Capa do livro: NARRANDO PARA NÃO ESQUECER:<br>memórias e história da faculdade de educação

NARRANDO PARA NÃO ESQUECER:
memórias e história da faculdade de educação

Autores: Maria Antônia Teixeira da Costa - Meyre-Ester Barbosa de Oliveira - Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire (Orgs)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro Narrando para não esquecer: memórias e história da faculdade de educação é fruto do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Historiando a prática pedagógica de professores da Faculdade de Educação da UERN: permanências e modificações nas ideias pedagógicas (1995 – 2011), que tinha como foco investigar e analisar práticas docentes de professores da referida faculdade a fim de compreendermos suas lógicas e tessituras e assim problematizarmos as nossas próprias práticas.   Contudo, não se trata, apenas, da apresentação dos resultados dessa pesquisa, tampouco de uma abordagem que privilegie a descrição e/ou ordenação cronológica de fatos marcantes da instituição com vistas a reconstituir uma trajetória histórica uníssona e linear. A empreitada a que nos propomos foi a de reunir fios de diversas cores e texturas, deixando aos leitores a tarefa de entrelaçar e tecer suas próprias composições, bem como, de estabelecer diálogos, (re)construir memórias e quiçá outras histórias sobre a faculdade.

Nessa direção, selecionamos um conjunto de textos permeados por múltiplos enfoques que se entrecruzam e se desdobram em diferentes maneiras de narrar/ler/escrever, ao mesmo tempo dispersas e inter-relacionadas, fruto das distintas assinaturas que guardam as marcas de seus sujeitos. Os autores e as autoras dos textos que compõem o livro, não obstante aos diferentes pertencimentos, compartilham narrativas/escrituras sobre suas vivências enquanto professores, pesquisadores e alunos no espaço/tempo da instituição compondo um verdadeiro caleidoscópio em que é impossível ver/ler de uma única forma.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0215-3
DOI: 10.24824/978854440215.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

NARRANDO PARA NÃO ESQUECER:<br>memórias e história da faculdade de educação

Autores

Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Bolsista de produtividade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É Diretora da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN), vice-coordenadora do Mestrado em Educação (POSEDUC), conselheira titular do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) representando a Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É Bolsista de Produtividade da UERN.

Ana Paula da Silva Braga

Graduada em Pedagogia (2013) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É professora da Educação Básica há 03 anos em uma instituição privada. Participante voluntária do Projeto de Pesquisa: Historiando a prática pedagógica de professores da Faculdade de Educação da UERN: permanências e modificações nas ideias pedagógicas (1995-2011), entre 2011-2012.

Anadja Bruna Lopes de Oliveira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Participante voluntária do Projeto de Pesquisa: Historiando a prática pedagógica de professores da Faculdade de Educação da UERN: permanências e modificações nas ideias pedagógicas (1995-2011), entre 2011-2012.

Arilene Maria Soares de Medeiros

Licenciada em Letras pela UERN. Mestre em Educação pela UFES. Doutora em Educação pela UFSCar. Professora do Departamento de Educação da UERN, Campus Central. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade.

Falconiere Leone Bezerra De Oliveira

Professor Especialista da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação Ambiental. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UERN.

Francisca de Fátima Araújo de Oliveira

Possui graduação em História pelo Instituto de Ciências Humanas de Mossoró (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente Pró-Reitora Adjunta da Pró_reitoria de Ensino de Graduação da UERN, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade - FE/UERN, Coordenadora do Projeto de Pesquisa A Implantação do Projeto Pedagógico nas escolas do Sistema Municipal de Educação de Mossoró-RN: o que mudou na escola?

Francisca Glaudionora da Silveira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1980), especialização em Alfabetização de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1995) e especialização em Administração Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente, é Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo.

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Professora Doutora Adjunta IV da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Formada em Pedagogia e Mestre em Educação, é Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Pedagogia da UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Alfabetização e Letramento da FE/UERN e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Movimento do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordena o Grupo de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular da FE/UERN. É Professora de Estágio Supervisionado e Laboratório de TCC, também na FE/UERN.

Josenildo Oliveira de Morais

Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor Adjunto do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande de Norte, atuando nas disciplinas Literatura e Infância, Ensino de Arte e Ensino de Língua Portuguesa. Também é Professor dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino nas disciplinas Inglês e Artes.

Lília Kênia Galvão da Silva Neres

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio grande do Norte. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia/UERN.

Lucivania Torquato da Silva Costa

Graduada no Curso de Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Desempenhou atividades de pesquisa no Projeto Desmitificações de crenças acerca de contribuições de disciplinas pedagógicas na formação de professores na FANAT/UERN. Foi bolsista no Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização do Professor (PIBIC/UERN).

Marcia Betania de Oliveira

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FE/UERN. Doutoranda em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PROPED/UERJ (2013/2016). Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UFRN (2008/2010). Especialista em Educação, com Área Temática em Alfabetização (UERN-1996/1999). Graduada em Pedagogia (UERN -1991/1996).

Maria Antônia Teixeira da Costa

Professora Doutora Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Formada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e Mestre em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Brasileira, formação de professores, docência, imagens de docência, história de vida, história da profissão docente. Membro do Grupo de Pesquisa da UERN: Formação e Profissionalização do Professor.

 Maria Auxiliadora Alves Costa

Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestranda da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação-PosEduc/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Teorias de Ensino e Práticas Educativas. Diretora da Faculdade de Educação da UERN (2009-2013 / 2014-2018).

Maria Rosilene da Silva Brito

Foi aluna do Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista do Projeto PIBIC/CNPq/UERN intitulado Historiando a prática pedagógica de professores da Faculdade de Educação da UERN: permanências e modificações nas ideias pedagógicas (1995-2011), entre 2011-2012.

Mariluze Riani Diniz dos Santos

Graduada no Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu), onde desempenhou atividades de pesquisa, ensino e extensão. Participou na condição de monitora do PRODOCÊNCIA/UERN: Uma proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura. Foi voluntária no Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização do Professor (PIBIC/UERN).

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, também pela UERN (2003). No âmbito da pesquisa, tem desenvolvido estudos que focalizam as políticas curriculares, a formação de professores e a educação ambiental.

Núzia Roberta Lima

Mestre em educação na linha de pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Programa de Pós-Graduação (POSEDUC). Participa do grupo de Pesquisa da UERN Formação e Profissionalização do Professor (GEPFOPP). Pedagoga e Especialista em Formação de Professor pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB). Especializanda do Curso de Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas pela Faculdade da Rede Pitágoras de Ensino. Professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN (Bolsista CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor (UERN). Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação pela UERN, no campo temático Formação de Professores. Atualmente, é professora provisória da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na área de pesquisa, desenvolve estudos com ênfase na História da Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando com os seguintes temas: instituições escolares, formação de professores, prática de professores e Educação a distância.

Uigna Bento Gurgel

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC/FE/UERN), já tendo sido bolsista do CNPQ, contribuindo com estudos sobre a linha de Formação e Profissionalização do Professor, através do projeto de pesquisa: Historiando a prática pedagógica dos professores da Faculdade de Educação (UERN): permanências e modificações nas ideias pedagógicas (1995-2011).