Capa do livro: PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE:<BR>para sentipensar os sete saberes na educação

PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE:
para sentipensar os sete saberes na educação

Autores: Katia Brandão Cavalcanti

Nós pesquisadores da Pedagogia Vivencial Humanescente estamos lançando sementes de amor, de poesia, de generosidade por onde passamos... Acreditamos que conhecimento e sentimento são versos que compõem a mesma poesia da vida.

 

Nosso livro sobre a Pedagogia Vivencial Humanescente congrega uma coletânea de trabalhos que estão sendo produzidos em vários Laboratórios Vivenciais Humanescentes inseridos em diferentes instituições educativas. São projetos de pesquisa - ação vinculados à Base de Pesquisa Corporeidade e Educação (BACOR) que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma linha de pesquisa que desenvolve estudos com a mesma temática. Todas as autoras Doutoras e Doutorandas, Mestras e Mestrandas estão envolvidas com os desafios da corporeidade para reencantar a educação.

 

Este livro representa o início de uma longa jornada humanescente que pretende contribuir com a formação transdisciplinar de educadores, pesquisadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, incluindo os seus respectivos processos de autoformação humanescente. Procuramos tematizar a Pedagogia Vivencial Humanescente estabelecendo conexões com o Sentipensare com os Sete Saberes.

 

A Pedagogia Vivencial Humanescente se constitui numa declaração de amor e poesia ao mundo que vive em cada um de nós. Você é nosso convidado! Esperamos que venha dançar conosco as belas canções de amor que a Pedagogia Vivencial Humanescente está compondo. Dançando com os nossos textos humanescentes você sentirá o abraço generoso, acolhedor, que nos faz humanescer. Humanescendo somos capazes de humanescer a humanidade!

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-98-0
DOI: 10.24824/978856248098.0
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE:<BR>para sentipensar os sete saberes na educação

Ana Tânia Lopes Sampaio

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983); Especialização em Saúde Pública, pela ENSP Fiocruz (1988); Especialização em Educação em Saúde, pela Universidade de Ribeirão Preto (1989); Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde, pela ENSP Fiocruz (2006); Mestrado em Enfermagem, pela UFRN (2005), com a Dissertação “O conhecimento transversal da sexualidade: o pensamento e a tradução do discurso”; Doutorado em Educação, pela UFRN (2008), com a Tese “Universo encantado do cuidado na autopoiese docente: uma viagem epistemológica transdisciplinar”. Foi secretária Municipal de Saúde dos municípios de Macaiba e Natal no RN. Presidiu por dois mandatos o Conselho de Secretários municipais de Saúde do RN. Participou da autoria e implantação do Projeto Pedagógico de um curso de enfermagem pautado no pensamento complexo com currículo transdisciplinar. Atualmente é consultora e professora da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (Facex) e enfermeira da Fundação Nacional de Saúde-MS. Tem experiência na área de Enfermagem e Educação, com ênfase em Enfermagem na Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: SUS, política, formação, gestão e participação popular. Na área da Educação com ênfase e Pedagogia Vivencial Humanescente, atuando principalmente nos seguintes campos: corporeidade, currículo, transdisciplinaridade, formação humanopoiética, autoformação humanescente e ludopoiese. E-mail: anatsampaio@hotmail.com

 

Artemisa de Andrade e Santos

Possui Graduação em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Especialização em Arteterapia, pela Universidade Potiguar (2009); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), com a Dissertação: Corporeidade e a melodia da experiência estética na formação humanescente de cantores educadores; Autoformação em Música. Cantora do Coral do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Coral Canto do Povo - FJA) e Madrigal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). Estudos com ênfase nas seguintes temáticas: Corpo/Corporeidade, Formação Humanescente, Cultura, Educação e Artes. E-mail: andradeesantos@yahoo.com.br

 

