Capa do livro: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS:<br>entre a realidade e o devir

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS:
entre a realidade e o devir

Autores: Cristina Maria d’Ávila - Roberta Melo de A. Abreu

livro impresso
de R$ 35,90 por
livro digital
de R$ 35,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores e Pedagogos: entre a realidade e o devir - este livro escrito por docentes e pesquisadores de universidades públicas e pesquisadoras do campo pedagógico-didático apresenta reflexões sobre o estágio curricular supervisionado como etapa fundamental na formação de professores e pedagogos e elemento decisivo na constituição de suas identidades profissionais. Compreendemos os espaços de aprendizagem escolares, particularmente, a sala de aula, como locais onde habitam, concomitantemente, a complexidade, o conjunto de situações fluidas, a subjetividade, as intencionalidades políticas e formas de atuação profissional. Para conhecê-los, apreendê-los, gerenciá-los e replanejá-los, os futuros profissionais (professores e pedagogos) precisam submergir nesse campo. Defendemos que o estágio deva, pois, oportunizar aos estudantes uma visão profunda da realidade bem como o conhecimento do seu campo de atuação. Estabelecer elos para uma associação entre a teoria e a prática e instrumentalizá-los no sentido de perceber o estágio como um espaço de pesquisa. Este é nosso objetivo com este livro. E que professores, pedagogos, gestores, especialistas na área educacional e demais profissionais de educação possam apreciá-lo e utilizá-lo como alimento para reflexões sobre suas práticas profissionais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0155-2
DOI: 10.24824/978854440155.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS:<br>entre a realidade e o devir

Autores

ADRIANA PONTE

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente da UNIRB e Coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade Montessoriana de Salvador, Bahia. 

ANA LÚCIA NUNES PEREIRA

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Doutoranda em Educação – PUC, São Paulo. Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB\ CAMPUS XV. 

CRISTINA MARIA D’ÁVILA

Pedagoga, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com pós-doutorado em Formação de professores pela Universidade de Montréal, Canadá. Docente Titular do Departamento de Educação, Campus 1 da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED\UFBA. 

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB\ CAMPUS I. 

EDNA FURUKAWA PIMENTEL

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 

LAWRENCE STENHHOUSE

Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1991. 

MARIA RAIDALVA NERY BARRETO

Pedagoga, Mestre em Políticas Públicas e Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente do Instituto Federal da Bahia – IFBA. 

ROBERTA MELO DE A. ABREU

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB\ CAMPUS XV. 

TAYLANE SANTOS NASCIMENTO

Licenciada em Pedagogia – Docência e Gestão de Processos Educativospela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Departamento de Educação/ Campus XV – Valença. Licenciada em Letras Vernáculas e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE. Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.