Capa do livro: PAIXÃO S.A. <br> Como anda o marketing do seu clube do coração?<br> Revista e ampliada

PAIXÃO S.A.
Como anda o marketing do seu clube do coração?
Revista e ampliada

Autores: Marcelo Guimarães

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Sinopse

MARKETING E FUTEBOL, dois temas para os quais o Brasileiro insiste em se considerar especialista.

PAIXÃO, uma faceta que latinos, de uma maneira geral, têm como característica que os distingue. 

O livro “Paixão S.A.: como anda o marketing do seu clube do coração?” ousa tratar destas nossas 3 “especialidades” com uma abordagem analítica e corajosa.  Vai encontrar defensores apaixonados e opositores ferrenhos.  Natural, somos todos técnicos de futebol, marqueteiros e apaixonados.  Temos nossas teses “incontestáveis” para qualquer um dos 3 assuntos. Eu mesmo tenho as minhas. Mas sempre me rendo quando encontro verdadeiros especialistas. E o autor é um especialista com coragem e também a ousadia para discutir com competência nossas fórmulas reconhecidamente tradicionais e desgastadas, ocultadas por trás do talento do jogador brasileiro e pela história da conquista ímpar de 5 campeonatos mundiais.  O simples fato de propor uma estrutura, de designar posicionamento, públicos e avaliar a relação da marca (clube) com seu torcedor, impõe uma reflexão positiva que pode ajudar o desenvolvimento e a organização do futebol nacional.

Como o próprio livro aponta, o que a cultura popular imagina que seja o marketing, não é o marketing.  Muitas vezes marketing – da maneira como se imagina que é – vira adjetivo pejorativo.  Exatamente porque ele não é o que se imagina que é.  Não é o simples exercício da criatividade.  Não é transformar um mau produto num desejo de consumo. A extensão completa e profissional do marketing exige estudo, especialização e método.  Provavelmente, durante muitos anos, as estruturas imperfeitas dos clubes se associaram ao marketing que se imagina e não ao marketing que deveria ser.  E aí, como diz o dito popular, juntou-se o “inútil ao desagradável”.

  O autor propõe uma reflexão para que esta falsa aplicação de marketing seja revista e o universo do futebol, uma riqueza essencial e poderosa para nós, seja administrado com profundidade e profissionalismo.

Você pode não concordar com todas as propostas do livro, mas há de concordar que chega de tratar um ativo tão poderoso para a maioria dos brasileiros, de forma tão amadora e com tanto desperdício de oportunidades.  Aí você vai concordar com a reflexão e vai concordar, também, que “Paixão S.A.: como anda o marketing do seu clube do coração?” estimula a discussão e pode ajudar a fazer os potenciais candidatos aos postos de lideranças de nossos clubes perceberem que seus homens de marketing não podem ser aquele primo ou amigo criativo e que, além de tudo, é torcedor. E, se forem minimamente inteligentes, vão procurar especialistas competentes para entregar a administração de marketing de seus clubes.  E ter o Paixão S.A. como fonte de consulta permanente.

Glaucio Binder

Sócio da Binder Visão Estratégica

Presidente da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0140-8
DOI: 10.24824/978854440140.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

Sumário

PAIXÃO S.A. <br> Como anda o marketing do seu clube do coração?<br> Revista e ampliada

Autores

Marcelo Guimarães

É carioca, criado no bairro da Urca, morador de Copacabana e totalmente apaixonado pelo que faz. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Marketing Digital pela Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é consultor de planejamento e gestão, especialista em elaboração de projetos corporativos, palestrante, conferencista e professor da cadeira de Marketing Esportivo do MBA da Trevisan Escola de Negócios.  

Possui sólida experiência executiva adquirida trabalhando em grandes grupos nacionais e internacionais, dentre eles: C&A Modas, Aladdin Industries, Nutrícia Dietil, Scott Papper e Laboratório Merck. Além disso, desenvolveu projetos em parceria com a Petrobras, Sebrae, Michelin, Valesul, Grupo Gerdau,  Furnas e Faculdade de Economia da UFRJ. 

Durante quase cinco temporadas atuou como Diretor de Marketing e Comercial do Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, sendo um dos 5 finalistas do prêmio Profissional de Marketing de Clubes no ano de 2011, promovido pela Pluri Consultoria, a Trevisan Escola de Negócios e Agência FanClub.