Capa do livro: SOBRE EDUCAÇÃO, PROCESSOS E SUJEITOS EDUCATIVOS:<br>perspectivas de análise e abordagens interdisciplinares

SOBRE EDUCAÇÃO, PROCESSOS E SUJEITOS EDUCATIVOS:
perspectivas de análise e abordagens interdisciplinares

Autores: Gustavo Silvano Batista - José Leonardo Rolim de Lima Severo - Maria Alveni Barros Vieira - Maria das Dôres de Sousa (Orgs.)

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Sinopse

As discussões que estruturam este livro têm em comum o propósito de pensar a sociedade e seus  saberes e fazeres consubstanciados aos processos educativos, estreitamente vinculados aos modos de expressão cultural, filosófico e científico em contextos historicamente situados. Trata-se de uma abordagem fundamentalmente  interdisciplinar que põe em diálogo diferentes análises e objetos temáticos inscritos no campo educacional. A concepção de educação que perpassa os textos, servindo de base para as articulações temáticas configuradas, se refere à compreensão do processo educativo como meio privilegiado para a implementação de práticas escolares ou não escolares que, em face de demandas sociais e condições históricas específicas, mobilizem recursos que resultem na formação de sujeitos socialmente participativos, politicamente engajados e, em conseqüência, potencialmente transformadores. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0275-7
DOI: 10.24824/978854440275.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SOBRE EDUCAÇÃO, PROCESSOS E SUJEITOS EDUCATIVOS:<br>perspectivas de análise e abordagens interdisciplinares

Autores

ALEX SANDRO C. SANT'ANA 

É Doutor em Educação (2014) e Mestre em Educação (2008) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui graduação em Pedagogia (2004) e pós-graduações lato sensu em Educação (2006) pela UFES, Informática em Educação (2008) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Design Instrucional para EaD Virtual (2008) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2010) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação de professores, novas tecnologias na educação, e-learning, informática na educação, currículo escolar, educação on-line, educação a distância, inclusão digital e trabalho docente. Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) no Campus Angicos-RN e líder do grupo de pesquisa Educação, Tecnologias e Aprendizagens.

ANA CARMITA BEZERRA DE SOUZA

É Pedagoga e Especialista em Metodologia do Ensino de Arte pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, atuando na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores. Foi professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, como adjunta entre os anos de 2010 e 2014, atuando nas áreas de pesquisa em educação, currículo e currículo cultural, didática, formação de professores; além de ter sido coordenadora de área no Pibid Diversidade e Oeiras-PI. Atualmente é assessora da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação da Universidade Federal do Cariri.

ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU ALVES

É mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Piauiense (2008), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí - Campus Universitário Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos - PI.Tem experiência no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na Rede Pública e Privada. Atuou como Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no Núcleo Universitário "Roberto Raulino" na cidade de Altos(PI). Atua na área da Educação, com ênfase em Orientação de trabalhos de conclusão de curso, e desenvolve pesquisas relacionadas às Práticas Pedagógicas, Saberes Docentes no Ensino Superior, Abordagem das Questões Raciais na Escola. Atualmente participa do grupo de estudos Roda Griô: Geafro-Gênero, Educação e Afrodescendência na Universidade Federal do Piauí.

CRISTIANA BARRA TEIXEIRA

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2003) e em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2002). É Especialista em Gestão escolar e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é Professora Assistente da Universidade federal do Piauí no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos/PI. Pesquisa Didática, Formação de Professores e Prática Pedagógica.

Dayvide Magalhães de Oliveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Teoria do Conhecimento (UFPI) e Mestre em Ética e Epistemologia no Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia (PPGEE) da Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Filosofia da Ciência, Filosofia da Linguagem e Epistemologia.

Elzanir dos Santos é pedagoga pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, na linha de pesquisa Currículo e Ensino. É professora no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, atuando nas áreas de Sociologia da Educação, Pesquisa e Didática. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Educação, Cultura e Sociedade e desenvolve pesquisas.

FRANCIS MUSA BOAKARI

Possui graduação em Ciências Sociais - Sociologia - University of Iowa (1979), graduação em Estudos Religiosos - University of Ibadan (1975), mestrado em Psicologia da Educação - University of Iowa (1981) e doutorado em Sociologia da Educação - University of Iowa, Estados Unidos, (1983). Em 1995/96, na Auburn University, Auburn, Alabama, também nos EU, completou o Pós-Doutoramento na Área da Educação para a Diversidade. De 1987 até 2004 (2002), foi Prof. Adj. do Depto. de Ciências Sociais (DCS), Área de Sociologia, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), também da UFPI. Entre janeiro de 2002 até dezembro de 2008, foi do quadro permanente (selecionado internacionalmente) do Interdisciplinary Ph.D. Program, International Education & Entrepreneurship (IE&E) Concentration, University of the Incarnate Word, San Antonio, Texas, Estados Unidos. Desde janeiro de 2009, voltou como Prof. Adjunto (re-)concursado, do Depto. de Fundamentos da Educação (DEFE), Área de Sociologia, do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Univ. Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente com os seguintes temas: Cultura-História africana, afrodescendência e a diaspora; questões das Ações Afirmativas; Globalização; e Assistência international. Estava engajado também, nas atividades de "apoderamento" de grupos de mulheres na Tanzania e Zambia - 2004-2009.

GILVANA PESSOA DE OLIVEIRA

É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia - Magistério pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Docência do Ensino Superior - UESPI e Especialista em Gestão Escolar - UFPI. Mestra em Serviço Social/UFPE e Doutoranda em Serviço Social/UFPE. Professora Assistente II da UFPI, vinculada ao Curso de Pedagogia. Atuou no Campus de Picos e hoje está vinculada ao Campus de Parnaíba.

