Capa do livro: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:<br> vivências no cotidiano da escola

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
vivências no cotidiano da escola

Autores: Solange Helena Ximenes Rocha - Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Eliane Cristina Flexa Duarte

livro impresso
de R$ 34,90 por
livro digital
de R$ 34,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro resulta da sistematização de vivências adquiridas no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, modalidade EAD com ações formativas presenciais, vinculada ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública MEC/SEB, parceria com a SEDUC/PA e UNDIME/PA, por meio de secretarias de educação do Oeste Paraense, desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Um dos objetivos do referido programa é contribuir com a qualificação da equipe gestora na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.  Nesta perspectiva, o conjunto de atividades proporcionou importantes reflexões e debates em torno da coordenação pedagógica, gerando aprendizagens significativas que foram consolidadas nos projetos de intervenção e em produções que integram a presente obra, a qual está composta por 15 capítulos, sendo os três primeiros escritos por docentes que exerceram atividades durante o curso. Os demais são textos que originalmente foram apresentados como Trabalhos de Conclusão do Curso.
Esperamos que esta publicação possa propiciar a reflexão e o diálogo diante das temáticas diversificadas e que cercam o universo do coordenador pedagógico na escola, pois destacam a aprendizagem continuada de profissionais que atuam em escolas públicas do interior da Amazônia, contendo contribuições tanto de docentes de universidade como de escolas de educação básica pública podendo ajudar na ressignificação da prática cotidiana do coordenador pedagógico.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-681-6
DOI: 10.24824/978858042681.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:<br> vivências no cotidiano da escola

Autores

Eliane Cristina Flexa Duarte

 

Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil (1998), especialização em Informática na Educação: fundamentação sociopsicopedagógica, produção e avaliação de Projetos pela Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG (2001), Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará –UFPA (2006), doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.  Atualmente é professora assistente do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA em disciplinas pedagógicas e tecnológicas na graduação e pós-graduação. É vice-coordenadora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica na modalidade EAD do Programa Nacional da Escola de Gestores.

 

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

 

Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Docente do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Avaliadora institucional e de cursos MEC/INEP. Coordenadora Institucional da Escola de Gestores/UFOPA. Vice-líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UFOPA. Diretora da ANPAE Seção Pará. Editora e Coordenadora da Revista Exitus/ICED-UFOPA. Possui publicação em capítulos de livro e em obras coletivas, artigos em Periódicos e em anais de eventos científicos.

 

Solange Helena Ximenes-Rocha

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Professora pesquisadora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, onde também ocupa o cargo de Diretora Pro Tempore do Instituto de Ciências da Educação. É membro do Comitê Editorial da Revista Exitus. Coordenadora do Curso de Especialização em 

 

Adailson Viana Soares

 

Mestrando em Educação: Linha Formação de Professores/UEPA. Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional / UFPA. Técnico/Pedagogo da Universidade Federal do Oeste do Pará. Professor do Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Escola de Gestores. Possui publicação de artigos em anais de eventos científicos.

 

 

Carlos José de Melo Moreira

 

Mestre em Educação pela PUC-MINAS/BH. Especialista em: Pedagogia Inclusiva; LIBRAS; Técnicas de Tradução e Interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa; Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial. Graduação em Pedagogia e Filosofia pela PUC-MINAS/BH; e em Teologia pela UPS/Roma. Docente do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA. Doutorando em Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

 

Debora Cristina Jeffrey

 

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação e Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.

 

Edna Marzzitelli

 

Graduada em Pedagogia (1983), Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFPA - Campus de Santarém (1994) e Mestre em História e Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001). Atualmente é doutoranda do Doutorado Interinstitucional - DINTER UNICAMP/UFOPA (2013). Professora efetiva da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (1993) e faz parte do Instituto de Ciências da Educação (ICED) no Programa de Educação. Está desenvolvendo seu projeto de pesquisa de doutorado na área de História da Educação no Município de Belterra. Integra na UFOPA o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e é Coordenadora Adjunta do Curso de Capacitação em Educação Infantil (MEC/UFOPA). Trabalha com os seguintes temas: Sociologia da Educação, História da Educação e Educação Infantil.

 

Elenise Pinto de Arruda

 

Possui graduação em Pedagogia e Habilitação Técnica em Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Violência doméstica contra criança e adolescente pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é pedagoga da Universidade Federal do Oeste do Pará e professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade EAD do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica.

 

Elcilene Sousa da Silva

 

Especialista em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

 

Gilberto César Lopes Rodrigues

 

É professor do Programa de Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará atuando na área de Filosofia da Educação e pesquisador da relação entre Trabalho, Estado e Educação. É licenciado e mestre em Filosofia e atualmente é doutorando do programa de educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

 

 

Greice Jurema de Freitas Goch

 

Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil - Campus de Santarém. Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém, com Complementação Pedagógica em Gestão, organização e Coordenação Pedagógica em ambientes escolares e não-escolares. Atualmente, professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos na Rede Municipal de Ensino de Santarém e Técnica em Educação na Escola de Ensino Fundamental e Médio Profª Terezinha de Jesus Rodrigues. Participa da Escola de Gestores de Educação Básica – UFOPA, como coordenadora de assistência no Curso de Especialização em Gestão Escolar e continua desempenhando a mesma função no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.

 

Hergos Ritor Froes de Couto

 

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009), Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2004), Bacharelado em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Sant`Anna e São Paulo (1995), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008), Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012). Atualmente é professor na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, no Instituto de Ciências da Educação nas disciplinas pedagógicas e tecnológicas dos cursos de graduação, Professor no curso de Especialização (Latu sensu) em Coordenação Pedagógica pela Escola de Gestores - UFOPA. Foi professor efetivo na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Professor na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, Professor titular da Universidade Nove de Julho, Coordenador do curso de Educação Física e do MBA em Gestão de Esportes. Tem experiência na área da Educação e Educação Física.

