Capa do livro: PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUBJETIVIDADE:<br> análise da docência e das políticas públicas a partir da clí­nica da atividade

PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUBJETIVIDADE:
análise da docência e das políticas públicas a partir da clí­nica da atividade

Autores: João César Fonseca

A Editora CRV lança, com esta obra de João César, um livro de inestimável interesse, não só para educadores, mas para todos os estudiosos e atores sociais engajados na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a educação básica. A pesquisa empreendida pelo autor focaliza os educadores que atuam na formação profissional de curta duração. Reafirmando a importância crucial da formação de jovens vivendo em condições de vulnerabilidade social, João César se interrogou, com a sensibilidade e a curiosidade necessárias ao verdadeiro pesquisador, sobre as condições vida e de trabalho dos formadores desses jovens. Ele pesquisou cinco programas de Educação Profissional desenvolvidos por diferentes instituições (ONG’s e poder público municipal), na região metropolitana de Belo Horizonte.

Uma novidade desta pesquisa reside em seus pressupostos teórico-metodológicos. Eles são tomados basicamente da Psicologia do Trabalho de inspiração vygotskiana, ou seja, da elaboração teórica e dos procedimentos de pesquisa que Yves Clot denomina Clínica da Atividade. Esta permite, com efeito, o recurso a técnicas originais de observação e coleta de dados. Assim, além de entrevistas e de farta pesquisa documental, João César serviu-se do registro, em vídeo, da atividade dos trabalhadores/educadores. A posterior análise desse material foi feita pelos próprios sujeitos da pesquisa (autoconfrontação direta) ou por seus colegas/pares (autoconfrontação cruzada). Tal orientação leva em conta a subjetividade do trabalhador, ancorada no construto teórico que Yves Clot chama de “gênero profissional” e que evoca elementos como estilos, identidade e experiências profissionais partilhadas (não confundi-lo com o conceito sociológico de “gênero”, relativo à tradução social de papéis, de relações de poder e expectativas de comportamentos femininos e masculinos).

Com este livro, João César se coloca na vanguarda daqueles que reafirmam a necessidade de aprimoramento das políticas públicas relativas à educação profissional básica. Não é por acaso que, para além da Clínica da Atividade, ele recorre também aos fundamentos da Pedagogia Crítica, num movimento de virtuosa convergência entre clínica, ética e política. Este livro merece lugar especial em nossas bibliotecas.

 

Prof. Dr. José Newton Garcia Araújo (PUC-MG)

 

Impresso
de R$ 98,54 por
R$ 75,80
Digital
de R$ 85,32 por
R$ 56,85

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-55-3
DOI: 10.24824/978856248055.3
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUBJETIVIDADE:<br> análise da docência e das políticas públicas a partir da clí­nica da atividade

João César de Freitas Fonseca

Análise do trabalho dos educadores e das políticas públicas a partir da Clínica da Atividade e Subjetividade Psicologia, Psicologia, Educação Profissional Educação Profissional e Subjetividade Mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte em plena vigência do regime militar, abril de 65. Formado em Psicologia, atua na área clínica junto ao Instituto Renascimento.Trabalhou na UFMG durante 22 anos, onde ocupou funções importantes, como a de Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos e de Coordenador do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador. Atuou também na PUC Minas e na Fundação João Pinheiro, desenvolvendo atividades de ensino (gradução e pós-graduação), pesquisa, extensão e gestão. Atualmente, é Professor Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei. Sua trajetória– profissional e pessoal – é marcada pela preocupação com a produção de conhecimento implicada e comprometida com a transformação social, interessando-se particularmente pelas múltiplas configurações do trabalho humano e os processos de subjetivação a eles associados. Atualmente, busca desenvolver pesquisas ligadas às áreas de educação profissional, gestão pública, subjetividade e trabalho. Sua dissertação de mestrado, sobre programas de profissionalização de adolescentes, foi publicada em 2003 sob o título Adolescência e Trabalho. É casado, tem quatro filhos e colabora junto ao movimento espírita.