Gustavo Silvano Batistaé Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ Universidade de Copenhague (2013). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, lotado no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e no Mestrado em Ética e Epistemologia. Foi visiting scholar no Boston College (2011-2012). Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em pensamento contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, hermenêutica, epistemologia, ontologia, práxis, linguagem e crítica da metafísica, filosofia e educação.

JANILLE MARIA LIMA RIBEIRO

É Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve trabalhos na área de Psicologia Social e Comunitária, Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e pesquisa a respeito do uso do castigo físico em crianças. Docente do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO

É Pedagogo pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágios científicos (doutorado sandwich) na Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da Professora Dra. Selma Garrido Pimenta, e Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em Madrid - Espanha, sob supervisão da Profa. Dra. Gloria Pérez Serrano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no estudo da Epistemologia da Pedagogia e Conhecimento Pedagógico, Didática, Psicologia da Educação, Teorias e Processos de Ensino e Aprendizagem. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação" (HISTEDBR - Sessão Paraíba) e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES - UEPG). Atualmente, é Professor Assistente I em regime de dedicação exclusiva no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí.

LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE

É graduado em Música (Composição e Regência) pela Universidade de Brasília (1971), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Sociologia da Educação - University of Iowa (1990). Atualmente é Professor Associado 2 lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Música, Educação Artística, Currículo cultural, e Educação Ambiental.

MAÍSA DE LIMA CLARO

É nutricionista formada pela Universidade Federal do Piauí-Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Participou do Programa de Educação Tutorial - PET Cidade, Saúde e Justiça.

MÁRCIA MARIA GURGEL RIBEIRO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), com estágio sanduíche na Université de Caen/França. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MARIA ALVENI BARROS VIEIRA

É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio grande do Norte (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí onde ministra as disciplinas História Geral da Educação, História da Educação Brasileira, História da Educação no Piauí e Legislação e Organização da educação Básica e desenvolve atividades de pesquisa no campo das  sociabilidades educativas de crianças e jovens no Brasil dos séculos XVIII e XIX.

MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES MARTINS

É Pedagoga, Especialista em Formação de Formadores e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, na linha de pesquisa sobre Formação de professores, Trabalha com as disciplinas de Didática e Estágio supervisionado. É professora Assistente da Universidade Federal do Piauí; tem estudos marxistas sobre as subjetividades inerentes ao complexo do direito, pesquisando as medidas socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

MARIA DAS DÔRES DE SOUSA

É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002) e Graduada em Bacharelado em Ciências Sociais - Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Piauí.

MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA

É Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014), Pós - Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI (2007), Graduada em Pedagogia pela UFPI - Universidade Federal do Piauí (2004), Licenciada em Educação Religiosa pela Faculdade Assembleiana de Brasília - FASSEM (2001). Foi Professora da Educação Básica da Rede Pública Estadual e atualmente é Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Integra o NEPEGECI - Núcleo de Educação, Gênero e Cidadania vinculado ao PPGED/UFPI. Integra o Observatório de Juventudes e Violências nas Escolas - OBJUVE/UFPI. Realiza estudos sobre Relações de Gênero, Cultura de Paz, Juventudes e Práticas Educativas.

PAULO HENRIQUE FREITAS MACIEL

É Assistente Administrativo da Universidade Federal Rural do Semiárido, no campus de Pau dos Ferros-RN, é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará; especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre em Educação Brasileira também pela UFC, tratando na dissertação sobre as contradições da educação profissional no estado do Ceará. Entre minhas experiências profissionais elencadas como principais foi educador de Qualificação Profissional no Projovem Urbano de Maranguape entre os anos de 2012 e 2014; e tutor presencial e à distância nos cursos de Administração da UFC Virtual e Hotelaria no IFCE de 2011 até a atualidade.

ROBERTO CESAR SILVA DE AZEVEDO

É doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswald Cruz. Possui graduação em geografia pelas Faculdades Integradas Simonsen (2003) e graduação em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É especialista em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (2011) e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). É professor de geografia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO

É Professor Adjunto A da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Graduado em História (UFC); Mestre em Ciências da Educação (UFPI); Doutor em Educação Brasileira (UFC). Coordenador do NIPEM - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos Marxistas. Temas de interesse: Crítica da Economia Política; História e Luta de Classes; Trabalho e Educação; Corpo, Saúde e Doenças; Memória e Resistência Indígena. Experiências Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão. Abordagem teórico-metodológica: Materialismo Histórico-Dialético.

TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004); Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará em Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, no setor práticas de ensino. Como pesquisadora atua nas seguintes linhas: Trabalho e Educação; Economia, Política, Sociabilidade e Educação; Também desenvolve pesquisas na área de Educação Infantil e Formação Docente. É Presidente da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia.

YURE PEREIRA DE ABREU

É graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professor da Rede Estadual de Educação do Ceará. Atuou através do Programa de Monitoria de Iniciação a Docência (PID) como Monitor da Disciplina de Estágio Supervisionado sob a supervisão do Prof. Dr. Pedro Rogério. É Integrante dos grupos de pesquisa Ensino de Música, atuando na linha de Culturas Contemporâneas e Educação Escolar sob a orientação do Prof. Luiz Botelho Albuquerque - Ph.D, e, Laboratório de Epistemologia da Música atuando na linha do Campo Epistemológico da Música sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Rogério. Integrou o Grupo de Extensão Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará no ano de 2012. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical.