Capa do livro: OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:<BR>o papel da CPA

OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:
o papel da CPA

Autores: Alba Regina Azevedo Arana (Org.)

livro impresso
de R$ 35,90 por
livro digital
de R$ 35,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra traz pesquisas, esclarecimentos, releituras e inovações sobre a avaliação institucional. Se destina, em especial, à comunidade acadêmica, com destaque para autores conscientes da importância de se considerar novas modalidades de construção do conhecimento que correspondam à complexidade dos problemas colocados pela sociedade e atingem sinergicamente processos e capacidades institucionais.

As práticas da avaliação institucional no ensino superior, são consideradas de grande relevância para o desenvolvimento da universidade, do ensino e da inovação. Partindo desta premissa, este livro foi elaborado como o objetivo de promover a incursão sobre a trajetória dos sistemas de avaliação institucional, indicando proposições e ações nos processos autoavaliativos.

Seus capítulos foram produzidos por pesquisadores de reconhecida expressão nacional e internacional nas mais diversas formações, e trazem à discussão resultados de processos avaliativos institucionais, oferecendo elementos para análises e tomadas de decisões pelos seus gestores.

Dividido em duas partes- “Desafios Teóricos e Metodológicos da Avaliação Institucional” e “Projetos Voltados à Avaliação Institucional na Unoeste”- este livro destina-se à comunidade acadêmica, constituindo um referencial importante para todos aqueles que têm estudado, implementado e desenvolvido processos de autoavaliação institucionais, contribuindo para o desenvolvimento institucional no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0231-3
DOI: 10.24824/978854440231.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:<BR>o papel da CPA

Autores

Alba Regina Azevedo Arana

Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986-1987), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, é Diretora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (FACLEPP/UNOESTE), onde atua também como professora titular na graduação e na Pós-graduação lato sensu e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (MMADRE). Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNOESTE. Possui 2 livros publicados.

Aparecida Darcy Alessi Delfim

Graduada em Pedagogia pela Unesp – campus de Presidente Prudente (SP); Estudos Sociais pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes (SP); Mestrado em Educação, 1975, Universidade do Sagrado Coração, Bauru (SP). Coordenadora Pedagógica Institucional, UNOESTE. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNOESTE, de 2004 a 2007. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNOESTE. Coordenadora da Comissão Geral de Atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNOESTE (PDI), quinquênio 2013-2017. Membro da Comissão de Redação do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNOESTE (PDI), quinquênios 2002-2007 e 2008-2012.

Bernardete Angelina Gatti

É Pesquisadora Consultora da Fundação Carlos Chagas, onde exerceu as funções de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e Superintendente de Educação e Pesquisa. Fez seu Doutorado na Université de Paris VII – Denis Diderot e Pós-Doutorados na PensilvanniaStateUniversity (USA) e na Université de Montréal (Canadá). Foi docente da USP e da PUC-SP. Exerceu várias funções, entre elas Coordenadora do Comitê Científico de Educação do CNPq, Coordenadora de Área da Educação da CAPES, Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Atuou e atua como consultora para instituições voltadas à área de Educação (CAPES, INEP, MEC, FAPESP, Secretarias de Educação, UNESCO, Fundação Victor Civita, CENPEC; IIPE-BA; INRC-CA). É Vice-Presidente da Academia Paulista de Educação e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Suas áreas de trabalho têm sido: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologia da Pesquisa Científica.

 Cristiane Maciel Rizo

Graduada em Ciência da Computação (Bacharelado) pela Universidade do Oeste Paulista (1997) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2010). Especialização em Avaliação da Aprendizagem (UNOESTE) e Especialização em Desenvolvimento Web (UEM). Atualmente é professora da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, também atua como Tutora na pós-graduação, na modalidade a distância e participa da Assessoria de Planejamento da CPA/Unoeste.

 Eduardo Henrique Rizo

Graduado em Ciência da Computação (Bacharelado) pela Universidade do Oeste Paulista (1998) e Pós-Graduado em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, Desenvolvimento de Sistemas para Internet e em Segurança da Informação em Redes de Computadores e Sistemas–UNOESTE. Atualmente, é coordenador de web da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), um dos responsáveis pelo gerenciamento de servidores (Windows/Linux) e professor universitário na mesma instituição. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Sistemas, Gerenciamento de Redes, Serviços e Servidores.

 Jose Clodoaldo da Silva

Graduado em Administração pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Acadêmico de Ciências Contábeis da Unoeste. Trabalha na área de assessoria de diretoria da Unoeste.

Jerson Joaquim da Silva

Licenciado em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Londrina-PR. Bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Doutor em Geografia pela Unesp. Professor dos Cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Medicina da Unoeste. Autor de livros sobre Liderança, Conflitos Interpessoais e Stress no Trabalho.

 Lucimara Carvalho de Andrade Sanches

Graduada em Ciências Contábeis (1999) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e mestrado em Educação (2003) pela unoeste. Atualmente, na Unoeste, é Assistente Técnico Educacional da Pró-Reitoria Acadêmica; Assessora de Planejamento da CPA-Comissão Própria de Avaliação; Parecerista do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); Parecerista da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA); membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Experiência docente nas disciplinas de Contabilidade Hoteleira e Ética e Responsabilidade Social; experiência técnico-administrativa em: Secretaria de Graduação, Coordenadoria de Graduação, Coordenadoria de Pesquisa e Pró-reitoria Acadêmica.

Raimunda Abou Gebran

Graduada em Geografia e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como docente responsável pela disciplina de Didática junto ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Assis. Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (UNOESTE) e líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Trabalho Docente: ações e interações. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação e ação docente, metodologia do ensino e metodologia do ensino de Geografia.

Robson Quintilio

Pesquisador Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) desde 2013. Graduado em Matemática Aplicada (1991) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Astronomia (2000) pela USP. Atualmente, é Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do INEP. Foi professor da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de 2000 até 2013. Tem experiência nas áreas de Matemática Aplicada e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, hardware, ensino de matemática, pesquisa e núcleos ativos de galáxias. Experiência Administrativa na Coordenação de Cursos Superiores

 Zizi Trevizan

Doutora em Letras, Docente Pesquisadora no Departamento de Literaturas de Língua Portuguesa (até 1990), na FCL-UNESP - Assis, SP e Docente Pesquisadora no Departamento de Educação na FCT-UNESP (Presidente Prudente, SP), onde se aposentou em 1995. Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária (2001-2011). Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação – UNOESTE (2005-2013). Docente Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da UNOESTE, Presidente Prudente – SP (desde 1995). Autora e coautora de livros e artigos acadêmico-científicos em Semiótica e Educação: Ensino aprendizagem de linguagens verbais e não verbais.