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A PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE:
desafios e perspectivas

Autores: Magali de Castro - Leila de Alvarenga Mafra

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Sinopse

     O baixo desempenho escolar dos estudantes da escola básica nos testes nacionais coloca a discussão dos processos de escolarização em destaque. Nesse cenário, a atuação do professor assume relevo especial. Se, por um lado, o poder público cobra das escolas melhores resultados, por outro, as famílias esperam que elas solucionem os problemas que estão enfrentando na educação de seus filhos. Essas demandas recaem sobre o professor que, mais do que nunca, se sente pressionado a dar respostas a essas questões. 

Mas que profissional é esse que enfrenta desafios dessa magnitude e sobre o qual pesam tantas responsabilidades? É desse profissional que fala este livro, permitindo conhecê-lo melhor, porque se debruça sobre questões relacionadas aos seus processos de formação e de atuação. Constitui-se em uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Profissão Docente e reveste-se de grande importância, sobretudo porque coloca questões em um campo em que a produção acadêmica ainda é bastante incipiente no Brasil.


     É um livro que reúne uma série de trabalhos que, ao mesmo tempo, fornecem dados e informações sobre o exercício da docência e também exemplos de abordagens metodológicas que podem orientar estudos nessa área.

A primeira parte do livro está voltada para o campo da investigação, oferecendo uma excelente contribuição para professores e alunos interessados em discutir o processo de construção e de desenvolvimento de um projeto de pesquisa, assim como para todos que buscam formas de melhor elaborá-lo. Na segunda e terceira parte do livro estão reunidos uma série de artigos que vão tratar, respectivamente, de aspectos históricos do magistério e também de práticas e condutas que integram a ação docente.


     Analisar problemas relacionados à pesquisa educacional ajuda-nos a repensar nossas próprias práticas nesse campo. Entender como a profissão docente foi sendo constituída ao longo da história da educação brasileira; compreender seus processos de formação no interior de instituições de ensino, em que se destacam as Escolas Normais, lança luzes sobre os problemas contemporâneos no campo da profissionalização do magistério da educação básica. Discutir as dinâmicas de constituição identitária, a origem de determinadas práticas e modificações ocorridas na profissão, bem como alguns de seus processos formativos são também temáticas abordadas pelos autores desse livro.


      Espero que a leitura dos artigos aqui reunidos sirva de inspiração para novos trabalhos no campo da educação, estimulando a criação de novas idéias, propiciando inquietações e reflexões, sugerindo pistas e caminhos que auxiliem na escolha e definição de percursos teórico-metodológicos de pesquisas.


Belo Horizonte, 16 de junho de 2010

Lucíola L. Santos

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-78-2
DOI: 10.24824/978856248078.2
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE:<br>desafios e perspectivas

Autores

Magali de Castro

Professora do Curso de Mestrado em Educação, da PUC Minas, da Linha de Pesquisa: Profissão docente - constituição e memória e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2004. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, desde 1994, estágio de Formação de Pesquisa em Ciências Sociais, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França, de janeiro a dezembro de 1991, junto à Professora Monique de Saint-Martin. Pós Doutorado no Institut National de Recherche Pédagogique - INRP, Paris, França, junto à Professora Anne-Marie Chartier, tendo concluído a pesquisa “Universitarização da formação de professores para a escola básica: a experiência do Brasil e da França”. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/7846072760223787

 

Leila de Alvarenga Mafra

Professora do Curso de Mestrado em Educação, da PUC Minas, da Linha de Pesquisa: Profissão docente - constituição e memória e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2004. Master Of Education pela University Of Pittsburgh-UP-Pittsburgh (1971) e doutorado em (Doctor in Philosophy-PhD) - University of Pittsburgh-Pittsburgh, Pa. (1980)e Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Foi bolsista do CNPq B II até 1996, quando se aposentou da UFMG. Participa do GT de Sociologia da Educação da Anped, do qual foi Coordenadora.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/6918387192711603

 

Cleide Maria Maciel de Melo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da FUOM/Fundação de Ensino Superior do Oeste de Minas (1971), graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (1992) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora responsável da Universidade do Estado de Minas Gerais/Fundação Educacional de Divinópolis. Cursa o doutorado na Faculdade de Educação da UFMG e está vinculada ao GEPHE/Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/7859849705000543

 

Helder de Moraes Pinto

Licenciado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (FAFIDIA - 2001). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOPIFAC - 2004). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Professor da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Diamantina, e da Escola Municipal Profª Didi Andrade, Itabira, Minas Gerais.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/8413623713488550

 

Ronaldo Antonio Pereira da Silva

Graduado em Filosofia (1996) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas (2007). Professor de História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia e História da Profissão Docente, Formação de Professores, Educação e Memória, Filosofia da Educação. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/9714370456768793

 

Cátia de Oliveira Andrade

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1991) e Mestre em Educacão pelo Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas (2007). Atualmente é coordenadora do Curso de Magistério – Educação Infantil e membro da Secretaria Municipal de Betim. Experiência docente em: Didática e Metodologia de ensino, Prática de ensino, Educação infantil, História da educação e Políticas educacionais. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/1668901140181275

 

Tereza Cristina Monteiro Cota

Graduada em Pedagogia pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade - MG (1991) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas (2007). Especialista em Educação a Distância (em curso, pela UCB virtual - 2009). Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Atuação docente predominante nos seguintes temas: educação infantil; deficit de atenção; letramento digital e educação a distância. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/3801318484157984

 

Maria José de Morais Pereira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003), Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas (2000), Especialista em Educação pela Universidade de Itaúna (1994), Graduada em PEDAGOGIA pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1971) e Graduada em Ciências Sociais pelo INESP (1968). Atualmente é professora titular da Universidade de Itaúna e coordenadora do Mestrado em Educação. Experiência docente predominante na área de História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, (in) disciplina escolar, profissionalização, história oral e trajetórias. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/1178731026720074

 

Anacélia Santos Rocha

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas (2006); Pós-graduada em Tecnologias da Educação pela UNI-BH (1998); graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); Licenciada em Administração pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (1997), Licenciada em Matemática pela UFMG e Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2000). Atualmente é Coordenadora de Ensino da Graduação da Escola Superior Dom Helder Câmara e professora da Faculdade Pitágoras e da Pós-graduação “lato sensu” da PUC Minas. Atuação predominante nos seguintes temas: desenvolvimento profissional, formação de professor e profissão docente; Projeto Pedagógico. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/9463247046567915