Capa do livro: PRINCÍPIOS E PRÁTICA DO ENSINO DE ECOLOGIA NO PÁTIO DA ESCOLA

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DO ENSINO DE ECOLOGIA NO PÁTIO DA ESCOLA

Autores: Sérgio Augusto Coelho de Souza - Márcio Rodrigues Miranda (Tradutores)

livro impresso
de R$ 79,90 por
livro digital
de R$ 79,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A sociedade brasileira nem sempre entende o papel do cientista, e o mesmo, muitas vezes, não faz questão de ser entendido. Entretanto, muitos dos conhecimentos que adquirimos através dos livros escolares são oriundos de pesquisas científicas. Pesquisas estas, muitas vezes realizadas em outros países, em situações incomuns ao clima e ambiente brasileiro. Dessa forma, tais livros, às vezes, mostram exemplos que são difíceis de serem visualizados, ou mesmo, nunca foram experimentados pelos alunos. Será que tais exemplos ajudarão na resolução dos problemas vivenciados pela sociedade na qual os alunos se encontram? E será que a formação escolar não poderia questionar sobre tais problemas e suas resoluções? Nós, da rede latinoamericana do ENSINO DE ECOLOGIA NO PÁTIO DA ESCOLA (EEPE), acreditamos que sim. E acreditamos que muitos desses problemas são de ordem ambiental, exigindo de todos nós uma participação proativa no cuidado ao meio ambiente. Principalmente, questionando sobre o ambiente localizado ao nosso redor. E no caso da escola, o pátio proporciona um espaço de trabalho muitas vezes pouco explorado. Assim, partimos do princípio de que para conservar, temos que conhecer, compreender e questionar. Mas conhecer, compreender e questionar o quê? A história natural do nosso entorno, para que assim possamos pensar em ações de conservação dos recursos naturais e de manejo sobre como quereremos o nosso ambiente no futuro. Para sermos capazes de tomar essa decisão, o EEPE usa como ferramenta o CICLO DE INDAGAÇÃO. Este incentiva a curiosidade para fazer PERGUNTAS, a AÇÃO para respondê-las,  e a REFLEXÃO sobre o meio ambiente no passado, no presente e no futuro.  

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0192-7
DOI: 10.24824/978854440192.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DO ENSINO DE ECOLOGIA NO PÁTIO DA ESCOLA

Autores

Sérgio Augusto Coelho de Souza (UERJ)

É biólogo com mestrado em biofísica ambiental e doutorado em ecologia (UFRJ). Fez pós-doutorado e coordenou o subprojeto “O Ciclo de Indagação como ferramenta de integração entre acadêmicos e comunidades tradicionais amazônicas” pelo INCT-INPeTAm. Também fez pós-doutoramento com ecologia marinha na Universidade de Bangor (País de Gales – Reino Unido). Faz parte da rede latino-americana de Ensino de Ecologia no Pátio da Escola desde 2004.

Márcio Rodrigues Miranda (UERJ)

É biólogo com mestrado e doutorado em biofísica ambiental (UFRJ). Fez pós-doutorado e coordenou o subprojeto “O Ciclo de Indagação como ferramenta de integração entre acadêmicos e comunidades tradicionais amazônicas” do INCT-INPeTAm. Atualmente faz pós-doutorado com saneamento e saúde ambiental em comunidades ribeirinhas da Amazônia pela Universidade de Rondônia (UNIR). Faz parte da rede latino-americana de Ensino de Ecologia no Pátio da Escola desde 2006.