Capa do livro: CONHECIMENTO TRADICIONAL E QUÍMICA:<br>possíveis aproximações

CONHECIMENTO TRADICIONAL E QUÍMICA:
possíveis aproximações

Autores: Anelise Maria Regiani (Org.)

livro impresso
de R$ 55,90 por
livro digital
de R$ 55,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A organização deste livro foi feita a partir de um diálogo frutífero entre cultura e química, ao entrelaçar os conteúdos de duas disciplinas do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre: tópicos em culturas e ensino de química, ministrada por docente da área de antropologia, e instrumentação para o ensino de química, ministrada por docente da área de química. O diálogo entre áreas iniciado em 2012 transformou-se em planejamento conjunto em 2013 e 2014. Considerando que não existe apenas uma ciência (a europeia, masculina, branca e sistematizada pelo método científico), mas várias ciências desenvolvidas pelos diversos grupos sociais ao construírem meios de vida em ambientes mais ou menos hostis (ciências multicontinentais, multicoloridas, com variedade de gênero e anárquicas ao método), busca-se o diálogo entre a ciência dos cientistas e as dos povos tradicionais. Na perspectiva de formação de docentes para um ensino de ciências mais humanista, foi solicitado aos licenciandos escrever uma proposta que permitisse aproximar os contextos culturais acrianos com os conteúdos de química trabalhados no ensino médio. Os discentes debruçaram-se na história do Acre e na de suas famílias e resgataram o valor dos conhecimentos que lhes foi ensinado através das gerações. Assim, jovens com origem na floresta e no seringal aceitaram o convite do diálogo de saberes e contam suas histórias e suas experiências. Este livro apresenta, em seus nove capítulos, o diálogo entre áreas de conhecimento, a discussão da formação docente e os trabalhos produzidos pelos discentes da licenciatura em química.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0265-8
DOI: 10.24824/978854440265.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

CONHECIMENTO TRADICIONAL E QUÍMICA:<br>possíveis aproximações

Autores

Anelise Maria Regiani

Natural de Curitiba, PR, é bacharel em química com habilitação tecnológica (1994) pelo Instituto de Química da São Carlos da Universidade de São Paulo; mestre (1997) e doutora (2000) em físico-química pela mesma instituição. É licenciada em química (2013) pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É docente e pesquisadora da Universidade Federal do Acre desde 2002, onde orienta discentes de graduação e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Desenvolve trabalhos de pesquisa em ensino de química e saberes de sociedades tradicionais, ensino de química e deficiência visual e recursos e tecnologias para o ensino de química.

Alexandre Arilson da Silva Lima

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio no Instituto de Educação Lourenço Filho e ingressou no curso de Licenciatura em Química da UFAC no ano de 2011.

Aline Sousa Silva

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na Escola José Rodrigues Leite e ingressou no curso de Licenciatura em Química da UFAC no ano de 2011.

Andressa Rossato Moretti

Natural de Juína, MT, cursou o ensino médio no colégio COC. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2010.

Arivaldo Almeida de Brito

Natural de Rio Branco, AC ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2010.

Camila Lima de Souza

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio nas escolas Heloísa Mourão Marques e José Ribamar Batista. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2009.

Camila Portela da Cruz Rodrigues

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na Escola Estadual Armando Nogueira. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2011.

Carlos Alberto Marques

É licenciado, bacharel (1988) e mestre (1991) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É doutor em Ricerche in Scienze Chimiche pela Universita degli Studi di Venezia - Itália (1995). Realizou pós-doutorado na Itália (2010) sobre o tema da Química Verde na Educação Química Escolar. É professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Diretor Geral da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química. Leciona as disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Química, na Graduação, e Seminário de Dissertação II na Pós-Graduação (PPGECT). Atualmente vem pesquisando aspectos ligados ao ensino de química/ciências, à formação de professores e sobre a relação entre Química e Meio Ambiente. Temas discutidos principalmente a partir das perspectivas da uma Educação Química Verde, da sustentabilidade ambiental, do enfoque CTS e da perspectiva freiriana de educação.

Célia Letícia Gouvêa Collet

É mestre e doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Licenciatura Indígena da UFAC Floresta, Cruzeiro do Sul, e coordenadora do Programa de Educação Tutorial Comunidades Indígenas da Universidade Federal do Acre.

Cleide Olimpio de Morais

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na Escola São Luiz Gonzaga. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2010.

Danielly de Sousa Nóbrega

Natural de Patos, PB, licenciada em Ciências com Habilitação em Química, pela Universidade Federal do Acre (2005), Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho (2007). Atualmente é Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre. Desenvolve atividades na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, Técnica e Tecnológica -EBTT e Superior no ensino de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre –IFAC, onde é docente desde 2011.

Eduardo Di Deus

possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação em antropologia pela Universidade de Brasília (2005) e mestrado em antropologia social pela mesma instituição (2007). Tem experiência em docência, gestão e pesquisa nas áreas de antropologia, sociologia e meio ambiente. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília.

Elisângela Maria de Souza Anastácio

É natural de Rio Branco, AC. Licenciada em Ciências com habilitação em Química (2002) pela Universidade Federal do Acre e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Acre (2007). É docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre desde 2006 e mestranda no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima.

Elissandra Araújo de Oliveira

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na Escola Estadual Armando Nogueira. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2010.

Eric Braga Soares

Natural de Sena Madureira, AC, cursou o ensino médio na Escola Estadual Alcimar Nunes Leitão. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2011.

Francisco de Assis Oliveira Lima

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na Escola Estadual Heloísa Mourão Marques. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2009.

Jeceane Cardozo da Silva

Natural de Assis Brasil, AC, cursou o ensino médio nas escolas Heloísa Mourão Marques e José Ribamar Batista. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2010.

Joelimar da Silva Santos

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na escola João Ricardo de Freitas. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2010. 

Josenilson da Silva Costa

Natural de Senador Guiomard, AC, cursou o ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 15 de Junho. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2011.

Juliane Alcântara Maciel

Natural de Cruzeiro do Sul, AC, cursou o ensino médio no Instituto São José. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2011.

Luana Feitosa de Souza

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na escola José Ribamar Batista. Licenciada em química pela Universidade Federal do Acre em 2014.

Maria Josiane dos Santos Bezerra

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na escola José Ribamar Batista. Licenciada em Química pela Universidade Federal do Acre em 2014.

Mário Carvalho de Angelis

Cursou o ensino médio no colégio Objetivo de Jataí, GO. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2010. 

Rubia Soares de Lima

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Licenciada em química pela Universidade Federal do Acre em 2014.

Tatiane Fraga da Silva

Natural de Rio Branco, AC, cursou o ensino médio na escola Lourival Pinho. Ingressou no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre em 2011.