Capa do livro: CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO NO MEIO RURAL DE MINAS GERAIS

CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO NO MEIO RURAL DE MINAS GERAIS

Autores: Lourdes Helena da Silva

Em Cenários da Educação no Meio Rural de Minas Gerais traçamos um perfil da educação rural no Estado, analisando fatores relacionados a estrutura, funcionamento e financiamento das escolas; acesso, progressão e desempenho dos alunos; condições do ensino e formação de professores, bem como a percepção dos seus atores sobre a escola e a educação. É um trabalho que conjuga estudos de naturezas quantitativas e qualitativas, combinando pesquisas bibliográfica, censitária e postal, com diversos estudos de caso. Na pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão da literatura, analisamos o corpo de informações e conhecimentos produzidos, nos últimos 15 anos, sobre a educação rural no Estado. Na pesquisa censitária, utilizando de dados secundários, descrevemos e analisamos o perfil da educação presente no meio rural de Minas Gerais. Na pesquisa postal identificamos e produzimos uma base de dados sobre as iniciativas que vêm sendo implementadas pelos municípios mineiros para a educação no meio rural. Nos estudos de caso, por sua vez, além de um aprofundamento sobre as características das diferentes experiências educativas presentes no Estado,  analisamos as representações sociais dos seus sujeitos sobre o ensino rural, a educação e a escola

 

 

Impresso
de R$ 62,24 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 56,29 por
R$ 35,91

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-36-2
DOI: 10.24824/978856248036.2
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO NO MEIO RURAL DE MINAS GERAIS

Lourdes Helena

Possui Doutorado em Educação pela PUC-SP, com Estágio na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales/Paris, e Pós Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. É professora da Universidade Federal de Viçosa, vinculada ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, pedagogia da alternância, educação em áreas de reforma agrária, educação de jovens e adultos e percepções sociais. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq (ECARA) Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária, é Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação, da Fundação Carlos Chagas, Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista Produtividade do CNPq.