Capa do livro: EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE ÉTNICA:<BR> educação escolar indígena no contexto pós e anticolonial

EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE ÉTNICA:
educação escolar indígena no contexto pós e anticolonial

Autores: Ernesto Jacob Keim - Nanblá Gakran - Carlos Odilon da Costa - Gleison Vieira - Raul Fernando dos Santos

livro impresso
de R$ 79,90 por
livro digital
de R$ 79,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro é resultado de doze anos de convivência com a comunidade indígena Xokleng/Laklãnõ de Santa Catarina, como interação acadêmica realizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau FURB (Santa Catarina). De 2010 a 2012 o programa contou com financiamento da CAPES, por intermédio do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena. Esses textos foram desenvolvidos em reuniões quinzenais nas quais os temas tratados se modificaram durante o trajeto, de tal forma que a obra que apresentamos traz o que consideramos relevante como decorrência desse esforço, até o presente momento. Assim, esse livro não é conclusivo, mas apresenta um momento considerado adequado para compartilhar conhecimentos e informações que pretendemos contribuam para superar a dinâmica colonizadora, colonial e colonialista que nos atinge diretamente como povo e nação. É nossa meta estimular a superação de séculos de submissão aos interesses de potências/elites e suas ideologias que ignoram as necessidades e prioridades, das comunidades instaladas nos territórios que ocupam, independente de qual seja a etnia, originária ou exógena, à qual estejam vinculadas. Essa obra possibilita um mergulho teórico e vivencial junto a uma comunidade única, a qual permitiu que se analisasse a dimensão inter-étnica e intercultural que a permeia. É uma comunidade originária em uma região do sul do Brasil onde interagem diferentes etnias, cada qual com suas histórias e características individuais, que as fazem únicas e incomuns. Ao se pensar educação nesse contexto complexo e plural, onde interagem comunidades dominantes e dominadas, tentamos identificar e compreender os processos de resistência/opressão e de humanização/desumanização decorrentes dessas realidades. Consideramos a alteridade amparada em três referenciais fundamentais, ou seja: a linguagem (sensibilização e sentimento frente a sentido e racionalidade), as relações de poder (convivência identitária responsável e reconciliação frente a preconceitos e dominação) e as relações de afeto (amorosidade e coletivismo frente a competitividade e individualismo).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-591-8
DOI: 10.24824/978858042591.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 516
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE ÉTNICA:<BR> educação escolar indígena no contexto pós e anticolonial

Autores

Antonio Joaquim Severino

Livre Docente, USP, doutor em Filosofia PUC/SP, mestre em Filosofia Universite

Catholique de Louvain, U.C.L., Bélgica. Graduado em Filosofia U.C.L.,

Bélgica.. Professor titular, aposentado, na FE USP, docente na UNINOVE SP.

Nanblá Gakran

Doutorando em Linguística na UNB, mestre em Linguística UNICAMP, graduado

em Ciências Sociais UNIVALI, É professor da Língua Materna Xokleng e

Sociologia, Antropologia e Filosofia na E.I.E.B.Laklãnõ. Atuou como professor

convidado na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade

Federal de Santa Catarina ( UFSC).

Lindolf Bell

Poeta catarinense 1938 - 1998.

Ernesto Jacob Keim

Pós-doutorado em Filosofia da Educação na UNICAMP, doutor em Educação

UNIMEP e, mestre em Educação UFRJ, licenciado em Ciências e Matemática UCP,

Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela USU RJ, pesquisador e professor com

horário integral na FURB onde coordenou o Programa para a revitalização da cultura

e idioma Xokleng/Laklãnõ CAPES/CNPQ/FURB.

Adolfo Ramos Lamar

Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela USP, doutor em Educação, mestre

em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP e Licenciatura e Especialização

em Filosofia pela Universidad de la Habana. Professor da FURB.

Eliane Gakran

Estudante indígena do ensino médio da Escola Indígena Laklãnõ.

Abraão Kovi Patté

Graduado em Matemática pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter

-étnica FURB e professor indígena da Escola Laklãnõ.

