Capa do livro: DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores: Jefferson Olivatto da Silva - Isabel Cristina Neves

livro impresso
de R$ 52,42 por
livro digital
de R$ 52,42 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Da formação do professor às práticas pedagógicas”, organizado por Isabel Cristina Neves e Jefferson Olivatto da Silva, no encantamento de sua leitura, no folhear das páginas impressas, na companhia de diferentes pesquisadores da área, demonstra ser um livro que pretende contribuir para a formação do professor. Ao associar com maestria análises rigorosas e muito bem estruturadas a aprofundamentos teóricos, a obra estabelece uma relação íntima com as exigências de um trabalho científico amadurecido, ao mesmo tempo em que auxilia a entender o “estado da arte” da formação de professores.

 

Sua originalidade mais marcante provém, no entanto, da interação de diferentes campos de estudo, geralmente se alicerçam em linhas de pesquisa também diferenciadas, mas nesta obra estão marcados pelo entrelaçamento desses saberes em torno de uma linha temática comum, que enseja algo novo: a formação de professores.

 

Nestes últimos anos, multiplicaram-se no cenário brasileiro os estudos e as pesquisas em torno do tema em questão, como atesta o GT de Formação de Professores da ANPE, e os Periódicos da área, tais como: os Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, dentre outros. A narrativa organizada por Neves e Silva apóia-se nestes estudos para lhe dar sustentação, mas inova na medida em que busca prolongá-los e aprofundá-los, por meio de um discurso alicerçado em dados empíricos que buscam o entendimento das práticas e políticas educacionais da área.

 

Uma visão geral dos saberes abordados pelas pesquisas dos autores atesta diferentes perspectivas, convidando o leitor a refletir sobre: a) as inovações curriculares; b) os aspectos abrangentes da formação do professor, abrindo para a área da educação infantil e para a pedagogia sócio-cultural; c) o processo de formação inicial e continuada de professores; d) o cotidiano das salas de aulas, mergulhando em uma reflexão que pontua as práticas pedagógicas quer na educação especial, quer nas classes de alfabetização, quer no processo avaliativo das referidas práticas; e) o papel das tecnologias de comunicação e dos multimeios no processo de formação docente.

 

A temática escolhida incide sobre o sentido da formação inicial em paralelo e num continuum com a formação continuada, indo além da prática reflexiva, envolvendo aspectos políticos, sociais, acadêmicos, e ao mesmo tempo, críticos-dialéticos. Tais enfoques demonstram a inflexão pretendida em torno das práticas escolares constitutivas da escolarização básica e superior, representando uma polissemia, que gera a autonomia tão desejada no campo de pesquisa.

 

A autenticidade dessa obra é atestada pelo engajamento íntimo dos organizadores com a proposta, seguindo uma linha direcional para a escrita dos textos, possibilitando a ampliação do diálogo entre os diferentes saberes singulares, que se tornam múltiplos no seu contexto de produção.

 

A obra Da Formação de Professores a Práticas Pedagógicas é um livro que, na sua tessitura, trata da desconstrução do olhar, pois a partir da análise do real possível da educação, nos seus aspectos de continuidades, descontinuidades e rupturas, é possível estabelecer combates tenazes “na proposta de formar educadores que se coloquem no processo ensino-aprendizagem como partícipes”, transformando-se em seres construtores pelo olhar, pelo falar, pelo escrever. E também, pelo agir.

 

Esperamos que a leitura desta obra instigue o leitor a levantar novas abordagens, a inserir novos problemas, a inquietar-se diante do que está exposto, postulando novos encaminhamentos, num eterno vir a ser em prol da educação brasileira.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-000-5
DOI: 10.24824/978858042000.5
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

Aliandra Cristina Mesomo Lira

Formada em Pedagogia; Doutora em Educação. Área de atuação em Educação Infantil com ênfase em Infância e Educação Infantil.

Email: aliandra@usp.br

 

Ângela Helena Bona Josefi

Formada em Pedgogia e Mestre em Linguística Aplicada. Área de atuação em Alfabetização e Avaliação com ênfase em Aprendizagem.

Email: angelabona@ig.com.br

 

Ângela Maria Hidalgo

Formada em Pedagogia; Doutora em Educação. Área de atuação em Políticas educacionais com ênfase em Políticas Públicas e Educação.

Email: ângela.hidalgo@uol.com.br

 

Isabel Cristina Neves

Formada em Pedagogia; Mestre em Educação. Área de atuação em Metodologia de Ensino com ênfase em Formação de Professores.

Email: icneves@hotmail.com

 

Jefferson Olivatto da Silva

Formado em Filosofia e Psicologia; Mestre em Educação. Área de atuação Educação Especial e Educação e Cultura com ênfase em Metodologias e Formação Cultural e Práticas Pedagógicas.

Email: jeffcassiel@yahoo.com

 

Lilian Faccin

Graduada em Pedagogia pela UNICENTRO, Mestre em Educação pela UNISUL - SC, atua na área de Formação de professores com ênfase em ensino-aprendizagem e tecnologia educacional.

 

Margareth de Fátima Maciel

Formada em História e Geografia; Doutora em Educação. Área de atuação em Tecnologia Educacional com ênfase em Mídias Educacionais.

Email: margamaciel@bol.com.br

 

Maria da Glória Martins Messias

Formada em Pedagogia; Doutorado em Educação. Área de atuação em Educação Especial com ênfase em Surdez.

Email: mgloriamessias@hotmail.com

 

Maria Terezinha Pacco Valentini

Formada em Psicologia; Mestrando em Educação. Área de atuação em Metodologia de Ensino com ênfase em Formação de professores.

Email: terezinha_pacco@hotmail.com

 

Marlene Lucia Siebert Sapelli

Formada em Pedagogia; Mestre em Educação. Área de atuação Políticas Educacionais com ênfase em Currículo e Políticas Públicas e Educação.

Email: marlenesapelli@yahoo.com.br

 

Regina Célia Habib Wipieski Padilha

Formada em Pedagogia; Doutora em Educação. Área de atuação em Políticas Públicas com ênfase em Políticas Educacionais em diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

Paulo Guilhermeti

Formado em Educação Física; Doutorado em Educação. Área de atuação em Fundamentos da Educação com ênfase em Teoria Crítica e Educação.

Email: pauloguilhermeti@ig.com.br

 

Suzana Soares Tozetto

Formada em Pedagogia; Doutorado em Educação. Área de atuação em Didática com ênfase em Formação de Professores.

Email: sustoz@brturbo.com.br

 

Suzete Terezinha Orzechowski

Formada em Pedagogia; Mestre em Educação. Área de atuação em Orientação Educacional com ênfase em Pedagogia Sócio-cultural e Espaços não escolares.

Email: suzi_orze@hotmail.com

 

Thaís de Sá Gomes

Formada em Pedagogia; Mestre em Educação. Área e atuação em Formação Docente com ênfase em Práticas Pedagógicas.

Email: thaisdesa@bs2.com.br