Capa do livro: INCLUSÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA:<BR>políticas públicas para minorias marginalizadas em região da fronteira amazônica

INCLUSÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA:
políticas públicas para minorias marginalizadas em região da fronteira amazônica

Autores: Luciana Fabiano - Marcélio Uchôa - Mí­rian Cruz Amaro

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Sinopse

A despeito de qualquer outra justificativa para realização desta obra, consideramos que modo profissional da educação tem uma responsabilidade social para com as minorias existentes no contexto social do qual participa, cumprindo a função dialética proposta por Freire entre o ser humano e seu mundo.

Como profissional da educação, não dá para ignorar o contingente de jovens e adultos imigrantes e também seus filhos, que buscam nas escolas brasileiras as chances de uma inclusão social. De igual maneira, não é possível assumir uma ideologia fatalista de imobilidade conforme denuncia Freire em seus escritos, frente à opressão sofrida por tais grupos no interior da própria escola, que normalmente isolados e discriminados pelos traços físicos e linguísticos, têm sido vítimas de preconceito ou sofrido em algum momento palavras de desprestígio ou ação de isolamento social. Assim, ao tempo que esta obra atende a inquietações pessoais, também responde a uma exigência social, quando contribui para elucidação dos problemas relativos à exclusão social de jovens e adultos, cujo processo de escolarização foi negado ou interrompido na idade certa, produzindo os milhões de analfabetos e consequentemente os bolsões de pobreza, o desemprego e toda a sorte de problemas sociais. Do ponto de vista legal, o artigo 5º do texto constitucional, garante tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros residentes no Brasil o direito à igualdade, além de outros assegurados no rol dos direitos e garantias fundamentais a todos os cidadãos.

Este trabalho não se propõe a esgotar a temática, todavia seus escritos são um alerta e também um indicativo para todos os profissionais da educação que coadunam a idéia processada por Freire (1996): a idéia de que uma das tarefas mais importantes da prática educativa crítica é propiciar as condições necessárias para que os educandos possam assumir-se como ser social, como ser histórico, como ser que pensa e que faz cultura, como ser que se comunica, como ser que transforma, que cria, que realiza sonhos, mas sobretudo que ao assumir-se, aprende a aceitar o outro.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-69-0
DOI: 10.24824/978856248069.0
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

INCLUSÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA:<BR>políticas públicas para minorias marginalizadas em região da fronteira amazônica

Autores

Luciana Fabiano

Graduação: Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar. Graduanda do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Especialista em Gestão de Recursos Humanos (2001), Especialista em Ensino Superior (2002), Especialista em Linguagem e Educação (2004), Especialista em Administração Pública (2009), Mestrado em Ciências da Linguagem. Professora Efetiva da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Autora, com Marcélio Uchôa, das seguintes obras: “ESPAÇO AMAZÔNIA: Inclusão Social, Cultura, Linguagem e Educação” (Editora CRV); “POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL NA REGIÃO AMAZÔNICA: Gestão de Aprendizagens” (Editora CRV); “AMAZÔNIA EM TRÊS MOMENTOS: Colonização, Urbanização e Empreendimentos Alternativos”.

Contato: lucianafabiano1@hotmail.com

 

Marcélio Uchôa

 Graduado em Geografia pela Universidade Católica de Goiás/UCG, Especialista em Administração Pública. Mestrado em Geografia – Área de Concentração: Meio Físico e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR Professor Efetivo do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais da Universidade Federal de Rondônia. Autor das seguintes obras:“ESPAÇO AMAZÔNIA: Inclusão Social, Cultura, Linguagem e Educação” (Editora CRV); “POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIALNAREGIÃO AMAZÔNICA: Gestão de Aprendizagens” (Editora CRV); “AMAZÔNIA EM TRÊS MOMENTOS: Colonização, Urbanização e Empreendimentos Alternativos”.

Contato: marcelio.brasileiro@hotmail.com

 

Mírian Cruz Amaro

É mestra em Ciências da Linguagem, área de concentração Linguagem e Educação pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Graduada em Pedagogia. Pós-Graduação em nível de Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Linguagem e Educação. Professora Colaboradora na Universidade Federal de Rondônia/ UNIR/Campus de Guajará-Mirim.

Contato: miriancruz@yahoo.com.br