Capa do livro: POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA FRONTEIRA AMAZÔNICA<br>Volume I

POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA FRONTEIRA AMAZÔNICA
Volume I

Autores: Tânia Suely Azevedo Brasileiro - Antônio Carlos Maciel - Rosângela De Fátima Cavalcante França - (Orgs)

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Sinopse

Política educacional e formação de professores na fronteira amazônica, volumes 1 e 2, é o resultado de dissertações defendidas entre 2011 e 2012 no Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Este livro é para aqueles que se interessam por estudos voltados à política e gestão educacional, bem como a formação docente, que aconteceram durante o Projeto “DOCÊNCIA E DIVERSIDADE CULTURAL NA AMAZÔNIA: REDE DE PESQUISA E FORMAÇÃO ACADÊMICA (UNIR – USP) – Procad Novas Fronterias/CAPES, demonstrando o compromisso com a Educação na Amazônia. Não queremos uma visão distorcida da nossa realidade; por isso mostramos nosso engajamento em políticas públicas voltadas para a região. Estamos atentos ao desenvolvimento, porém nossa atenção é redobrada quando se trata de políticas inclusivas, multiculturais e formativas.

 

 

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0301-3
DOI: 10.24824/978854440301.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA FRONTEIRA AMAZÔNICA<br>Volume I

Autores

TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana – Cuba. Doutora em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002), título revalidado na Faculdade de Educação da USP. Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidad Rovira i Virgili/ES (2001). Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho/RJ (1985). Especialista em Administração dos Serviços de Saúde pela UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes. Líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004. Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE, IP/USP. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado Academico em Educação desta Universidade. Professora colaboradora do PPGE UNIR. Presidente da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR -RIDES (gestão 2012-2015). Tem experiência e publicações em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e de Psicológos, Psicologia Escolar e Educacional, Tecnologia Educativa, Currículo, olíticaGestão Educacional, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire.

ANTÔNIO CARLOS MACIEL

Doutor em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (2004), Mestre em Educação pela UFAM (1992) e Especialista em Inovação Tecnológica pelo ISAE-FGV (1995). Graduado em Filosofia e Pedagogia, ex-diretor e criador do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e ex-coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação nesta Universidade, onde permanece como docente e pesquisador. Atualmente, como bolsista PNPD/CAPES faz estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e na UNICAMP, onde desenvolve pesquisa sobre a temática “Do Trabalho como Princípio Educativo à Politecnia como Princípio Pedagógico da Educação Integral”. Criador do Projeto Burareiro de Educação Integral do Município de Ariquemes/RO; lidera o Grupo de Pesquisa CIEPES/UNIR, coordenando a linha de pesquisa “Educação Integral e Sustentabilidade Social”.

ROSÂNGELA DE FÁTIMA CAVALCANTE FRANÇA

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1998) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1978). Especialista em Psicologia Pedagógica pelo ISOP/FGV-RJ (1983). Atualmente é Professora Adjunta l - DE da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação, exercendo a função de Coordenadora. Experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Fundamentos e Prática da Educação Infantil, Alfabetização, Ciências Naturais, Educação de Jovens e Adultos, Didática e Prática de Ensino para a Educação Básica.  É Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização no Estado de Rondônia.