Capa do livro: EDUCAÇÃO EM VALORES:<BR> a escola como espaço de formação para a cidadania

EDUCAÇÃO EM VALORES:
a escola como espaço de formação para a cidadania

Autores: Silvia Carla Conceição

livro impresso
de R$ 41,90 por
livro digital
de R$ 41,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

É com grande satisfação que apresentamos aos profissionais da educação este livro que traz alguns dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) no âmbito do Programa da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), que tive a honra de acompanhar como tutora, em 18 meses de formação.

O curso abre interfaces com os mais variados temas, tendo como eixo articulador a Educação em Valores.  No cenário atual, em que intensas transformações e incertezas permeiam a complexidade das relações humanas, elegemos como objeto de estudo os valores que emergem como socialmente desejáveis para a convivência democrática e promovam práticas de respeito aos direitos humanos. Entendemos a escola como um espaço privilegiado para a formação de uma cidadania ativa, em que o indivíduo reconheça a dignidade humana como valor primeiro e se construa como sujeito de direitos. Fomentar a Educação em Valores, nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, integrando-a aos conteúdos curriculares, tem sido um grande desafio para os profissionais que lidam com a educação das futuras gerações. Aqui o leitor encontrará o resultado de uma riqueza de olhares de quem enfrentou o desafio de articular a temática a partir de suas práticas e que efetivamente atuam na educação básica.

Enfim, as experiências formadoras de cada aluno refletem a metodologia do curso: num modelo de Educação B-Learning (parte online e parte presencial), da Pedagogia por Projetos e ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) vivenciada em todo o processo de formação, promovendo verdadeiros encontros num exercício reflexivo de discernimento e ação sobre suas práticas docentes.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0023-4
DOI: 10.24824/978854440023.4
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO EM VALORES:<BR> a escola como espaço de formação para a cidadania

Autores

Silvia Carla Conceição (Organizadora)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia Escolar do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, especialista em Psicopedagogia e graduada e licenciada em Psicologia. Atualmente é Professora da Faculdade de Ampére (FAMPER) e ministras aulas de Psicologia nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, Serviço Social, Engenharia de Produção e Administração de Empresas.

Adilson Fideles dos Santos

Licenciado em Geografia pela UNISA. Especialista em educação pela USP/Univesp Nasce - Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo. Aluno de Especialização de Ensino de Geografia pela PUC – SP. Taboão da Serra – São Paulo – Brasil.

Christiane Sato da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Especialista em “Ética, valores e Cidadania na escola” pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Já atuou como Professora e como Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo. Atualmente, atua como Diretora Escolar na Rede Municipal da cidade de São Paulo.

Cláudio de Brito Neri

Especialista em Ética Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Geografia. Professor do Instituto Mackenzie Depto AEJA e Instituto Ebenezer, ambos em SP.

Keila Cristina Rocha Carvalho

Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP/UNIVESP) e licenciada em Letras e Pedagogia. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de São Paulo e ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa.

Márcia Regina Ramos

Pós-Graduada pela Universidade de São Paulo no Curso de Especialização: Ética, Valores e Cidadania. Professora Titular na E.E. Prof. João Nogueira Lotufo. São Paulo, São Paulo – Brasil.

 

Maria Isabel Abrantes Lopes Barbosa

Graduação: PEDAGOGIA (Instituto de Educação Costa Braga)

Pós-Graduação Lato Sensu: Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP – Universidade de São Paulo)

Pós-Graduanda Lato Sensu em Psicopedagogia (FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas).

Pós-Graduanda Lato Senso em Análise Comportamental Aplicada ao Autismo (UFSCar- Universidade Federal de São Carlos)

Atuação Profissional: Professora Alfabetizadora na Rede Municipal de São Paulo desde 05/02/1986

 

Patricia Victória de Carlo Smith

Graduada em Pedagogia, Letras (Português/Inglês), Pós Graduação em Literatura. Professora concursada da Prefeitura de Barueri (Ensino Fundamental II). Concluiu em 2008 o Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR/ MEC) de  Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental. Pós-Graduada em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela USP/UNIVESP.

 

Raquel Camalionte Castilho

Licenciada e bacharel em Geografia pela UNESP/ Ourinhos. Atualmente, é professora de Geografia para o Ensino Fundamental e Médio na Prefeitura Municipal de São Paulo/ SP, Brasil.

Thiago Mena

Mestrando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Vailda da Silva Quaresma Fernandes

Pedagoga – Professora da Rede Municipal de São Paulo.