Capa do livro: CURRÍCULO:<BR>histórico, teorias, políticas e práticas

CURRÍCULO:
histórico, teorias, políticas e práticas

Autores: Verônica Gesser - Edaguimar Orquizas Viriato

livro impresso
de R$ 57,90 por
livro digital
de R$ 57,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra agrega ao campo dos “Estudos Curriculares” como quer PINAR (2014) uma consistente abordagem em termos teóricos, políticos, práticos e de pesquisas. Apresenta uma visão interdisciplinar do currículo, com menção de aspetos ligados a determinados campos do conhecimento e a diferentes níveis da organização escolar e não escolar. Trata-se de uma relevante contribuição para o estudo do currículo no Brasil, com contribuições sólidas para a sua internacionalização em torno quer do conhecimento (Pacheco, 2014), quer de realidades educacionais diferentes

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0130-9
DOI: 10.24824/978854440130.9
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 274
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CURRÍCULO:<BR>histórico, teorias, políticas e práticas

Autores

Aparecida Favoreto

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1993), especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996)

Cássia Ferri

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Edaguimar Orquizas Viriato

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

Ediene do Amaral Ferreira

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pelotas (1992) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente  faz Doutorado em Educação Programa de Doutorado em Educação - PPGE - UNIVALI.

Eloise Médice Colontonio

Tem Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná e graduação em Pedagogia pela mesma universidade. 

Genylton Odilon Rego da Rocha

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (1990), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1997), graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará (1991), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estagio de pos-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) da França

Gléce Kurzawa Cóser

Possui Mestrado em Educação (2007), com ênfase na área de Currículo e Educação de Jovens e Adultos. É graduada em Pedagogia- Séries Iniciais pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). 

Helenise Sangoi Antunes

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).

Lígia Regina Klein

Possui Licenciatura em Letras Português Francês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1975), Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2010), mestrado em Educação História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e pós-doutorado em Educação, pela UNICAMP, sob supervisão do Dr. Dermeval Saviani (2012). 

Monica Ribeiro da Silva   

Doutora em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professora da Universidade Federal do Paraná nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Atua no campo da pesquisa em Políticas Educacionais com ênfase nas políticas para o ensino médio e educação profissional e na análise de políticas curriculares. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR (2013-2014). Coordenadora do Observatório do Ensino Médio vinculado ao Observatório da Educação da CAPES (2010-2015).

Patrícia Murara Stryhalski

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ (2008) e Complementação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - FAMEG (2008). Especialização em Educação Especial pela Fundação Regional de Blumenau - FURB (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2013). Atualmente, aluna do Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Regina Célia Linhares Hostins

Graduada e especialista em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983; 1985), mestre e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000; 2006) e pos-doutora em Educacao (Politicas educacionais) pela Universidade de Londres.

Rogério Christofoletti       

Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, é jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Autor de três livros e organizador de outros sete, tem dezenas de artigos publicados em periódicos científicos, tratando de temáticas como Ética Jornalística, Crítica de Mídia, Novas Tecnologias e Educação. Como pesquisador, já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). De 2012 a 2014, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente.

Rosana da Silva Moraes   

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991) Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Estágio de doutorado sandwich na Universidade Católica Portuguesa UCP/Lisboa/Portugal - (2012) Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. UNIOESTE - Centro de Educação, Letras e Saúde -Campus de Foz do Iguaçu. Docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Sociedade, Culturas e Fronteira. Experiência na área de Educação, Tecnologias e Mídias; Formação inicial e continuada de professores/as - Didática - Prática de Ensino - Avaliação e gestão educacional

Sandra Maders

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista Capes/MEC/Doutorado. Mestre em Educação (2013) PPGE/UFSM. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp/2008).

Sheila Cristina Matos

Orientadora Educacional em Mesquita, RJ. Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UNIRIO. Psicopedagoga (UFRJ), Pedagoga com habilitação em Magistério, Magistério das séries iniciais, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Administração Escolar (UFPa), com experiência na educação infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, EJA, EAD, Ensino Superior e projetos sociais. Áreas de atuação: Politicas Educacionais, Educação Integral, Educação Pública, Alfabetização e Letramento, Projetos sociais, Formação de Professores, Trabalho Docente, Sociologia da educação, História da Educação e Multiculturalismo.

Stephen M. Fain DR. STEPHEN M. FAIN

Professor, College of Education, and Fellow, Honors College, Miami, Florida - A member of FIU'sfounding faculty, Stephen Fain joined FIU as an academic planner and assumed a leadership role in the development of the curricular framework that established the academic programs at the university. In 34 years, he has compiled a record of exemplary service, establishing himself as an eminent scholar in his field, an outstanding faculty member and advocate of faculty governance, and an inspiring educator for all students. An award-winning teacher, Fainhas taught hundreds of students at the undergraduate, master's and doctoral levels. One of the first members of theFIU faculty to work at the doctoral level, Fain has supervised or served on more than 100 successful doctoral dissertation committees. In 2002, Fain was invited to join the Honors College as a Fellow. He developed a third-year honors seminar focused on discovering the American character. Working with his students, he has raised enough money each year to underwrite a four-day trip to Washington, D.C. In 2003, he was presented with an Outstanding Honors Fellow Award.

Teresa Kazuko Teruya      

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação(2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Marília/SP. 

Valdo Barcelos

Prof. univ. desde 1991. Pós-Doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira (2009) Dr. educação (UFSC, 2001), Mestre Educação (UFSM, 1996). Pesq. Produtividade-1-CNPq. Prof. Associado-CE-PPGE-UFSM- Em 2008 atuou como Prof/Pesq. visitante no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Em 2006 participou como Professor/Conferencista convidado no Instituto PIAGET-(Portugal). 

VERÔNICA GESSER  

Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA e mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Vice-Coordenadora, professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado).

Zemilda C. W. N. dos Santos    

Aluna Bolsista Capes do Programa de Doutorado em Educação - PPGE - UNIVALI. Mestre em Educação pela Univali, Pesquisa: Trajetórias Docentes no município de Camboriú - SC: Memórias de professoras da Infância. Especialização em Literatura e Letramento pela Aupex Pós Graduação de Joinville - SC e Graduação em Pedagogia pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí - SC. Formadora e Assessora na área de Educação Infantil nos temas de Avaliação, Documentos Reguladores (Diretrizes e Projetos Políticos Pedagógicos), e Prática Docente. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, curriculo, infancia, tic e educação infantil. Professora de Educação Infantil.