Áurea Emília da Silva Pinto

Natural de Natal/RN. Possui graduação em Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pólo Natal, Rio Grande do Norte, em 2004. Especialização em Terapia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará; em Formação Política para Cristãos Leigos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; em Educação Holística e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Educação, em andamento (2010-2011). Integrante da Base de Pesquisa Corporeidade e Educação. Colaboradora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Natal e da Rede de Assessores do Centro Nacional Fé e Política “Dom Helder Câmara”, em Brasília, organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Facilitadora do Núcleo Estadual da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde; Atua no Conselho Estadual de Saúde, representando os usuários do Centro de Defesa do Consumidor do Estado do Rio Grande do Norte. Dedica-se aos estudos da Corporeidade e da ludopoiese, descrevendo e investigando o processo de desenvolvimento da humanescência das práticas educativas de educadores em saúde no Estado do Rio Grande do Norte. E-mail: natalaurea@yahoo.com.br

 

Edileuza de Medeiros Monteiro Roque

Possui Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988); Especialização em Geografia do Nordeste, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990); Especialização em Educação Sexual, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Atualmente é mestranda em Educação na linha de pesquisa Corporeidade e Educação da UFRN. Professora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Ciências Sociais, Membro do Conselho Gestor Municipal de Saúde e Prevenção nas Escolas, Coordenadora do Núcleo de Educação Sexual no Instituto Kennedy. Membro do Comitê de Avaliação de Projetos-NEPE/ IFESP, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, transdisciplinaridade, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos. E-mail: emmonteiroroque@gmail.com

 

Elen Dóris Barros Carlos de Amorim

Possui Graduação em Educação Física e Desportos, pela Universidade Federal de Pelotas (1979); Especialização em Ginástica Rítmica Desportiva e Dança-UFPEL/RS; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), na Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação, com a dissertação Corporeidade e Ludicidade: O Fluir Humanescente na Formação de Professores (2008). É Professora Formadora das disciplinas Educação Física; Corporeidade e Educação; Pesquisa e Prática Pedagógica; Estágio Curricular Supervisionado, nos cursos, Normal Superior e Pedagogia. Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso/Memorial de Formação, nos cursos de Pedagogia e Normal Superior e Monografia nos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Gestão em Processos Educacionais. Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP/RN. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, Educação Física, com especial interesse em temas que tratam da formação humana, da humanescência, da corporeidade, da ludicidade, da Pedagogia Vivencial Humanescente. E-mail: elendorisb@bol.com.br

 

Evanir de Oliveira Pinheiro

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora de Educação Infantil da Rede Municipal e de Formadora Pedagógica da Secretaria de Educação Estadual da Cidade de Natal/ RN. Atua como professora de Artes e formadora de docentes da educação básica e de jovens e adultos em instituições do ensino superior e de pós-graduação. Atualmente é Doutoranda da Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação do PPGEd/UFRN. Possui experiência de mais de 20 anos na área de Educação, com ênfase em Artes, Práticas Pedagógicas e Currículo. Recebeu vários prêmios nacionais na área de educação pelo MEC. 1. Prêmio Qualidade na Educação Infantil (2003) - “Situando-se no espaço: explorando o mundo físico e social circundante” 2. Prêmio Incentivo ao Ensino Fundamental (2004) - “Aprendendo a ler nas entrelinhas da imagem e da expressão”. 3. Prêmio Professores do Brasil, 1ª edição (2005) - “Para que a vida nos dê flor e frutos”. 4. VII Prêmio Arte na Escola (2006) – “Identidade cultural e letramento”. 5. Prêmio Pátio/Isme de Educação para a Cidadania (2006) - Projeto Meu Lugar, minha história, minha participação.

E-mail: evanirpinheiro.arte@hotmail.com

 

Hunaway Albuquerque Galvão de Souza

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1984), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). É Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, desde maio de 2003, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde, Disciplinas didático-pedagógicas da Educação Física, Metodologia dos esportes e Práticas corporais. Atualmente é Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação.

E-mail: hunaway@bol.com.br

 

Katia Brandão Cavalcanti

Possui Graduação em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974); Especialização em Lazer e Recreação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982); Doutorado em Filosofia, pela Universidade Gama Filho (1984); Pós-Doutorado em Epistemologia da Motricidade Humana, pela Universidade Técnica de Lisboa (1994). Concebeu e estruturou a Base de Pesquisa Corporeidade e Educação (BACOR/UFRN) em 1995, sendo coordenadora do referido grupo de pesquisa até 2002. Atualmente é professora do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFRN, na Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação. Desenvolve ações de consultoria em Lazer, Turismo e Hospitalidade. Atua na área de Educação com ênfase nas seguintes temáticas: Pedagogia Vivencial, Humanescência, Corporeidade, Lazer, Educação Ambiental, Ecoanimação e Ludopoiese.

E-mail: katiabrandao@terra.com.br

 

Lígia Souza de Santana Pereira

Possui Graduação em Educação Física e em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco (1983); Especialização em Educação pelo Movimento Humano nas Faculdades Integradas Castelo Branco/RJ (1992) e em Dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Mestrado em Engenharia de Produção (2003) sendo a Ergonomia a área de concentração; Doutoranda em educação na linha de pesquisa Corporeidade e Educação da UFRN. É professora de ensino básico técnico tecnológico da Escola Agrícola de Jundiaí, coordena o Ensino Médio e o Programa de Integração Profissional Técnica de Jovens e Adultos (PROEJA) na UFRN. Desenvolve pesquisa na área da educação, educação física, lazer, ecovivência e lúdico. E-mail: ligiasspereira@gmail.com.br

 

Maristela de Oliveira Mosca

Possui Graduação em Pedagogia, pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras (FARFI), com habilitação em Supervisão e Administração Escolar (1989); Técnico de Instrumento – Habilitação Piano (1983); Especialização em Pedagogia do Movimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2003); Educadora Orff-Schulwerk com Certificação pela San Francisco School, San Francisco/Califórnia/ USA (2009); Mestrado em Educação pela UFRN, com a Dissertação: “Como se fora brincadeira de roda: a ciranda da ludopoiese para uma educação musical humanescente” (2009). Concebeu e desenvolveu o primeiro Projeto de Educação Musical de Natal/RN com ênfase na Pedagogia Vivencial na Escola Viva Natal, instituição privada de Educação Infantil e Básica no município de Natal/RN. Desenvolve projetos transdisciplinares na Educação Musical a partir dos pressupostos da Corporeidade, da Filosofia Orff-Schulwerk de Educação Musical, da Ludopoiese e da Pedagogia Vivencial Humanescente. Professora do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/ UFRN), atuando transdisciplinarmente na Educação Básica de crianças.

E-mail: maristelamosca@gmail.com

 

Narla Sathler Musse de Oliveira

Graduada em Geologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989); Especialista em Gemologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990) e, em Gestão Ambiental, pela UFRN (2001); Mestre em Geologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996); Doutoranda em Educação pela UFRN. Atualmente participa da Base de Pesquisa Corporeidade e Educação (BACOR/UFRN) e coordena o grupo de pesquisa “Núcleo de Inclusão” do CEFET-RN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente com a inclusão, educação a distancia, transdisciplinaridade e corporeidade.

E-mail: narla@cefetrn.br

 

Rita de Cássia Araújo Alves Mendonça

Formada em Psicologia e especialista em Sexualidade Humana, no Rio de Janeiro/RJ; coordenou Projetos na área de formação e intervenção social com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), no Brasil, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça. Publicou vários materiais educativos para profissionais e adolescentes. Fundadora e membro do conselho consultivo da organização não governamental Canto Jovem, colabora como voluntária para a formação de adultos e jovens em programas de intervenção educativa e comunitária. Foi presidente do Conselho Muni cipal de promoção e defesa dos Direitos da Criança e de Adolescentes, em Natal/RN. Concluiu o Mestrado em Psicologia Social e Qualidade de Vida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Educação-PPGEd/UFRN, integrante da Base de Pesquisa de Educação e Corporeidade (BACOR) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar: Formação, (Auto)biografia e Representações Sociais (GRIFARS). Desenvolve pesquisa sobre formação profissional na área de (auto) biografia, Educação Vivencial Humanescente, autoformação, heteroformação e ecoformação. Como servidora pública, participa no planejamento e na gestão educacional com a equipe pedagógica da Escola Judicial do TRT 21ª Região. E-mail: ritaalvesm@terra.com.br