Maria Kula Patté

Graduada em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-étnica

FURB e professora indígena da Escola Laklãnõ.

Zilda Priprá

Graduada em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-étnica

FURB, acadêmica na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica

(UFSC), professora indígena da Escola Laklãnõ.

Lalan Priprá

Acadêmica na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica

(UFSC), professora indígena da Escola Laklãnõ.

Neuton Calebe Vaipão Ndili

Acadêmico Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da

Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC). Professor indígena na escola Laklãnõ.

Rodrigues Pinto Reis

Graduado em Pedagogia pela UDESC. Diretor e professor da Escola Vanhecu

Patte, aldeia Bugio, Terra Indígena Laklãnõ.

Miriam Vaicá Priprá

Graduado em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-

-étnica FURB, acadêmica na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata

Atlântica (UFSC), professora indígena da Escola Vanhecu Patte, aldeia Bugio, Terra

Indígena Laklãnõ.

Josiane de Lima Tschucambang

Graduado em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-étnica

FURB, professora indígena da Escola Laklãnõ.

Lilian Patté dos Santos Lemos

Graduada em Letras UNIASSELVI, professora indígena da escola Laklãnõ.

Txulunh Natieli Favenh Gakran

Estudante do curso de nutrição da UFSC.

Carlos Odilon da Costa

Doutorando em educação UNICAMP, mestre em educação FURB, graduado

em ciências da religião FURB e geografia UDESC e professor da rede municipal e

da FURB.

Gilmar Barg

Mestre em educação FURB e graduado em matemática FURB. Professor da

rede municipal de educação e Assevim / Uniasselvi.

Raul Fernando dos Santos

Especialista em Educação Inter-étnica, graduado em Letras FURB. Professor

rede estadual educação e Colégio Sagrada Família Blumenau SC.

Gleison Vieira

Doutorando em Educação PUC-PR, mestre em educação FURB, graduado

em História UNIVILE, professor da rede estadual de educação e UTPR.

Danice Betânia de Almeida

Mestre em Educação FURB, graduada em Ciências da Computação UNIVALLI, licenciatura em Ciências da Computação FURB, professora da SOCIESC, CEDUPe UNIASSELVI.

Ereni Radeck

Mestre em Educação, especialista em Educação Inter-étnica, graduada em Letras

UC e professora da rede estadual de educação.

Luiz Roberto Lenzi

Mestre em Educação FURB, especialista em regência FURB, graduado em

Música, atua como maestro de diversas bandas e orquestras sinfônicas e professor

de música (metais) da Fundação Cultural de Timbó (SC).

Vania Konell

Mestre em Educação FURB, especialista em Educação Inter-étnica, graduada

em Artes Visuais (FURB) e em Pedagogia pela UDESC, professora da rede municipal

e estadual de educação e IFSC e UNIASSELVI.

Almir Bauler

Mestrando em História UFGD, graduado em Ciências Econômicas e História

FURB, Professor da rede estadual e SESI.

Mara Jeanny Ferreira Da Silva

Mestre em Educação FURB, graduada em Letras FURB, professora da rede

estadual de educação, SOCIESC e SENAI.

Ítalo Rodrigo Mongconãnn Reis

Indígena graduado em Publicidade e Propaganda FURB, acadêmico do curso

Cinema UFSC.

Elias João de Melo

Mestrado em Educação FURB, Graduado em Ciências Biológicas FURB, professor

da rede municipal educação.

Flávia Roberta Busarello

Graduada em História FURB, acadêmica de Psicologia FURB.

Ana Clarisse Alencar Barbosa

Mestre em educação FURB, graduada em Pedagogia FACVEST, Professora

UNIASSELVI.

Neusa do Carmo

Indígena Kaigang, acadêmica em Pedagogia FURB, e professora municipal.

Vilisa Rudenco Gomes

Mestre em educação FURB, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual

Paulista Júlio de Mesquita Filho, professora da rede estadual educação.

Rosana Soares

Doutoranda em Educação UFBA, mestre em Artes Visuais UDESC, graduada

em artes visuais FURB, professora da rede municipal e estadual educação e

UNIASSELVI.