão e graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

BRUNO GONÇALVES BORGES

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, graduado em Pedagogia e Filosofia e professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Pesquisador do NEPCampo (UFG/Catalão) e GEPEDHE (UFU/UNESP).

CIBELE DOS REIS COSTA

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da UFG/Campus Catalão. Especialista em Psicopedagogia e Neuropedagogia. Graduada em Psicologia pela UFG/Campus Catalão.

CLÁUDIA LÚCIA DA COSTA

Professora Doutora do Curso de Geografia, Faculdade de Ciências Integrais do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Ituiutaba/MG.

ELIAMAR GODOI

Doutorado em Estudos Linguísticos. Professora Adjunta da Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias - GPELEDT. 

ELMA VALERIA LOPES

Especialista em Formação Sócio Econômica do Brasil, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Pesquisadora do NEPIE - Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação. 

FABIANA RODRIGUES CARRIJO

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. É pesquisadora convidada de dois grupos de pesquisas (Ledif /UFU e Edule/ UFG).

FÁTIMA PACHECO DE SANTANA INÁCIO

Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, história regional, educador leigo e cultura.

GLAYCE KELLY CARDOSO PIRES RODRIGUES

Licenciada em Letras/Português pela UFG. Atualmente cursa Especialização em Gênero e Diversidade na escola- UFG/ Ciar/ Campus Catalão. 

HELOÍSA VITÓRIA DE CASTRO PAULA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, graduada em Pedagogia, especialista em Neuropedagogia e Psicanálise e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. Pesquisadora do NEPIE (Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação) e do NEPCAMPO (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo).

JULIANE MARTINS RODRIGUES

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão.

JUSSARA BUENO DE QUEIROZ PASCHOALINO

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG, em Direitos Humanos pelo CES e em Temas Filosóficos pela UFMG.

LUCI MARY DUSO PACHECO

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação e Chefe do Departamento de Ciências Humanas da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen.

LUIZ CARLOS DE ARAÚJO GALVÃO

Formado em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Tocantins/Unitins. Atualmente é Chefe da Divisão de Comunicação Social, da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia/GCM. Tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Senasp

MARA RÚBIA PINTO DE ALMEIDA

Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG – Campus Catalão e professora na mesma instituição no Departamento de Letras.

MARCO ANTONIO DE SANTANA

Mestre e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Educacionalpela Universidade de Antuérpia.

MARIA ZENAIDE ALVES

Doutora em educação. Professora da Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão.Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo-NEPcampo.

ROBERTO VALDÉS PUENTES

Doutor em Educação (Unimep, 2003), Pós-Doutor em Didática (Universidade de Granada, Espanha). É professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

ROBERVAL MONTES DA SILVA

Especialização em Finanças e Planejamento Empresarial. Professor no Curso de Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Goiás Campus Itumbiara. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias - GPELEDT. 

ROSSELVELT JOSÉ SANTOS

Professor Doutor do Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Uberlândia/MG.

TAMIRIS ALVES MUNIZ

Mestre em Educação pela FaE/UFG/Campus Catalão. Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Catalão-GO.

TAYNARA MARTINS RESENDE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professora da Educação Infantil pela rede municipal de ensino de Uberlândia.

VANESSA DAL CANTON

Acadêmica do Curso de Pedagogia da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen. Bolsista de Iniciação Científica.

WENDER FALEIRO DA SILVA

Biólogo, Pedagogo, Mestre em Ecologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Professor da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. Membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo – NEPCampo.