Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E GESTÃO EDUCACIONAL

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E GESTÃO EDUCACIONAL

Autores: Cláudio Pinto Nunes - Nilma Margarida de Castro Crusoé

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Sinopse

Se, por um lado, podemos dizer que essas "fronteiras" possibilitam uma dada delimitação temática, isto é, legitimam campos teórico-metodológicos específicos, com seus conceitos e definições afins expressando, quase sempre, uma maior especialização e um maior aprofundamento das abordagens dos temas, por outro, é inegável que essa forma de escrita implica, sobremaneira, maior compartimentalização da própria área da educação, mesmo quando se usa como referência o paradigma da complexidade.  [...].

É nessa perspectiva de tentar fazer dialogar diferentes temas, sem perder suas especificidades, que este livro se situa. Para tanto, sua organização foi pensada a partir de dois grandes eixos, em torno dos quais gravitam campos temáticos discursivos complexos, a saber: o campo das discussões sobre formação de professores e o campo das discussões sobre currículo e gestão educacional. Nesse sentido, do mesmo modo em que esses campos, nos textos que compõem cada eixo, guardam suas especificidades a partir de diferentes temáticas, os mesmos também são conectados por inúmeros fios comuns garantindo, assim, uma dimensão de multiplicidade em meio ao processo de identificação temática proposto pelos organizadores da obra.  

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0330-3
DOI: 10.24824/978854440330.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

ADLA BETSAIDA MARTINS TEIXEIRA

Doutora em Educação pela University of London. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade na Educação (GSS), da FAE/UFMG.

ANAJARA GOMES AMORIM

Especialista em Política, Gestão e Práxis Educacionais e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora da educação básica na rede municipal de Presidente Jânio Quadros – BA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis).

ANELY SILVA OLIVEIRA

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas da UESB/CNPq. Servidora Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus de Vitória da Conquista.

CARLOS EDUARDO FERRAÇO

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professor associado III da UFES, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Desenvolve pesquisas na área de currículo com ênfase nos temas: currículo e cotidiano, conhecimentos em redes e imagens e narrativas. Como recortes de análise das pesquisas, publicações e orientações de mestrado e doutorado tem priorizado os espaços-tempos do cotidiano da educação básica. Desde 2003, é pesquisador dos Grupos de Pesquisa do CNPq “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” (PPGE/UFES) e “Cotidiano Escolar e Currículo” (PROPEd/UERJ) e coordena, a partir de 2007, o Grupo de Pesquisa “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”. É membro da Diretoria da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

CLAUDINEI DE CAMARGO SANT´ANA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (FCLPAA). É especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). É professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atua no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), e também no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). É membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores.

CLÁUDIO PINTO NUNES

Pós-Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da UESB.

DENISE APARECIDA BRITO BARRETO

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui graduação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: leitura, aprendizagem, escrita, prática pedagógica, políticas públicas e educação de jovens e adultos.

ÉDIVA DE SOUSA MARTINS

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro Grupo de Pesquisa sobre Pedagogia Universitária e de Aprendizagem e Desenvolvimento.

ELEUZA DIANA ALMEIDA TAVARES

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), fez estudos de especialização em teoria e história literária, graduanda em psicologia, é professora de história na Rede Estadual da Bahia, professora formadora do Instituto Anísio Teixeira (2012), integra o laboratório de pesquisa em ensino de história o LAPEH-UESB.

ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA

Doutora em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis) e Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLED). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Programa de Pós-Graduação de Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) da Uesb.

JEAN MÁRIO ARAÚJO COSTA

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Membro do Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais (Nepe).

JOÃO AMADO

Doutor e Mestre em Ciências da Educação, Licenciado em Filosofia. Atualmente aposentado, foi professor Associado com Agregação, da Universidade de Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – 2006-2012), Professor da Universidade de Lisboa (1988-2006) e Professor Efetivo do Ensino Secundário (1976-1988). Coordenador científico do Curso Violência e Gestão de Conflitos na Escola, uma oferta de ensino a distância da Universidade de Coimbra (ED.UC). Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e é autor e coautor de livros, capítulos de livros, artigos e comunicações sobre temáticas como a indisciplina e violência na escola, bullying e cyberbullying, epistemologia das ciências da educação, metodologia de investigação qualitativa, pedagogia do ensino superior, etnografia e história da infância. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20 - GRUPOED) da Universidade de Coimbra.

JOSÉ JACKSON REIS DOS SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor e pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis) da Uesb. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas da UESB/CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Uesb.

JOSÉ RICARDO CARVALHO

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela UFF. Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

MARCEL DE ALMEIDA FREITAS

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador Colaborador da UFMG (Faculdade de Educação/INCT em Dengue). Professor da Faculdade de Estudos Administrativos (Fead).

MÁRCIA DA SILVA OLIVEIRA

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Política, Gestão e Práxis Educacionais, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora da educação básica na rede municipal de Barra do Choça – BA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis).

MARIA COUTO CUNHA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, lotada na Faculdade de Educação.

MARIA CRISTINA DANTAS PINA

Doutora em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da área de Metodologia do Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB, atuando principalmente nos seguintes temas: história, ensino de história, currículo, história da educação, escravidão. Desenvolve pesquisa sobre os conteúdos veiculados nos livros didáticos de história do Brasil, história da educação na Bahia republicana, currículo de história e sobre ensino e aprendizagem da história.

NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da UESBb.

NÚBIA REGINA MOREIRA

Doutora em Sociologia, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis).

ROBERTO SIDNEI MACEDO

Pós-doutor em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg-Suiça. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII. Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento.

ROSEMEIRE BARAÚNA MEIRA DE ARAÚJO

Mestre em Políticas e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano. Membro do Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais (Nepe).

SANDRA MÁRCIA CAMPOS PEREIRA

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis) da Uesb. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, DFCH/UESB/ CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB.

SANDRA REGINA SOARES

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Educação pela Université de Sherbrooke (Quebec/Canada). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia lecionando do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Uneb.

SÓNIA RODRIGUES

Professora do ensino secundário, a exercer funções em várias escolas profissionais da região centro de Portugal, completou licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizou provas de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e é doutoranda de Ciências da Educação, especialidade Formação de Professores, na mesma instituição. Os principais interesses de investigação são enquadrados no campo do perfil ético dos professores, onde tem vindo a desenvolver trabalho.

TERESA PESSOA

Doutora em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra. Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalho como docente e investigação nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Coordenou projetos luso-espanhóis na área de formação de professores assim como integrou projecto luso-brasileiro no âmbito da pedagogia universitária. Actualmente participa em projectos nacionais e internacionais na área do cyberbullying, na área da avaliação da ‘escola 2.0’ e na área da formação de professores. É membro colaborador do Grupo de Estudos de Educação e de Formação da Universidade de Coimbra (GEEFUC) e do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS), e membro integrado do Grupo Le@d – Laboratório de Educação a Distância e E-learning da Universidade Aberta. Tem, atualmente, a responsabilidade de assegurar a coordenação pedagógica do projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra onde tem sido responsável por diversos cursos em B-learning e D-learning no domínio da formação de professores e da formação ao longo da Vida.