Capa do livro: DIVERSIDADES DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES DE EDUCAÇÃO, LITERATURA E SEXUALIDADE

DIVERSIDADES DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES DE EDUCAÇÃO, LITERATURA E SEXUALIDADE

Autores: Eliseu Riscaroli

O livro que acabamos de tornar público reúne textos de autores de diferentes instituições brasileiras, sejam eles pesquisadores ou estudantes.  A peculiaridade que nos une é a DIVERSIDADE. O desafio de fazer da escola um espaço no qual a diversidade seja percebida e incorporada como parte constitutiva dos sujeitos, que tem, cada vez mais, exigido de educadores, alunos e família um outro olhar em relação ao outro. Todavia, o diferente nos questiona e nos coloca numa zona de desconforto acerca daquilo que pensamos ou professamos. Reflexões acerca da homoafetividade em personagens que, sob a caneta de quem escreve, caracteriza como a diversidade sexual é percebida/retratada em situações e espaços de representação, de outrem ou autobiográfico. Conflitos e preconceitos da vida social ganham forma nas linhas e entre linhas muito embora a literatura ainda viva, como em outros campos do saber, reproduzindo uma marginalização de autores e temas que ainda ferem o status quo de uma sociedade marcada pela tradição cristã, patriarcal e classista. Trabalho, sexualidade, crença, ideologia, arte, ciência e corporalidades manifestam e solidificam formas e estereótipos de subjetividade. Eles também podem ser espaços/formas de reinterpretação de minha crença, da minha corporalidade e de como seu significo o outro. De todo modo, parafraseando Boaventura “temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferiorize, e o direito de ser diferente sempre que a igualdade nos descaracterize”.

Impresso
de R$ 79,08 por
R$ 68,28
Digital
de R$ 79,08 por
R$ 55,36

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0198-9
DOI: 10.24824/978854440198.9
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 314
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIVERSIDADES DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES DE EDUCAÇÃO, LITERATURA E SEXUALIDADE

Eliseu Riscaroli

Pós doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Doutor em Educação pela UFSCar. Mestre e Pedagogo pela UMFT. Organizador das obras: Infância e Educação: teorias, práticas e costumes - CRV (2014); Direitos Humanos, Democracia e Justiça: percepções literárias, jurídicas e filosóficas sobre a diferença - CRV (2013); Cruzando Fronteiras: leituras em gênero, literatura e educação - Appris (2012); Direitos Humanos e Diversidade de Gênero (2012); Pluralidades de Gênero, Sexualidade e Educação – Aliança (2012). Leciona e investiga temas relacionados a Filosofia, Gênero, Direitos Humanos, Infância e sexualidade.

Maria Berenice Dias

Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do RS, Mestre em Processo Civil, Advogada.  Vice-Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Presidente da Comissão do Estatuto da Diversidade Sexual da OAB. Autora de: Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo; União Homoafetiva: o preconceito e a justiça; Conversando sobre... a mulher e seus direitos; Alimentos aos Bocados; A Lei Maria da Penha na Justiça, entre outros.

Izabel Cristina dos Santos Teixeira

Doutora em Literatura (UFSC 2011), atualmente, é professora Adjunta I  de Literaturas de Língua Portuguesa (UNILAB).  Pesquisa temas da literatura moçambicana (relações de gênero e meio ambiente), sobretudo nas obras da autora Paulina Chiziane. Também inclui, em suas investigações, Território, lugar de habitar, à luz da ecocrítica, ecosofia e ecofeminismo, destacando configuração e reconfiguração dos espaços descritos e compartilhados entre humanos e não humanos.

Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad  

Graduada em Direito, História e Ciências Sociais, mestrado e doutorado em história da América Latina pela UNISINOS, mestrado em geografia pela UFSM. Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade NEED do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT em Tangará da Serra/ MT. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, atuando principalmente com os seguintes temas: História agrária, Sociologia rural, Direito agroambiental, Educação e diversidade, ensino de Ciências humanas.

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho

Professor Associado do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj). Coordenador do Projeto de Extensão “Diversidade Sexual na Escola” (UFRJ) e Coordenador dos cursos de extensão em Gênero e Diversidade, em parceria com o Ministério da Educação. Conselheiro efetivo do Conselho Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Ministério da Justiça. Foi Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e representante do Brasil na Rede Internacional para Assuntos LGBT e Psicologia da American Psychological Association (APA).

 Ivanete Inês Parzianello Carvalho

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra (1994), Especialização em Currículo do Ensino Fundamental pela Universidade de Cuiabá (1995) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade NEED do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT em Tangará da Serra MT. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Gestão Ambiental.

