Capa do livro: EUGENIA NO BRASIL:<BR> análise do discurso “científico” no Boletim de Eugenia: 1929-1933

EUGENIA NO BRASIL:
análise do discurso “científico” no Boletim de Eugenia: 1929-1933

Autores: Simone Rocha

O Boletim de Eugenia foi um meio eficaz para o período, quando se pretendia “fazer conhecer” os princípios eugênicos e sua aplicabilidade no contexto específico deste país, fazendo discípulos e simpatizantes da causa frente às precárias condições de saúde e higiene da população. Mais que soluções emergentes para os problemas do país, para os eugenistas, apenas o branqueamento da população possibilitaria o melhoramento social desejado.As discussões em torno da nobreza de uma raça ou da superioridade de uma determinada população, a partir de seu nível socioeconômico, podem não mais parecerem ser assuntos capazes de intrigar a opinião popular, ou servir como base ideológica a fim de conquistar adeptos. No entanto, a realidade que desfigura-se diariamente pela mídia referente aos ataques a imigrantes, nordestinos, negros, homossexuais, e tantos outros grupos continuam no cárcere do modelo social idealizado pelos eugenizados, os “bem nascidos” da sociedade atual.

Impresso
de R$ 46,64 por
R$ 35,88
Digital
de R$ 43,08 por
R$ 26,91

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0004-3
DOI: 10.24824/978854440004.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EUGENIA NO BRASIL:<BR> análise do discurso “científico” no Boletim de Eugenia: 1929-1933

Simone Rocha

Possui graduação em História pela Universidade do Contestado Campus Curitibanos (2003), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006) e Doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2010). Atualmente professora da Universidade do Contestado UnC e coordenadora de pesquisa desta instituição, professora no curso de História na Unidavi Rio do Sul e professora do Mestrado em Educação na Uniarp Caçador. Nas atividades em nível de  Pós Doutorado na Faculdade de Educação da USP, pesquisa: "A educação como projeto de melhoramento racial: uma análise do art. 138 da Constituição de 1934.