Capa do livro: GEOGRAFIA ESCOLAR:<BR> contextualizando a sala de aula

GEOGRAFIA ESCOLAR:
contextualizando a sala de aula

Autores: Sonia Vanzella Castellar

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra esta organizada em três partes: Conceitos, Formação de Professores e Práticas, que visam contribuir para o aprofundamento de como se dá as relações de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia atualmente. Posso confirmar que, o que está aqui apresentado não é temática alheia à realidade que está sendo vivida por cada um desses autores. São questões que fazem parte de seu trabalho profissional, afinal essa profissão de ser professor carrega em si a dimensão que nos exige além do fazer, a reflexão sobre o que fazemos. E, mais ainda a busca de referenciais teóricos que nos permitam sustentar as nossas verdades.  Esta obra é um exemplo disso e, portanto uma significativa contribuição para a Geografia Escolar e para a pesquisa em ensino de Geografia. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0167-5
DOI: 10.24824/978854440167.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

GEOGRAFIA ESCOLAR:<BR> contextualizando a sala de aula

Autores

 

Sonia Maria Vanzella Castellar

Professora Livre Docente em Metodologia do Ensino de Geografia da Faculdade de Educação da USP. Bolsista Produtividade do CNPq na área de Geografia Humana. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Didática pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Lidera o grupo de Pesquisa GEPED - Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares, credenciado no CNPq. Possui pesquisa nas áreas de Formação de Professores, Educação Geográfica, Cartografia Escolar, Didática da Geografia, Educação em espaços formais e não-formais de aprendizagem. Participa do Grupo de Pesquisa de Investigadores Latino Americanos em Didática da Geografia - REDLADGEO - e editora da revista ANEKUMENE do grupo REDLADGEO. Coordena estudos comparados, com financiamento da CAPES/Colciências em parceria com a Universidade da Antioquia/Medellin e FAPESP - melhoria do ensino público -, sobre estudo da cidade, urbano, uso do solo e lugar. Além de ser autora de vários artigos sobre formação de professor, metodologia do ensino e livros didáticos em geografia para o ensino fundamental II.

Ana Claudia Ramos Sacramento

Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012), Mestre em Educação pela FE-USP (2007). Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores - UERJ desde 2013. Experiência como professora das redes pública e privada dos ensinos fundamental e médio. Coordenadora de Projetos pela FAPERJ e CNPQ. Trabalha com curso de formação de professores. Desenvolve pesquias e atua na área de Ensino de Geografia, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia.

Ana Paula Gomes Seferian

Bacharel e licenciada em Geografia, pela FFLCH, mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de licenciamento ambiental e trabalha a mais de dez anos com formação de professores da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo e de diversos municípios paulistas. Doutoranda na Faculdade de Educação - USP

Davi Bachelli

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena, pela Universidade de Santo Amaro (2003). Atualmente é Mestrando no programa de Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH – USP, Prof. de Ensino Fundamental e Médio PEB II - Geografia da Secretaria Estadual de Educação e Professor de Geografia da Escola de Aplicação FE - USP.

Elisa Favaro Verdi:

Graduada em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Apresenta especial interesse nas áreas de História do Pensamento Geográfico e Geografia Urbana, no que tange aos temas do processo de renovação da geografia brasileira, da produção do espaço e da vida cotidiana. Atualmente, realiza pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP acerca da relação entre a Geografia Crítica e a ditadura civil-militar no Brasil. É membro do GESP (Grupo de Geografia Urbana Crítica Radical), e também do NAP Urbanização e Mundialização, ambos na mesma universidade.

Gislaine Batista Munhoz

Mestre em Educação pela FEUSP, possui graduação em Geografia e Pedagogia e especialização em Design Instrucional para EaD na Universidade Federal de Itajubá.  É Professora Orientadora de Informática Educativa na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e roteirista/avaliadora de objetos de aprendizagem e aplicativo de realidade aumentada. Atuou como especialista EaD no Curso de Especialização em Gestão da Escola para Diretores, do Programa de Formação da Rede Pública, do Estado de São Paulo (REDEFOR) - Convênio SEE-SP/USP. Atualmente é Microsoft's Innovative Educator Expert (MIE Expert) e pesquisadora bolsista no Programa FAPESP Ensino Público, sob a coordenação da Profa. Sonia Castellar na FEUSP.  Tem experiência na área de Educação Geográfica, Cartografia Escolar, Informática Educativa, Formação de Professores, Educação a Distância e Objetos de Aprendizagem com ênfase em Jogos Digitais.

Gláucia Reuwsaat Justo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010 e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) em 2014, sob orientação da Professora Sonia Castellar. Possui experiência profissional na Educação Infantil e no Ensino Superior à distância.

Gustavo Francisco Teixeira Prieto

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e mestre em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é doutorando em Geografia Humana (USP) é professor da Escola da Vila. Tem experiência em Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Teoria e Método da Geografia e Geografia Econômica. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: acumulação e produção do capital, questão agrária no Brasil, história e historiografia da Geografia, teoria do campesinato e o pensamento de Rosa Luxemburg.

Jerusa Vilhena de Moraes

Professora adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Bac e Lic Em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004; bolsista FAPESP) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010; bolsista CAPES). Realizou doutorado sanduíche na Universidade do Minho- na área de metodologias do ensino de ciências. Na graduação foi bolsista de inici. científica (Fac Arq. e Urbanismo-USP. FAPESP; Cnpq). Tem experiência na área de Educação-Ensino de Geografia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, resolução de problemas, alfabetização científica, formação de professores, ensino e aprendizagem em espaços não formais, educação básica. Coordena o Projeto de Pesquisa da FAPESP intitulado “Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica”.

Júlio César Epifânio Machado

Bacharel em Geografia e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2004. Mestre em Educação pela USP em 2013. Professor de Geografia do Ensino Fundamental II e Médio das escolas da rede pública de São Paulo desde 2005.

Paula Cristiane Strina Juliasz

Possui graduação em Geografia - Licenciatura (2008) e Bacharel (2010) - e especialização (2011) em Pesquisa em Cartografia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre as relações tempo-espaço-corpo estabelecidas pelas crianças de 3 a 5 anos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro. Atualmente desenvolve a pesquisa de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na linha de pesquisa de ensino de ciências e matemática. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente na Cartografia Escolar e no Ensino de Geografia.

Rosemberg Ferracini

Professor universitário de Metodologia e Pratica de Ensino em Geografia e Pedagogia. Doutor Geografia Humana pela USP. Coordenou o projeto RedeFor para diretores da Escola pública “Propostas Curriculares do Estado de São Paulo entre os anos de 2010 e 2012” http://redefor.usp.br/. Ganhou em 1ª lugar no Fórum África 2012, promovido pelo Centro de Estudos Africano -CEA- Universidade de São Paulo/USP, recebendo o Prêmio Kabengele Munanga, com o trabalho "A África na Geografia Escolar.' Membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Didática da Geografia REDLADGEO.

 

Wagner da Silva Dias

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2009); Possui graduação em Bacharelado em Geografia (2005) e Licenciatura em Geografia (2006), ambos pela Universidade de São Paulo; Atualmente é professor assistente do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima e integrante do grupo de pesquisa Educação e Didática da Geografia: Práticas Interdisciplinares (Faculdade de Educação/USP). Tem experiência na área de Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia (formação inicial e continuada de professores, livros didáticos e alfabetização cartográfica). Tem experiência acumulada ministrando oficinas pedagógicas e orientando em cursos ligados à prática pedagógica, bem como participando de grupos de pesquisa nas seguintes áreas: alfabetização científica, gestão da escola, metodologia de ensino, interdisciplinaridade.

Waldiney Gomes de Aguiar

 Possui Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP em Geografia Humana com ênfase no Ensino de Geografia, docente do Curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atua na Disciplina de Didática da Geografia e Estágio Supervisionado, foi professor da Educação Básica por mais de quinze anos, participa do Grupo de pesquisa GEPED - Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares na Faculdade de Educação – USP.