 Jose Carlos Cariacás Romão dos Santos

Professor da Universidade Federal do Amapá; Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; com pós-doutorado pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Marinez Cargnin-Stieler

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Franciscano (2007) e  doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014)  Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade NEED do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT em Tangará da Serra/ MT. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Fundamentos da Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, educação matemática, ensino e aprendizagem de matemática, ensino superior e formação de professores.

Hellen Cristina de Souza

Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora formadora na área de Educação Escolar Indígena no CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Mato Grosso. Professora do curso de Direito da Universidade de Cuiabá. UNIC e pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade NEED do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT em Tangará da Serra MT. Tem experiência na área de Educação e Básica e Superior atuando principalmente nos seguintes temas: indígenas, educação, cultura, ensino superior e diversidade.

Carlos Henrique Bento

É doutor em Letras: Literatura Comparada, pela UFMG. Professor do Instituto Federal de Minas Gerais. Autor de vários artigos sobre literatura e sobre gênero, especialmente sobre homoerotismo e literatura de mulheres.

Walace Rodrigues

Doutorando em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteit (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Rubenilson Pereira de Araujo

Doutorando em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo PPGL/UFT. Mestre no mesmo curso/programa. Atualmente, é professor assistente na Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus de Araguaína, ministrando disciplinas do eixo Fundamentos Filosóficos, Humanos e Sociais dos cursos de Ciências Naturais (Biologia), realiza pesquisa (escrita da tese) voltada para a linha “Literatura, Memória e Identidade Cultural em Contextos de Formação”, sob a orientação do Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo e atua em cursos de extensão e graduação, na modalidade à distância, voltados para a formação de professores, diversidade sexual e suas interfaces com a educação.

Claudionor Renato da Silva

Doutorando em Educação Escolar (UNESP/FCLar), Mestre em Educação (UFSCar), Especialista em Gestão Educacional (UNISEB COC) e Pedagogo (UNIARA). Docente da UFT, Campus de Arraias e Líder do GEPGSEX – Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Educação Sexual. É Coordenador na UFT/Campus de Arraias, do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Políticas Sociais, Relações Étnico-Raciais e Cidadania, sediado na UNESP/FCLar. Realiza pesquisas na área da sexualidade infantil e educação infantil; relações étnicorraciais e cidadania infantil; educação matemática na educação infantil.

Jaqueline da Silva Alencar

Bacharel e licenciada em história (UFMT), graduanda em serviço social (ANHANGUERA), especialista em ensino de História (UNIASSELVI), Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Professora da rede estadual de educação de Mato Grosso.

Solange de Moura Trindade

Bacharel em sociologia (UNISINOS), licenciada em pedagogia(ULBRA), especialista em psicopedagogia(UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO), mestre em Ciências Sociais pela UNISINOS, especializanda em ensino de sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Professora de educação básica.

Marcello Furst de Freitas Acetta

Psicólogo graduado na Universidade Estácio de Sá (UNESA); especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); discente do curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa "Processos Psicossociais e Coletivos" e bolsista CAPES. Integra o Projeto de Extensão "Diversidade Sexual na Escola" (UFRJ) onde desenvolve oficinas e atividades relacionadas aos temas de gênero, sexualidade, violências e inclusão. Professor dos cursos de extensão em Gênero e Diversidade, em parceria com o Ministério da Educação.

Maria da Glória de Castro Azevedo

Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília. Doutoranda na UNB – representaçoes na literatura contemporânea. Professora da Universidade Federal do Tocantins, no Curso de Letras/ Porto Nacional. Ministra disciplinas de Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea. Desenvolve pesquisa sobre estudos de gênero, com ênfase em literatura brasileira de autoria feminina, literatura brasileira de temática lésbica e literatura brasileira de autoria negra.

Maria Santana F. dos Santos Milhomem

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, graduada em Pedagogia pelo Instituto Luterano Superior de Palmas (1999). É docente efetiva da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de educação, com ênfase em administração educacional, políticas públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações de Gênero, identidades e diversidade, etnia e educação indígena Xerente. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero da Universidade Federal de Sergipe - NEPIMG/ UFS e do Grupo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade – GEPGSEX – Arraias –TO.

 

Eder Ahmad Charaf Eddin

Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação - linha de pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui especialização em Educação e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) e graduação em Psicologia pela UFMS.

Bruna Valéria Oliveira de Almeida Lins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisas em estudos feministas e de gênero. Professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura na Instituição de Ensino Dom Bosco- Palmas/ TO, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio desde outubro de 2013.

Pedro Henrique Gomes Paiva

Graduado em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) no ano de 2013. Nascido em 1991 no estado do Maranhão, hoje atua como professor de Língua Portuguesa para o ensino fundamental de escolas públicas do município de Palmas, Tocantins, onde vive há 15 anos.

William Carlos Sousa

Graduando em pedagogia – campus de Tocantinopolis - UFT