Capa do livro: EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE EM ESTUDOS DE PÓS-DOUTORAMENTO

EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE EM ESTUDOS DE PÓS-DOUTORAMENTO

Autores: Nair Ferreira Gurgel do Amaral - Maria Do Socorro Pessoa - Tania Suely Azevedo Brasileiro (Orgs)

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Sinopse

Com os resultados de pesquisas realizadas em estágios de pós-doutorado, este livro aborda temas relacionados com a Educação Escolar e a Formação Docente. São seis trabalhos sintetizados, cuja finalidade maior é dar visibilidade a diferentes realidades presentes no dia a dia das pessoas, porém, ignoradas na academia, lugar onde tiveram origem e de onde deveriam emergir para alcançar os objetivos maiores, quais sejam, chegar à sociedade como forma de integração e socialização de conhecimentos. Os capítulos contemplam temas instigantes como a formação continuada e em serviço na educação escolar indígena, a importância da pluralidade cultural em comunidades ribeirinhas, políticas públicas educacionais no âmbito da formação continuada, os estudos culturais e o multiculturalismo como proposta de descolonização do currículo de formação docente e a percepção de coordenadores, docentes e estudantes de psicologia quanto à sua formação para atuar com a dimensão educativa. O valor maior desta obra está, principalmente, no fato de conter as práticas docentes e a convicção de que estes estudos podem ajudar a melhorar a situação da Educação no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0302-0
DOI: 10.24824/978854440302.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE EM ESTUDOS DE PÓS-DOUTORAMENTO

Autores

ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA

Pós-Doutorado pelo Observatório da Educação CAPES/INEP/MEC/PUCRS, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia. Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIR. Lotada Provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Coordena a pesquisa intitulada" Evasão e permanência na licencia­tura, curso Matemática da UFRN/CCET/UAB, no período de 2005 a 2012". Pesquisadora do Projeto Integrado Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil após a Reforma do Aparelho de Estado (OBEDUC/CAPES) e do Projeto "Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanên­cia no contexto da expansão das Universidades Federais. Experiência e publicações na área de Estado e Políticas Educacionais, com ênfase atualmente nas Políticas de Educação Superior na modalidade a distância. Pesquisadora da Rede UNIVERSI­TAS, Grupo ligado ao GT 11 - Política de Educação Superior da ANPED, pesquisa­dora do Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas - GIAPP/UFRN e do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Superior e Sociedade - GEPES/UFPB e do Grupo EDUCA/UNIR.

ANSELMO ALENCAR COLARES

Mestre e Doutor em Educação pela UNICAMP. Pós Doutor em Educação pela FE/UNICAMP. Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Associado II. Integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Vice Reitor eleito da UFOPA (2014-2018). Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de formação de professores e história da educação. Coordenou o Projeto Forma­ção Docente e Diversidade Cultural (Aprovado Edital MCT/CNPq nº 14/2009). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR, UFOPA). Membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) e sócio-fundador do Insti­tuto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Iniciou a carreira docente em 1982, na educação básica, como professor, depois supervisor e diretor de escola. No ensino superior ingressou em 1994. Tem experiência na área administrativa e na docência, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; educação de jovens e adultos; for­mação de professores; planejamento, avaliação e gestão educacional. É avaliador de instituições e de cursos, pelo INEP/MEC. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

CARMEN TEREZA VELANGA

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2014). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação (Politicas Públicas e Administração Escolar/UFRJ). Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ /Marília). Linhas de Pesquisa: Currículo e Práticas Pedagógicas na perspectiva dos Estudos Culturais, Formação de Professores, Gestão Educacional do Currículo. Professora associada e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR- Porto Velho),vincu­lada ao Departamento de Ciências da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, (PPGE), docente do Mestrado Acadêmico em Educação e Mestrado Profissionalizante em Educação Escolar.

EZEQUIEL THEODORO DA SILVA

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Atualmente é professor aposentado - colaborador vo­luntário atuando junto ao Grupo de Pesquisa ALLE (Alfabetização, Leitura e Escri­ta), da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Tem experiên­cia na área de Educação, com ênfase em pedagogia, psicologia e didática, atuando principalmente com os seguintes temas: leitura, formação do professor, biblioteca escolar e leitura na Internet. Comanda os trabalhos da Editora Leitura Crítica e o PORTAL LEITURA CRITICA; www.leituracritica.com.br; onde inseriu boa parte da sua obra e promove a formação continuada e a atualização dos professores para o ensino da leitura.

