Autores: Ana Luisa Teixeira de Menezes - Ana Maria Melo de Pinho
Ana Luísa e Ana Maria nos convidam a realizar um giro epistemológico para compreender a arte e a vivência como categorias chaves para a intervenção em grupos populares. Trazendo contribuições significativas para a construção do arcabouço teórico-metodológico da Psicologia Comunitária e da Educação Popular, as autoras partem de interrogantes fundamentais tais como: em que medida a arte e a vivência se vinculam com a facilitação do processo humano de desenvolvimento e libertação? Como essas categorias se articulam para a construção e efetivação de uma práxis libertadora dos indivíduos e sociedades, num contexto de pobreza e opressão?
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0115-6
DOI: 10.24824/978854440115.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Maria Melo de Pinho
Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialização em Arte- terapia pelo IUNA- Instituto Universitário Nacional de Artes de Buenos Aires (2003), Facilitadora de Biodança (2002), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Integração, Articulação e Monitoramento da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas em Fortaleza e professora adjunta do curso de psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará. Foi coordenadora do Trabalho Social do Projeto Vila do Mar do Município de Fortaleza. Foi Coordenadora Regional de Saúde Mental - SER V da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Autora do Livro “El valor ético del arte”. Tem experiência na área de Psicologia Comunitária, Políticas Públicas e Psicologia Clínica, com ênfase nas abordagens de Arteterapia e Biodança.
Ana Luísa Teixeira de Menezes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Trabalhou como Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (2009-2013). Atualmente é professora titular do departamento de psicologia e professora permanente do Mestrado em Educação da UNISC. Tem pesquisas na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação guarani, psicologia comunitária e educação biocêntrica. Coordena o projeto de pesquisa Infância e Educação Guarani aprovado pelo edital Gaúcho 2013 financiada pela FAPERGS. Integra o projeto Abya Yala: Epistemologias Ameríndias em Rede em parceria com a UFRGS, ULBRA, UFPEL, UFG, Universidad Nacional de Juliaca (Peru), Universidad del Cauca (Colômbia), Benemérita Universidad Autonoma (México), Instituto Terciario de Formación Docente (Durazno) y Museo Casa de Rivera e Departamento de Tacuarembó (Uruguay). Atualmente é candidata a analista Junguiana pelo Instituto Junguiano do Rio Grande Sul.