 

 

Izabel Alcina Soares Evangelista

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Administração e Planejamento para Docente pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Especialista em Marketing pelo Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES. Especialista em Psicologia da Educacional com Ênfase em Psicopedagoga Preventiva pela Universidade Estadual do Pará – UEPA. Pedagoga com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Luterano de Santarém – CEULS/ULBRA e da Universidade Estadual do Pará – UEPA e Consultora da Lis Consultoria.

 

Jane Isabel Oliveira Fernandes

 

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas do Tapajós. Especialista em Saúde e Desporto pela Universidade Estadual do Pará.  Professora de PV e TCC da Escola de Gestores/UFOPA, no Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade a distância.

 

Joelma Augusta Marques de Castro

 

É licenciada em Pedagogia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém- ILES/UBRA. Possui Pós-graduação Lato Sensu em Fundamentos Pedagógicos Empresariais. Tem experiência profissional desde a Escola Básica até a Educação Superior, onde atuou como professora do curso de Pedagogia do Ensino a Distancia ULBRA/ORBE e como orientadora de monografia no Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES e como professora de Matemática e Metodologia do ensino de história na Faculdade Pan Americana FPA. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da rede pública Municipal do município de Santarém, PA.

 

Josinelbia Silvana Maia Barros

 

Possui graduação em Pedagogia, é especialista em Educação Afetivo Sexual. Professora das Séries iniciais do ensino fundamental. É tutora do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência na área de educação.

 

 

Kaíse dos Santos Rabelo

 

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA.  Pós-Graduanda em Coordenação Pedagógica/UFOPA.

 

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues

 

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Brasil(2007).  Técnica em Assuntos Educacionais do Secretaria de Estado de Educação.

 

 

Luciana Lages Pereira Ferreira

 

Acadêmica do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

 

Lucybeth Camargo de Arruda

 

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

 

Mara Regina Martins Jacomeli

 

Pedagoga, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, história da educação, pedagogia, políticas educacionais e instrução pública.

 

Maria da Conceição Xavier Fonseca

 

Especialista em Tecnologias da Educação pela Universidade Estadual do Pará-Belém e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará, núcleo de Santarém. Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém. Professora, de Ensino Médio da SEDUC- 5ªURE/Santarém. Coordena o Núcleo Tecnológico Educacional de Santarém-NTE/Seduc. É membro do Programa Nacional de Tecnologias da Educação-PROINFO INTEGRADO/MEC. Formadora de Cursos de Formação Continuada no âmbito de Tecnologias na Educação – NTE/Santarém.  Participa da Escola de Gestores de Educação Básica – UFOPA, como coordenadora de assistência no Curso de Especialização em Gestão Escolar e continua desempenhando a mesma função no Curso de Especialização em  Coordenação Pedagógica.

 

Maria do Carmo Batista Pereira

 

Possui graduação em língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (2005). Tem experiência na área educacional com ênfase no Ensino Fundamental, atuando principalmente como gestora escolar. Docente das disciplinas Língua Portuguesa e Inglesa na Educação de Jovens e Adultos e Artes para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

 

Maria Francenilda Teixeira Castro

 

Graduada em Ciências Sociais com Ênfase em Sociologia pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Informática na Educação pela mesma Instituição com experiência  docência. Atua com elaboração, coordenação e análises de projetos de intervenção social e educacional na área de multimídias e na formação de professores no que diz respeito à utilização das TIC’s como recursos pedagógicos. Atualmente possui como atividade principal, o desenvolvimento de trabalhos voltados a Inclusão Digital e Softwares Livres na Educação na formação discente e docente da Escola Municipal Maria Amália e como atividade secundária  a Escola de Gestores da Educação Básica - UFOPA, onde atuou  como professora assistentes no Curso de Especialização em Gestão Escolar e  continua  desempenhando a mesma função no Curso de Especialização em  Coordenação Pedagógica.  Com publicações em blogs, anais e livros.

 

 

Michele Borges de Souza

 

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2012). Bolsista da Universidade Federal do Pará, Brasil.

 

 

Nilde Rodrigues da Silva Ribas

 

Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Superior pela Faculdade de Sinop - Fasipe.  Licenciada Plena em Pedagogia pela - Universidade Federal do Pará – UFPA. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Lazáro Búbola.

 

Poliana Fernandes Sena

 

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pós- Graduanda em Coordenação Pedagógica.

 

Rivanildo Monteiro Coutinho

 

É professor, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2007). Gestor da Escola Adélia Figueira de 6º ao 9º ano (Oriximiná–Pá). Coordenador Pedagógico de uma escola de Ensino Médio (Oriximiná–Pá). Foi Coordenador Pedagógico na Escola Senador Lameira Bittencourt - Ensino Fundamental por dois anos (Oriximiná–PA). É tutor de uma turma do Curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

 

Rosangela Goretti dos Santos

 

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

 

Sinara Almeida da Costa

 

É professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2001), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação pala UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade na Educação Infantil, o cotidiano da Educação Infantil, formação de professores da Educação Infantil e interações estabelecidas entre o professor de Educação Infantil e as crianças.

 

Silvane de Sousa Pinheiro

 

Especialista em coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

 

 

 

 

Sirlei Rosa Machado

 

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Técnica em Educação no Município de Placas-PA. Cursando Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

 

 

Verônica Lima Carneiro

 

Doutoranda em Educação pela UFPA. Docente do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA).