Autores: Sandra Regina Leite
Destinado a educadores e pessoas que têm interesse e responsabilidade para com a formação das novas gerações, este livro apresenta uma reflexão sobre a relação entre a educação e a continuidade do mundo comum que está no cerne da compreensão de Hannah Arendt sobre a educação. Ao mesmo tempo, busca elucidar algumas implicações para o currículo a partir dessa compreensão.
“A essência da educação é a natalidade, o fato de que seres nascem para o mundo” (ARENDT, 2003, p. 223), um mundo que é renovado através da chegada dos novos e conservado pelos adultos, por aqueles que já pertencem ao mundo. A educação tem a tarefa, juntamente com a formação dos novos, de favorecer condições de possibilidade para a continuidade do mundo, continuidade que não é repetição, mas potencial capacidade de interromper o velho e iniciar o novo.
No centro desta reflexão, apoiada no pensamento de Hannah Arendt, está o caráter público da educação, a importância da autoridade e da tradição e a atitude do amor mundi. Tal atitude é traduzida na responsabilidade pelo mundo comum e pela formação dos novos, bem como na relevância do amor ao mundo para a educação.
A possibilidade para que isto aconteça está profundamente enraizada na própria compreensão do ser humano, que é a sua capacidade de agir, a sua ação singular de introduzir novos começos no mundo.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0127-9
DOI: 10.24824/978854440127.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
SANDRA REGINA LEITE
Mestre em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Bacharel em Ciências da Religião, licenciada em Filosofia e especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford e é associada da Associação Brasileira de Pesquisadores pela Justiça Social – ABRAPPS. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na disciplina de Filosofia. Experiência na área de Educação, com ênfase em formação de educadores e currículo, tendo colaborado na elaboração do currículo de Filosofia para a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Paulista-SP, em 2011. Tem se dedicado à pesquisa e publicado artigos sobre currículo, filosofia, educação e, ultimamente, sobre o pensamento de Hannah Arendt em diálogo com a Educação.