Autores: Francisco Nilton Gomes de Oliveira
Pelo meu itinerário profissional-prático em gestão universitária ao longo de anos em diferentes funções administrativas na educação superior, bem como nas diversas experiências que venho acumulando em avaliação como consultor do INEP/MEC. Confere-se na minha trilha profissional um relevante papel social na educação na medida em que venho adotar uma postura de Avaliador da Educação Superior e de possível investigador científico neste contexto.
Ao assumir consciência da necessidade de produção do conhecimentos sobre esses novos cenários e determinantes da educação do nosso país, me sinto chamado a participar desse debate e contribuir para enfrentar esses desafios que são colocados para a sociedade na atualidade.
Na minha trilha profissional venho tecendo uma formação bem ampla generalista, com uma visão interdisciplinar, corroborando dessa forma com diversas disciplinas, e adquirido pluris conceitos que facilita a entender a dimensão e a compreensão nas complexidades humanas.
O desafio de explicitar, e tornar práticos, os fundamentos epistemológicos que a sustentam, a partir de um rigoroso debruçar sobre a nova realidade emergente da crise da modernidade, em particular da crise do trabalho e da educação, de modo a bem definir quais são suas funções em atenção às demandas de uma sociedade que prima por humanização, por qualidade de vida, por justiça social e por sustentabilidade. Exige e imprime um conhecimento diversificado, interdisciplinar e de múltiplos conhecimentos científicos.
Do ponto de vista epistemológico, a nova concepção humana se constrói a partir da compreensão que o conhecimento se produz a partir da prática e voltado para o enfrentamento das questões da prática, pela atividade humana, ao mesmo tempo individual e coletiva, mas sempre histórica.
Como consequência, dada a sua inserção regional, tem como princípio orientador a articulação dialética entre regionalização e globalidade, comunidade e universalidade, diferença e igualdade, na perspectiva de sua permanente relação com a prática social, como forma de superação dos modelos que a crise de paradigmas tornou anacrônicos.
É nessa visão que construo a minha de rede de leituras, o meu compromisso social com a produção e com a democratização do conhecimento.
Partir para produção na Educação Superior legitima meu compromisso com meu país que deseja sair de sua condição de subdesenvolvimento, é fundamental questionar de que modo a Educação torna-se um espaço realmente democrático, na perspectiva de que o conhecimento que se produz dentro das IES possa dialogar com a riqueza de conhecimentos e de saberes que estão fora do mundo acadêmico.
É preciso, portanto, analisar a realidade das IES, buscando pensar o sentido e a importância delas diante de um novo contexto político, em que cada vez mais a sociedade civil busca se organizar e defender um espaço público de debate e de criação de conhecimento. A autonomia, a geração coletiva de recursos e a descentralização do poder são palavras de ordem nesse novo discurso que se brota.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-952-7
DOI: 10.24824/978858042952.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 58
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Francisco Nilton Gomes de Oliveira
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (1997), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS. Atualmente é professor adjunto nível 2, Diretor do Departamento de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Santa Maria. Acumula experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenador do Programa em Saúde Mental do Município de Capistrano no Ceará, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional da UFSM. Linhas de Pesquisa: Gestão em Educação Superior, Interdisciplinaridade e Linguística.