Capa do livro: DIÁLOGOS ENTRE SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO

DIÁLOGOS ENTRE SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO

Autores: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira - Rogério de Andrade Córdova - Helio Ricardo Machado Lopéz - Denise de Oliveira Alves (Orgs)

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Sinopse

 DIÁLOGOS ENTRE SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO é um livro que apresenta uma criação coletiva e que surgiu da demanda e da importância de se divulgar a produção de professores/pesquisadores que desenvolvem ações de pesquisa e estudos nas temáticas de Subjetividade e Educação.  Apresenta como pressuposto que a relação entre a Subjetividade e a Educação deve ser baseada em uma leitura crítica da sociedade que vê o homem como ser concreto inserido em momentos históricos específicos. Subjetividade abordada como teoria, compreende um conjunto de construções articuladas que tenta gerar inteligibilidade sobre um segmento do real. Dessa forma, constitui um corpus teórico que compõe uma representação da psique humana comprometida com sua natureza histórico-cultural que se expressa por meio da articulação das categorias de Subjetividade, Sentido Subjetivo, Configuração Subjetiva e Sujeito.O livro aborda a questão da articulação dos processos subjetivos sociais e individuais que se faz pelo sujeito. A partir do reconhecimento do caráter singular, histórico e recursivo do processo de constituição da subjetividade humana, compreende-se o sujeito apto a participar de seu processo histórico-cultural. Esta coletânea mostra-se ilustrativa da riqueza da teoria da subjetividade no campo educacional. Desejamos que o leitor aprecie o conjunto de textos que agora tornamos público em forma de livro e que seja estimulado a refletir sobre o contexto atual da educação nos diálogos com a subjetividade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0272-6
DOI: 10.24824/978854440272.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DIÁLOGOS ENTRE SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO

Autores

Denise de Oliveira Alves 

É graduada em Educação especial com especialização também em Educação Especial - Deficiência Mental. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Realiza dou­torado em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, onde é pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GRUPPE). Sua atuação profissional contempla, atual­mente, as seguintes atividades: docência na educação superior no curso de Pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Fe­deral - Uniplan e em cursos de pós-graduação em Educação na Uni­versidade Católica de Brasília (UCB) e no Centro Universitário de Brasília – UniCeub. No Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, é consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, onde desenvolve estudos sobre a acessibilidade do estudante com deficiência na edu­cação superior. 

Francisco Neylon de Souza Rodrigues 

Possui graduação em psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (2009) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente atua como psicólogo social na ASCA - Assistência Social Casa Azul, e como psicólogo na Publikimagem Projetos.

Helio Ricardo Machado Lopéz 

É psicólogo, doutorando em Educação com ênfase no contexto empresarial pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educa­ção e Saúde pela UnB, especialista em Gerenciamento e Planejamento de Projetos pela FGV e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GRUPPE) pela UnB, onde está vinculado à linha de pesquisa: Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Sub­jetividade na Educação – EAPS, eixo: Subjetividade e representações sociais nos espaços educativos. Possui foco de interesse em pesquisas nas temáticas: significação da subjetividade no desenvolvimento hu­mano; estudo dos processos educativos e subjetivos nas organizações; a produção de sentido subjetivo e a educação na prática psicoterápica e nas instituições empresariais e de ensino. Atualmente é diretor do Quiron Instituto de Desenvolvimento Humano atuando com Gestão de Pessoas, Educação Corporativa e Psicoterapia.

Mariana Oliveira dos Santos 

É psicóloga, especialista em Gerenciamento de Projetos e cursa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação com ênfase no contex­to empresarial e profissional pela Universidade de Brasília (UnB), na qual é membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psi­cologia e Educação (GRUPPE). Esta vinculada à linha de pesquisa: Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação – EAPS, eixo: Subjetividade e representações sociais nos espaços edu­cativos. Possui foco de interesse em pesquisas nas temáticas: subjetivi­dade e educação no contexto empresarial e profissional; e subjetividade e criatividade nas organizações. Atualmente é psicóloga organizacional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e diretora do Quiron Instituto de Desenvolvimento Humano, onde atua com Ges­tão de Pessoas, Educação Corporativa e Psicoterapia.

Rogério de Andrade Córdova 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (1972), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1982) e doutorado em Educação: História, Política, So­ciedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professor aposentado da Universidade de Brasília. Suas áreas de maior dedicação, presentemente, são: 1) Gestão das orga­nizações educativas: enfatiza, por um lado, o cotidiano das organi­zações em suas múltiplas dimensões e, por outro, a sua articulação com as políticas públicas de educação; 2) Pedagogia no mundo das empresas: busca estimular a natureza das organizações empresariais e o papel que, dentro delas, cabe aos processos formativos no con­texto contemporâneo; 3) Pedagogia e epistemologia: linha de estudo/ pesquisa que tem como preocupação aprofundar as questões relativas à identidade desse campo de ação educativa em sua especificidade. Como quadro teórico e epistemológico trabalha com os conceitos de complexidade, instituição, imaginário e multirreferencialidade.

Teresa Cristina Cerqueira Siqueira (Org.)

 Psicóloga. Doutorado em Educação - Área de Concentração em Psicologia Educacional - Universidade Estadual de Campinas - UNI­CAMP - São Paulo (2000). Bacharel e Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia, Área de Concentração em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente é pro­fessora associada da UnB - Faculdade de Educação, exercendo ativida­des de ensino, pesquisa e extensão na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Desenvolve atividades na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia Social na Educação, atuando principalmente nos temas: representações sociais, estilos de aprendiza­gem, formação de professor, autoconceito e subjetividade.

Vanessa Martins Rubim 

É professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Dis­trito Federal há 17 anos. Atualmente também é professora do curso de Pedagogia da Faculdade Projeção. Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação - EAPS. Atuou como formadora no curso de ALFABE­TIZAÇÃO e LINGUAGEM em uma parceria entre CFORM/UNB e SEEDF. Atuou como formadora no curso PRÓ-LETRAMENTO/ MEC/UnB em Cascavel/PR e Goiânia/GO. Participou da formação do curso de extensão promovido pelo LEPPAE/UnB ofertado para coordenadores pedagógicos da SEEDF. Participa do projeto de pes­quisa Observatório da Educação “Concepções e práticas sobre o letra­mento: uma pesquisa exploratória e interventiva a partir das interde­pendências entre avaliações do sistema e a prática pedagógica”.