Capa do livro: REVISITANDO O PLANTÃO PSICOLÓGICO CENTRADO NA PESSOA

REVISITANDO O PLANTÃO PSICOLÓGICO CENTRADO NA PESSOA

Autores: Márcia Alves Tassinari

As ciências humanas em geral e a Psicologia, em particular, buscam refletir sobre os aspectos complexos e fluidos da contemporaneidade, implicadores de uma dinamização da subjetividade e da sociedade, construindo práticas para oferecer alternativas de ajuda e compreensão do homem atual.

Torna-se fundamental a problematização do papel da Psicologia para a adequação de novas práticas de ajuda psicológica para corresponder às urgências atuais. Isto sugere “reviravoltear”  a Psicologia para (co) responder verdadeiramente à demanda social – principalmente na promoção da saúde e nos enfrentamentos de caráter emergente. Ultrapassar o conceito de Psicologia Clínica para além do consultório, redefinindo – teorias e práticas – a ajuda psicológica, talvez seja o desafio mais premente desta época.

O Plantão Psicológico surge como uma proposta potente de serviço da Psicologia direcionada aos desafios do século XXI. Fica evidente que a sua prática é uma possibilidade de intervenção com grande potencial mobilizador para a promoção de saúde na sociedade contemporânea, tornando-se uma atitude ética, frente aos paradigmas nos quais a Saúde, a Psicologia e a Contemporaneidade têm se deparado.

Os 26 autores de todas as regiões do Brasil compartilham os desafios que enfrentam no acolhimento compreensivo da expressão do humano em contextos diversificados.

Impresso
de R$ 76,54 por
R$ 58,88
Digital
de R$ 59,88 por
R$ 44,16

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-642-7
DOI: 10.24824/978858042642.7
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

REVISITANDO O PLANTÃO PSICOLÓGICO CENTRADO NA PESSOA

 

Ana Paula Fujisaka

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2002), especialização em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da USP (2004) e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: morte, luto, Cuidados Paliativos e Psicologia Fenomenológica.

 

Ana Paula da Silveira Cordeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá – RJ (2012). Experiência de Estágio em Psicologia Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Estácio de Sá, na Equipe de Psicologia Humanista, com foco na Abordagem Centrada na Pessoa, atuando como plantonista e psicoterapeuta sob a supervisão da Prof.ª Dra. Márcia Alves Tassinari. Possui interesse nas áreas de Educação, Clínica, Tendência Formativa, Neurociências e Neuropsicologia.

 

Anita Bacellar

Psicóloga Clínica e Hospitalar com atuação em Psico-oncologia. Mestre em Educação. Especialista em Psicologia Clínica Centrada na Pessoa. Professora, orientadora de trabalhos de conclusão de curso e supervisora em psicoterapia com base na Abordagem Centrada na Pessoa e em Psicologia Hospitalar. Organizadora do livro Psicologia Humanista na Prática: reflexões sobre a Abordagem Centrada na Pessoa editado pela Unisul em 2009. Sócia-fundadora, responsável técnica e coordenadora de curso do Espaço Viver.

 

André Feitosa de Sousa

Psicólogo e Psicoterapeuta (La Vie Studio, Fortaleza), Mestre em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica, Doutorando em Psicologia pela Universidade Autônoma de Lisboa, Coordenador do Processo Formativo em Humanismo (ênfase em Abordagem Centrada na Pessoa, 2012/15).

 

Bernadete Pereira de Almeida

Psicóloga pela PUC-Minas (campus Poços de Caldas), Psicóloga responsável do Programa Sentinela (2008-2010) e do CREAS de Poços de Caldas/Minas Gerais, Especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente e atual Presidente da NOESIS – Círculo de pesquisa e estudo em Fenomenologia.

 

Bianca Nascimento de Souza

Psicóloga formada na Universidade da Amazônia desde 2008. Concluiu o mestrado em Psicologia Clínica na UFPA em 2010, e finaliza MBA em Gestão de Recursos Humanos no Grupo UNINTER. Possui três anos de atuação nas áreas clínica e hospitalar, dando ênfase a modalidade de atendimento Plantão Psicológico, além de prestar serviços há dois anos no ramo da Psicologia do Trabalho.

 

Cláudia Aline Soares Monteiro

Psicóloga, Especialista em Trânsito e Mestre em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (Universidade Federal do Pará). Doutora em Psicologia (Universidade de Brasília). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando na graduação como professora de disciplinas de Psicologia Social e de avaliação psicológica na graduação, coordenadora de Projeto de Pesquisa sobre o comportamento de motoristas (com orientação de PIBIC), supervisora de estágio em Psicologia Social Comunitária e coordenadora do Projeto de Extensão “Atenção Psicológica a adultos e idosos: uma contribuição da Psicologia à UNITI/UFMA”. Docente-orientadora do Mestrado em Psicologia da UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Psicologia, desenvolvimento, saúde e vida urbana”. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Trânsito e transporte” da Universidade Federal do Paraná. Psicoterapeuta.

 

 Edson do Nascimento Bezerra

Psicólogo (Universidade Federal do Pará - UFPA). Especialista em Psicopedagogia (Faculdade Ipiranga). Graduado em Filosofia (UFPA). Docente do Curso de Psicologia da Universidade da Amazônia, atuando como professor nas disciplinas de Teoria Centrada na Pessoa, Teorias e Técnicas Psicoterápicas – Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e Fundamentos Epistemológicos da Psicologia, e supervisor de estágio em Psicologia Clínica – ACP. Professor de Filosofia da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Tenente Rego Barros”. Psicólogo escolar e psicoterapeuta. Conselheiro suplente do Conselho Regional de Psicologia – 10ª Região (CRP-10).

 

Emanuel Meireles Vieira

Psicólogo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Psicologia Clínica pela UFMG. Professor Assistente da Universidade Federal do Pará, onde coordena o serviço de Plantão Psicológico da Clínica-Escola da Universidade, com o projeto de Extensão “Plantão Psicológico na Clínica-Escola da UFPA”, desde 2010.


Joana Simielli Xavier Rocha

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Instituto Delphos – Instituto de Psicologia Humanista, e com cursos de aprimoramento profissional nas áreas de Perda e Luto, Terapia Expressiva Centrada na Pessoa e Plantão Psicológico. Atualmente em atuação como Psicóloga Clínica e Monitora do curso de Especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa e do curso de Perda e Luto: teoria e intervenção no Espaço Viver Psicologia.

 

Juliana Oliveira Breschigliari

Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Supervisora de estágios no Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) e colaboradora do Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI) do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Desenvolve grupos terapêuticos e participa de cursos e oficinas sobre trabalhos corporais na área da saúde. Psicoterapeuta em consultório particular.

 

Karen Priscila Lima dos Anjos

Estudante concluinte do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Atua como plantonista do projeto de extensão “Plantão Psicológico na clínica-escola da UFPA” desde o início de sua implantação, em 2010. Dentro do enfoque da Abordagem Centrada na Pessoa, interessa-se principalmente por temáticas envolvendo questões referentes ao Plantão Psicológico, Aprendizagem Significativa, Pesquisa Fenomenológica e Atitudes Facilitadoras. Empreende também estudos na área de Psicologia Social relacionados à temática de diversidade sexual.

 

Márcia Alves Tassinari

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRJ, Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-05. Professora da Universidade Estácio de Sá, onde coordena o Serviço de Psicologia Aplicada e o Serviço de Plantão Psicológico. Psicoterapeuta, com experiência em Plantão Psicológico em diversos contextos. Fundou o Centro de Psicologia da Pessoa, em 1975, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por 35 anos. Autora de artigos científicos e coautora de livros.

 

Maria Cristina Rocha

Psicóloga e Bacharel em Psicologia, com licenciatura, pela USP (1987). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua como psicóloga no Instituto de Psicologia - USP, Serviço de Aconselhamento Psicológico, desenvolvendo: supervisão de estágios em atendimentos psicológicos; supervisão de Plantão Psicológico; supervisão de estágios extracurriculares. Outras instituições: parecerista do Prêmio Itaú-Unicef desde 2001; avaliadora de projetos sociais, produção de material didático e formação de educadores; psicóloga em consultório particular. Participa das publicações: 1) Educador de rua: um desafio à Abordagem Centrada na Pessoa? (Boletim de Psicologia - SPSP, 42 (96/97): 1-13, 1992). 2) El educador de la calle: un reto a la orientación centrada en la persona (Prometeo - Revista Mexicana de Psicología Humanista y Desarrollo Humano - Universidad Iberoamericana, 4: 26-29,1994). 3) A experiência de educar na rua: des-cobrindo possibilidades de ser-no-mundo. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000. 4) Plantão Psicológico: desafios e potencialidades in Breschigliari J. O e Rocha, M. C. (org.) – Serviço de Aconselhamento Psicológico: 40 anos de História. SP, SAP/IPUSP, 2009.

 

Maria Gertrudes Vasconcellos Eisenlohr

Psicóloga, formada pela Universidade de São Paulo - USP (1975), com Mestrado na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma universidade (1997). Atua na área de Aconselhamento Psicológico da USP. Supervisora de estágio no Serviço de Aconselhamento Psicológico do IPUSP. Terapeuta em consultório particular em terapia para adolescentes e adultos.

 

Maria Júlia Kovács

Psicóloga, Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da USP. Disciplinas ministradas: Aconselhamento Psicológico e Fundamentos Fenomenológicos e Existenciais do Aconselhamento Psicológico (Aula teórica e supervisão). Psicologia da Morte, Estágio Supervisionado, Ações Comunitárias, Prática de Pesquisam em Psicologia – Disciplinas eletivas Coordenadora do Laboratório de Estudo sobre a Morte.

 

Maria Luisa Sandoval Schmidt

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa (participante e interventiva), políticas públicas de saúde, metodologia com relatos orais.

 

Maira de Souza Flôr

Psicóloga Clínica com Formação na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Centro Catarinense de Psicologia Humanista – Espaço Viver Psicologia e com cursos de aprimoramento profissional nas áreas de Perda e Luto, Terapia Expressiva Centrada na Pessoa e Plantão Psicológico. Atualmente em atuação como Psicóloga Clínica, Coordenadora de Serviços e Monitora do curso de Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa e do curso de Plantão Psicológico: uma proposta de atendimento das urgências psicológicas no Espaço Viver Psicologia.

 

Miguel Mahfoud

Psicólogo, Doutor em Psicologia Social, professor associado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Cultura e Subjetividade.

 

Raquel Wrona

Psicóloga, psicoterapeuta, facilitadora de grupos. Tem Especialização em Aconselhamento Psicológico pela USP (1975/76) e Curso de Estudos Avançados da  Abordagem Centrada na Pessoa (John Wood e Rachel Rosenberg),1984/85.  Membro da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa; do Conselho Científico dos Arquivos Internacionais da Abordagem Centrada na Pessoa; Membro do Comitê Gestor da Associação Iberoamericana da Abordagem Centrada na Pessoa; Membro do Conselho Editorial da Revista eletrônica Enfoque Humanístico Iberoamericano (AR). Foi Supervisora de Estágio Clínico das Faculdades São Marcos e Coordenadora dos Cursos  “Plantão Psicológico” (1980) e “Especialização em Psicoterapia Centrada na Pessoa”( 1993-98) , ambos no Instituto Sedes Sapientiae, SP. Professora convidada no curso Plantão Psicológico do Espaço Viver. (Florianópolis, SC). Participa das publicações: 1) Abordagem Centrada na Pessoa. John K. Wood et al. Editora Fundação Ceciliano Abel de Almeida, UFES, Vitória, 1994. 2) Plantão Psicológico-Novos Horizontes. Miguel Mahfoud (org). Editora Cia. Ilimitada, SP, 1999. 3) Humanismo de Funcionamento Pleno. Francisco Silva Cavalcante Junior & André Feitosa (orgs.) Alínea Editora, SP. 2008. 3) A Psicologia Humanista na Prática - reflexões sobre a Abordagem Centrada na Pessoa. Anita Bacellar (org.).Ed. Unisul,SC , 2009.

 

 Tatiana Hoffmann Palmieri Perches

Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela USP (2012). Doutora em Psicologia como Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009), Mestre em Psicologia Clínica (2005) e Graduada em Psicologia e Licenciatura (2003) pela mesma Instituição. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Hospitalar, com ênfase em intervenção, prevenção e processo de mudança psicológica, atuando principalmente em práticas psicológicas em instituições, plantão psicológico e psicoterapia com ênfase fenomenológica humanista. É membro da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa. Atualmente mora em São Paulo. Atua como psicóloga clínica em consultório particular; é Professora Titular na Universidade Paulista e Docente, Supervisora de Estágio clínico e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Centro Universitário Padre Anchieta.

 

Tommy Akira Goto

Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia/Minas Gerais – Brasil. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas e Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Membro-colaborador do Circulo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN) e Copresidente Fundador da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica.

 

Vera Engler Cury

Graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978); é Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente, exerce os cargos de Pró Reitora de Pesquisa e Pós Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários na PUC Campinas. É docente permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia e titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolve projetos na linha de pesquisa prevenção e intervenção psicológica, com ênfase na área de Atenção Psicológica Clínica em Instituições, priorizando o método fenomenológico e os temas: práticas psicológicas clínicas em instituições, saúde mental, psicologia clínica, plantão psicológico. É líder do Grupo de Pesquisa: Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção e do Laboratório de Pesquisa: Psicologia Clínica Social, ambos em co liderança com a Profa. Dra. Tânia Maria José Aiello Vaisberg.

 

  Wagner Teixeira Durange

Graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Experiência em Psicologia Clínica como plantonista, psicoterapeuta e monitor do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Estácio de Sá, na Equipe de Psicologia Humanista, com foco na Abordagem Centrada na Pessoa, sob a supervisão da Prof.ª Dra. Márcia Alves Tassinari. Trabalha com Recursos Humanos com ênfase em desenvolvimento humano e organizacional. Na área da Educação, atua como professor de Psicologia da Escola Técnica Competência (ETC), e como professor voluntário de iniciação musical para crianças e adolescentes na Associação Brasil SGI (BSGI). Músico.

 Francisco Silva Cavalcante Junior

Mestre e Doutor pela Universidade de New Hampshire (Estados Unidos), Professor de Psicologia na Universidade Federal do Ceará.

Yuri de Nóbrega Sales

Doutorando em Psicologia pela Universidade Autônoma de Lisboa, Psicólogo e Mestre em Psicologia (UNIFOR), Psicoterapeuta, Professor de Psicologia das Faculdades Nordeste e de Psicologia Jurídica da UniChristus.