Capa do livro: LINGUAGEM E SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA:<BR>uma experiência de parcerias

LINGUAGEM E SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA:
uma experiência de parcerias

Autores: Beatriz Silveira Alves de Oliveira - Marta Gonçalves Gimenez Baptista

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Sinopse

      Este livro reúne a contribuição de profissionais que acompanharam os Grupos de Linguagem e Psicopatologia, realizado durante sete anos na clínica-escola do Centro Universitário São Camilo. Revela o percurso realizado, das origens do trabalho em direção às parcerias que foram se fazendo necessárias para sua construção. O primeiro capítulo trata de uma prática específica que surgiu da demanda institucional para atendimento de crianças com graves comprometimentos psíquicos e de linguagem. Por estar inserida em uma clínica-escola, esta prática esteve articulada com a formação dos alunos enquanto futuros terapeutas.Assim, as autoras sustentam a importância do laço entre a clínica, as discussões em supervisão e as parcerias para a construção dessa formação.Encontramos no segundo e terceiro capítulos textos sobre o lugar da  criança, social e historicamente, do nascimento da infância ao entendimento do  que é uma criança para a psicanálise. Os textos foram elaborados a partir do trabalho realizado  na Rede de Pesquisa de Psicanálise e Infância do Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano S.P..No quarto capítulo encontramos “um diálogo interdisciplinar acerca do lugar ocupado pelo brincar na clínica com crianças”. Há vinte e cinco anos compondo a equipe de profissionais da Clinica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli, as autoras apresentam as diferenças e cruzamentos nas intervenções fonoaudiológicas e psicanalíticas sobre o brincar  através de casos clínicos, abrindo  discussão com outros profissionais que trabalham com crianças. No quinto capítulo a autora apresenta a história do Projeto Espaço Palavra, ligado a PUC-SP. Inicialmente proposto como espaço de trabalho clínico com  psicose infantil, tal projeto foi buscando parcerias à medida das demandas explicitadas no texto. No sexto capítulo a equipe do Capsi –Casinha compartilha a experiência de um trabalho construído em equipe. Retomando a  história  da assistência à infância e adolescência  no Brasil, discute as atualidades desse atendimento no serviço público. O sétimo capítulo trata do funcionamento do Hospital dia Infanto–Juvenil( IPQ-HC) num trabalho em equipe abordando aspectos teóricos e práticos, que norteiam esse atendimento. Encerrando a obra temos o polêmico tema inclusão, onde os questionamentos partem de experiências com  crianças em seus espaços escolares, abordando a contribuição da  Fonoaudiologia na difícil  tarefa de  construir  tal trabalho.Esta publicação pretende compartilhar com os interlocutores interessados pelo tema a instigante tarefa  sobre o trabalho com a infância. Boa leitura!

                                                                                              As autoras

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-83-6
DOI: 10.24824/978856248083.6
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 120
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

LINGUAGEM E SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA:<BR>uma experiência de parcerias

Autores

ADELA STOPPEL DE GUELLER

É Psicanalista. Formada em psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professora do curso de especialização em Teoria Psicanalítica da Cogeae-PUC-SP. Professora e supervisora do curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora do Setor Clínica e pesquisa do Departamento de Psicanálise da criança so Instituto Sedes Sapientiae. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.  Integra a equipe clínica interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli.

 

ADRIANA D. BARBOSA VIZZOTTO

Aprimoramento de Terapia Ocupacional Psiquiátrica pelo H.C. da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Especialização em Saúde Mental pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO) – SP. Terapeuta Ocupacional do Hospital Dia Infanto – Juvenil (SEPIA) desde 1997. Supervisora suplente do curso de aprimoramento de Terapia Ocupacional em Saúde Mental do IPQ-HC. Supervisora do curso avançado de terapia ocupacional em Saúde mental do IPQ 

 

ADRIANE BACELLAR DUARTE LIMA

É Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2003. Psicóloga do Serviço de Psicologia do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) desde 1991.Psicóloga do Hospital Dia Infanto-Juvenil do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do IPq-HC/FMUSP desde 1997. Coordenadora do Curso de Aprimoramento e Especialização do Serviço de Psicologia do IPq-HC/FMUSP desde 2008. Supervisora no Curso de Aprimoramento e Especialização do Serviço de Psicologia do IPq-HC/FMUSP desde 1993.

 

ANA CLÉLIA DE OLIVEIRA ROCHA

É Fonoaudióloga Clínica, membro da Clínica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli, Mestre em Educação pela PUC/SP, Doutora em Linguística pela UNICAMP, membro do grupo SemaSoma da INICAMP e pós- doutoranda em Fonoaudiologia pela PUC/SP .

 

ANA LAURA PRATES PACHECO

É Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela USP. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Fórum São Paulo. Coordenadora da rede de pesquisa de Psicanálise e Infância – FCL-SP. Autora do livro Feminilidade e experiência psicanalítica.  

 

ARLENE RODRIGUES TEIXEIRA

É Assistente Social  do CAPS infantil II-Casinha – Jabaquara /SP. Graduada em Serviço Social pela PUC-SP. 

 

BEATRIZ SILVEIRA ALVES DE OLIVEIRA

É Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Fórum São Paulo. Coordenadora da rede de pesquisa Psicanálise e Infância – FCL-SP. 

 

DENISE JORGE MOLINA

É Psicóloga do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP. Graduada em Psicologia pela FMU em 1986. Especialista em Psicodrama Aplicado pela Associação de Psicodrama de São Paulo em 1999, Especialista em Interface Saúde e Arte pela USP em 2003 e Especialização em Terapia Familiar Sistêmica pelo CEOAFE em curso (2010).

 

JULIETA JERUSALINSKY

É Psicanalista; mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP; especialista em clínica com bebês pela FEPI-Buenos Aires; membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA); professora dos cursos de especialização em "Estimulação Precoce: clínica interdisciplinar com Bebês", "Clínica Interdisciplinar dos transtornos de desenvolvimento infantil" e "Psicomotricidade" realizados pelo Centro Lydia Coriat em parceria com diferentes universidades; e do curso de Teoria Psicanalítica da Cogeae-PUC-SP. Integra a equipe clínica interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli. 

 

LUCIANA ALTENFELDER SILVA

É Psicóloga do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP. Graduada em Psicologia pela PUC-SP em 1985 Especialização em Psicologia Clínica da Infância pelo GEPPPI em 1987 e Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Estadual-SP em 1988

 

MARCO AURÉLIO BONI

É Médico Psiquiatra do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP. Graduado em medicina pela UNISA/OSEC em 1994.

 

MARIA HELENA YOSHIDA VILHONI

É Enfermeira do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP. Graduada em Enfermagem pela EPM em 1994. Especialização em Enfermagem Pediátrica. Pela UNIFESP em 2002. 

 

MARISA MINHOTO RODRIGUES DE MOURA

É Psicóloga do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP.Graduada em Psicologia pela PUC-SP em 1980. Mestre em Psicologia Clínica pela USP em 2001. 

 

MARTA GONÇALVES GIMENEZ BAPTISTA

É Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Membro do Comitê Eleitoral do Conselho Regional de Fonoaudiologia 2009/2010 – 2ª Região. Integra a equipe clínica interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli.

 

OFÉLIA APARECIDA GARCIA DA SILVA

É Assistente Social do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP. Graduada em Serviço Social pela PUC-SP em 1985. Especialista em Bases Clínicas para o Atendimento de Saúde Mental para Criança e Adolescente pela UNIFESP em 2006. Especialização em Terapia Familiar Sistêmica pelo CEOAFE em curso (2010). 

 

REGIANI APARECIDA DE OLIVEIRA

É Terapeuta Ocupacional e Gerente do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP. Graduada em Terapia Ocupacional pela USP em 1991. 

 

SAMIRA ALVARES DE PIERRI  

É Terapeuta Ocupacional do CAPS infantil II Casinha Jabaquara/ PMSP. Graduada em Terapia Ocupacional pela USP em 1979. Especialista em Educação em Saúde Pública pelo IPH em 1986. 

 

SILVANA RABELLO

É Psicanalista, mestre em Educação - Distúrbios da Comunicação e doutora em Psicologia Clínica PUCSP. Assistente doutor da PUCSP coordena o “Projeto Espaço Palavra” (aprimoramento clínico institucional na área do autismo e da psicose), o curso de “Pós Graduação Lato Sensu em Teoria Psicanalítica” e o grupo de pesquisa em Detecção Precoce de Psicopatologias Graves. Faz parte doGrupo Olhar, da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Integra a equipe clinica interdisciplinar Dr. Mauro Spinelli.