ESTELA MARIA MIRANDA

Doctora en Ciencias de la Educación (UNC). Profesora Titular dedicación Ex­clusiva de Graduación y Postgraduación UNC y UNICAMP. Miembro del Comité Académico del Doctorado en Ciencias de la Educación(UNC) Coordinadora del Pro­grama de Postgrados Asociados entre el Doctorados en Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de Córdoba y los Doctorados en Educación de la Universi­dad Estadual de Campinas, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-Rio Claro); Universidad Federal de Rio Grande Do Sul(UFRGS) y Universidade do Vale do Río Sinos(UNISINOS). -Coordinadora del Núcleo de Estudios e Investigación en Edu­cación Superior del MERCOSUR (NEIES-Mercosur).

JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campi­nas, Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Uni­versidade de São Paulo, doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas e livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é profes­sor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. É bolsista do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações no campo de pesquisa referida, como: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e his­tóricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas; História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR).

MARCOS GARCIA NEIRA

Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Me­todologia do Ensino de Educação Física. Atualmente, é professor associado da Facul­dade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e orientando pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio do CNPq. Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Forma­ção de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.

MARILENE PROENÇA

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Professora Titular da Universidade de São Paulo. Coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: processos de escolarização, políticas públicas em educação, formação do psicólogo e de professores, problemas de aprendizagem e educação, direitos da criança e do adolescente. Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica. Editora Responsável pela Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-2014) e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002, 2007). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C.

MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005). Pós-doutorado em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós Doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES - (2013). É Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Avaliadora de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Coordenadora Institucional do Programa Escola de Gestores/UFOPA-MEC. Vice Lí­der do Grupo de Pesquisa: HISTEDBR/UFOPA. É diretora Seção PARÀ da ANPAE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, ges­tão educacional e formação de professores. Possui obras publicadas em livros, perió­dicos e anais de eventos.

MARILIA COSTA MOROSINI

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1970), mestrado em Sociologia Educacional (1975) e doutorado em Educação pela UFRGS (1990) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Coordenadora do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior - PUCRS; da RIES (Rede Sulbra­sileira de Investigadores da Educação Superior) - Núcleo de Excelência em C, T&I, CNPq/ FAPERGS/PRONEX; Coord. do Observatório de Educação Indicadores de Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e da rede UNIVERSITAS ligada ao GT Politica de Educação Superior/ANPED (1996 2012) e Coord. do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS (2006 2012) Qualidade na Educação Supe­rior. Coord. e membro do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPER­ GS (2008-...). Membro da EAIR (European Association of Institutional Research). Membro do RISEU (Rede de Investigadores da Educação Superior México). Mem­bro da AAIR (American Association of Institutional Research). Membro da LASA Latin American Studies Association. Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC (2006-2012); bolsista produtividade 1A do CNPq, integra o CA - Ad Hoc de Educação da CAPES. Participou de projetos nacionais INEP e internacionais IAU/UNESCO/CNPq/CAPES/UTexas; CPLP: INNOVACE­SAL (UE), Alfa-Guia (UE). É professora aposentada da UFRGS. Foi diretora da Faculdade de Educação da PUCRS e Coordenadora do PPGEDu (2011 - 2012). Orienta I.C., Mestrado, Doutorado (orientadora da Tese Mensão Honrosa Capes 2012), Pós-Doutorado. Sua produção atual está voltada a estados de conhecimento destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária (700 p.) e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Fundamentos da Edu­cação, atuando em: educação superior, ensino superior, formação de professores, internacionalização da Educação Superior, diversidade e equidade na Educação Su­perior.

NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Pro­fessora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, lotada no Departamento de Línguas Vernáculas. É líder do Grupo de Pesquisa GEAL - Grupo de Estudos Inte­grados sobre Linguagem, Educação e Cultura e Projeto “Alfabetização de Ribeiri­nhos na Amazônia”. Faz parte do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

NEWTON A. PACIULLI BRYAN

Prof. Dr.da Faculdade de Educação – UNICAMP. Prof. associado ao Programa de Posgrado en Educación - Universidad Nacional de Córdoba Mestre e doutor em educação pela UNICAMP. Pós-doutorado pelo IEDES/Université Paris I/Panthéon Sorbonne Coordenador do grupo de pesquisa LAPPLANE - Laboratório de Pollí­ticas Públicas e Planejamento Educacional da UNICAMP.

TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO

Pós-doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba. Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha - revalidado na Faculdade de Edu­cação da USP; Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili. Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho/RJ. Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Educação Fi­sica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes. Líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) desta universidade. Presidente da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR RIDES (gestão 2012-2015). Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Su­perior, Formação de Professores e de Psicológos, Psicologia Educacional, Tecnolo­gia Educativa, Política e Gestão Educacional, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire.