Autores: Marco Antonio Melo Franco
Partindo do pressuposto que no processo de alfabetização há um privilegio da aprendizagem do código escrito em detrimento da fala, sendo esta, muitas vezes, utilizada como instrumento de apoio a essa aprendizagem, esta obra busca descrever e analisar como foi se construindo o espaço de participação e de fala dos alunos numa turma de alfabetização.
Nesse caso, as reflexões teóricas acerca da alfabetização, apresentam discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem da escrita, da leitura e, particularmente, do lugar dado à fala e à participação do aluno, nesse contexto. Considera os aspectos referentes à interação e as práticas discursivas em sala de aula, fundamentais para a compreensão de como os participantes se posicionam, se envolvem e significam a sua realidade.
Ao longo do texto o leitor acompanhará o cotidiano da sala de aula e as ações docentes desde o momento inicial das aulas (primeiros diais). Acompanhará as práticas docentes voltadas para a alfabetização, juntamente, com a promoção e construção do espaço de oralidade. Verá como a professora procurou promover o espaço de participação e de fala dos alunos, levantando e problematizando questões, dando repercussão à fala das crianças e valorizando suas vivências. Em um segundo momento, o leitor poderá constatar como as ações da professora indicaram os limites e regras na construção da participação e da fala em sala de aula. Verá como a docente desenvolveu práticas pedagógicas visando construir e garantir o espaço de participação, fazendo com que os alunos se posicionassem frente às diferentes situações que emergiram no contexto da alfabetização. Dentre essas práticas a obra apresenta uma experiência com atividades de leitura e outra de construção de projeto de participação e de co-responsabilidade com o funcionamento da sala de aula, desenvolvido por meio de atividades orais e de escrita. O texto revela que as ações da professora, indicam a preocupação em construir um espaço alfabetizador em que os alunos possam participar, falar, se posicionar e aprenderem a ler e a escrever.
O leitor poderá observar como esse conjunto de elementos pode conviver no espaço alfabetizador e resultar em experiências de sucesso.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-74-4
DOI: 10.24824/978856248074.4
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1
Marco Antonio Melo Franco
formou-se em pedagogia em 1999 pela Faculdade de Educação da universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Educação também pela FAE/UFMG e doutor em Ciências da Saúde, pelo programa de pós-graduação da Saúde da criança e do adolescente, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais e do curso de psicopedagogia da mesma instituição. Atua na área de alfabetização, leitura e escrita e inclusão.