Capa do livro: DOCÊNCIA E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

DOCÊNCIA E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Gionara Tauchen - Daniele Simões Borges (Orgs.)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A organização desta obra emerge das pesquisas e das atividades desenvolvidas junto à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES), que se dedica ao estudo das condições contemporâneas da universidade: das questões epistemológicas às políticas educacionais e à docência. As pesquisas foram organizadas em três eixos temáticos: o primeiro, docência e organização do ensino, contempla estudos sobre a universidade como organização complexa, os desafios da atividade docente e das inovações no ensino, a interdisciplinaridade na organização curricular e os laboratórios didáticos. O segundo, diversidade e ações afirmativas, discute a inclusão indígena, as políticas e ações inclusivas para as pessoas com deficiência e os estudos sobre a sexualidade nos currículos dos cursos de graduação. O terceiro eixo, as políticas de pós-graduação no Brasil, aborda os dilemas da pesquisa na pós-graduação brasileira, a organização dos mestrados profissionais e as políticas e programas para redução das assimetrias regionais da pós-graduação. Desejamos que a socialização desses estudos ampliem nossos diálogos e que nos auxiliem na (auto)produção, na desconstrução e na ressignificação da docência, das instituições e dos nossos objetos de conhecimento. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0173-6
DOI: 10.24824/978854440173.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DOCÊNCIA E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Alessandra Nery Obelar da Silva

Mestre em Educação (FURG), Professora do Ensino Fundamental no município de Rio Grande/RS, pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES/FURG) e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG).

Altair Alberto Fávero

Doutor em Educação (UFRGS), professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF), pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG) e do Grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (PUCRS)

Amarildo Trevisan

Doutor em Educação (UFRGS), professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria, líder do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (UFSM) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Racionalidade e Formação (PUCRS).

André Martins Alvarenga

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (FURG), Professor assistente II da Universidade Federal do Pampa, pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG) e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG).

Camila Pinto das Neves

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG), pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG) e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG).

Catia Piccolo Devechi

Doutora em Educação (UFSC), professora adjunta II da Universidade de Brasília, líder do Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados em Educação (GRIECE) e pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES/FURG).

César Costa Machado

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandenese (IFSul), campus Pelotas.

Daniel da Silva Silveira

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG), professor Assistente I da Universidade Federal do Pampa.

Daniele Simões Borges

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG), professora do Ensino Fundamental no município de São José do Norte/RS, pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES/FURG) e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG).

Débora Pereira Laurino

Doutora em Informática na Educação (UFRGS), Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG).

Evandro Dotto

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Assessor de Planejamento, Controle e Tecnologia do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria.

Gionara Tauchen

Doutora em Educação (PUCRS), Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande, líder da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES/FURG) e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG).

Juliana Lapa Rizza

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (FURG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE).

Márcia Von Frühauf Firme

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG), professora assistente da Universidade Federal do Pampa.

 Maria de Amorim Coury

Mestre em Educação em Ciências (FURG). Assessora da Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 Maria Helena Machado de Moraes

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG). Pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES/FURG) e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG).

 Neusiane Chaves de Souza

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG). Pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES/FURG) e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG).

Obirajara Rodrigues

Doutor em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG), Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande.

Paula Regina Costa Ribeiro

Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – Ceamecim, líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE).