Capa do livro: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: <br>ação integrativa e definição de contornos teórico-práticos

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA:
ação integrativa e definição de contornos teórico-práticos

Autores: Nájela Tavares Ujiie - Rosana Beatriz Ansai (Orgs.)

livro impresso
de R$ 41,90 por
livro digital
de R$ 41,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: ação integrativa e definição de contornos teórico-práticosé resultado de uma trajetória de ressignificação do estágio como campo de conhecimento, junto ao curso de Pedagogia e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE). Uma ação educativa que teve por prerrogativa maximizar a profissionalização docente dos acadêmicos-estagiários, junto ao universo real do campo de atuação docente: a escola.

A obra apresentada é uma coletânea de onze capítulos organizados em duas partes que constituem um todo articulado. A parte 1, denominada O Estágio Supervisionado na Pedagogia: análises e ponderações dos docentes do curso, é composta por seis capítulos, os quais têm por foco conceituar o estágio curricular do curso de Pedagogia em sua configuração e status de importância, como área do conhecimento e do saber, bem como em suas diferentes modalidades. A parte 2 intitula-se O Estágio Supervisionado na Pedagogia: interpretações, vivências e relatos reflexivos, e se compõe por cinco capítulos direcionados à ação experiencial dos estágios de acadêmicos do curso de Pedagogia em coautoria com os docentes orientadores/supervisores das diferentes modalidades de estágio, mas primando pelo respeito à ótica do acadêmico-estagiário.

O livro em si é um constructo coletivo de significados e significâncias forjado no espaço-tempo do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória, aberto à leitura, à discussão e à ressignificação, como o conhecimento e o saber em seu fluxo contínuo. Boa leitura a todos!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0118-7
DOI: 10.24824/978854440118.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: <br>ação integrativa e definição de contornos teórico-práticos

Autores

Débora Passos Guimarães

Pedagoga e Especialista em Alfabetização e Letramento, pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como acadêmica bolsista em 2010-2012 e atual­mente é supervisora bolsista do subprojeto Mão Amiga (PIBID/CAPES). Professo­ra dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Municipal de União da Vitória-PR e Porto Vitória-PR.

 EvenMarila B. Zwierzykowski

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Espe­cialista em Interdisciplinaridade e Abordagens Ludopedagógicas, pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Municipal de Mallet-PR.

 Franciele Clara Peloso

Pedagoga. Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Educação pela Universi­dade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente efetiva do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Es­tadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Membro do Núcleo de Estudos Freirianos de Investigação e Ação Social (NEFIAS) pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq.

 Kelen dos Santos Junges

Pedagoga. Especialista em Pré-Escola e Séries Iniciais. Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV) e do­cente do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP), ambos vinculados ao CNPq. 174

 Lauriana Rubbo

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Pro­fessora do Curso de Formação de Docentes, da Rede Estadual de Porto União-SC.

 Liriane Castro

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadu­al de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva, pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). Professora atuante na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

 Líris Rosalina Kröni Guerra

Pedagoga. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universida­de Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do Colegiado de Pedagogia, da Uni­versidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV).

 Nájela Tavares Ujiie

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do Colegiado de Pedagogia e Coordenadora de Estágio Supervi­sionado do Curso, desde 2012, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Facul­dade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/ FAFIUV). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “Práxis Educativa Infantil: Sa­beres e Fazeres da/na Educação Infantil” (GEPPEI) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), ambos vinculados ao CNPq.

 Michelly Fink

Pedagoga e Psicopedagoga Institucional pela Universidade Estadual do Pa­raná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vi­tória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como acadêmica bolsista em 2010-2011 e atualmente é Super­visora Bolsista do Subprojeto Mão Amiga (PIBID/CAPES). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Municipal de União da Vitória-PR.

Rosana Beatriz Ansai

Pedagoga. Especialista em Fundamentos da Educação. Mestre em Educação. Orientadora Educacional da E.E.B. Prof. Balduíno Cardoso. Coordenadora e pro­fessora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNES­PAR/FAFIUV). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e líder do Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores (NEFIPP), vinculado ao CNPq. Coordenadora do Subprojeto Mão Ami­ga, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).

 Roseli Vergopolan

Pedagoga. Bióloga. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais. Mestre em Educação, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Supervisora Bolsista do Subprojeto Mão Amiga (PIBID/CAPES). Professora dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental, junto à Rede Pública Municipal de União da Vitória-PR. Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Es­tadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq.

 Sandra Salete de Camargo Silva

Pedagoga. Advogada. Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Es­tadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pes­quisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Direito e Inclusão (NEPEDIN), vinculado ao CNPq.

 Simone Luiza Kovalczuk

Graduada em Letras Português-Inglês, Especialista em Estudos Literários e Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculda­de Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FA­FIUV). Formada no Magistério, pela Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso. Participou como acadêmica bolsista do Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu (USF/SETI), em 2009-2010. Atualmente é professora de Arte e Literatura e atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Pública municipal de União da Vitória – PR. Também é acadêmica bolsista do subprojeto Mão Amiga (CAPES/PIBID) desde 2012. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq.175 176

Taís de Fátima Correia da Luz

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadu­al de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Pós-graduanda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS. Participou como acadêmica bolsista do Projeto Aprendendo com as Dificuldades (USF/SETI), em 2012-2013.