Capa do livro: INTELECTUAIS:<br>conceito e história

INTELECTUAIS:
conceito e história

Autores: Carlile Lanzieri Júnior - Rodrigo Davi Almeida (Orgs)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

“Em diálogo com as assertivas deixadas pelo referido membro da primeira geração dos Annales, reunimos neste livro sete historiadores que construíram seus perfis acadêmicos em diferentes universidades brasileiras ao longo da última década e com base nas mais diversas concepções teórico-metodológicas. Na diferença dos objetos, dialogaram. Na diferença das abordagens, trabalharam as relações dos homens com a educação, a liberdade, o poder, a historiografia, a religião e a revolução.  Com efeito, a partir dessas temáticas com abordagens tão variadas, cada um trouxe para discussão as trajetórias e concepções de mundo de personagens de épocas e lugares igualmente diferentes. O imperativo de compreendê-los além da condição de meros representantes de segmentos sociais específicos foi uma das linhas de força que uniu todos os textos aqui dispostos. A outra pôs sobre a mesa de trabalho a necessidade de tomá-los como pessoas que pensaram, escreveram e sofreram as intempéries do universo cultural em que viveram e com o qual interagiram. De modos díspares, conduziram e foram conduzidos em um processo histórico-social humano de constantes negociações, enfrentamentos e acomodações. Não obstante, o conceito "intelectual", anunciado no título deste livro em sua forma plural, também será explorado em sua dimensão histórica e de maneira polissêmica. Portanto, desejamos compreender os intelectuais estudados não apenas como pessoas que assumiram a condição de pensadores engajados nos processos de transformação social, política e econômica, mas como aqueles que trouxeram em si as noções de ser e saber vigentes nas épocas em que viveram. Uma vez mais, o homem (ou os homens) no tempo é aquele que conduz nossas propostas.”

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0182-8
DOI: 10.24824/978854440182.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

INTELECTUAIS:<br>conceito e história

Autores

Alexandra Lima da Silva

Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Atua na área de Ensino de História, com ênfase em História da Educação. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Carlile Lanzieri Júnior

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Atua na área de História Antiga e Medieval com ênfase em História Cultural do Ocidente Medieval. Possui Graduação (Licenciatura) e Especialização em História pelas Faculdades Integradas Cataguases de Minas Gerais, Mestrado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Igor Antônio Marques de Paiva

Professor de História do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de Barra do Garças e professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Atua na área de História Moderna e Contemporânea com ênfase em literatura de viagem e História da Ciência. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em História pela mesma instituição.

Mairon Escorsi Valério

Professor do Departamento de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim (RS). Atua nas áreas de História da América e Ensino de História com ênfase em Teologia da Libertação na América Latina e no Brasil. Possui Graduação (Licenciatura), Mestrado e Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Marcelo Fronza

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Atua na área de Ensino de História com ênfase em Educação Histórica. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Renilson Rosa Ribeiro

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Atua na área de Ensino de História com ênfase em instituições, identidades e memória. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado), Mestrado e Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Rodrigo Davi Almeida

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Atua na área de História Moderna e Contemporânea com ênfase em História Política Contemporânea. Possui Graduação (Licenciatura), Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis.