Autores: Dionísio Burak - Edilson Roberto Pacheco - Tiago Emanuel Klüber
Cada um dos artigos apresentados na feição de capítulos expressa resultados provisórios ou inacabados como somos nós, no dizer de Paulo Freire. Nestes termos, não poderia ser diferente, pois esta obra constitui-se de estudos e pesquisas que envolvem leituras, discussões, reflexões e pesquisa, que mantêm uma dinâmica intensa entre pares que aceitaram o desafio de aceitar socializar, em uma publicação para acesso do público, as pesquisas desenvolvidas em âmbito grupal. Essa decisão, nada fácil, mereceu ponderações de diversas naturezas. Contudo, prevaleceu a necessidade de serem expostas ideias que também geram desafios para os participantes-autores membros do grupo referido, desafio também para pesquisadores mais experientes auxiliarem os que estavam/estão iniciando a escrita de idéias e argumentos didático-pedagógicos e científicos, mas que já tinham muito a dizer em virtude das práticas e ações reflexivas que haviam realizado. Sendo assim, construímos em diversos encontros grupais uma dinâmica de orientação e debate sobre a estrutura de cada um dos capítulos/artigos, sobre as teorias que poderiam subsidiar práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem, e outros tantos encaminhamentos que se perderam em termos explícitos, mas que sem dúvida oportunizaram crescimento intelectual de cada indivíduo e do coletivo. Dessa dinâmica ficou ressaltada, enquanto experiência vivida e refletida, o sentido e a importância do espírito de grupo na Educação Matemática.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-42-3
DOI: 10.24824/978856248042.3
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Bettina Heerdt
Graduação
Carlos Roberto Ferreira
Especialista em Ensino de Matemática pela UNICENTRO, Guarapuava, PR, e Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR, com pesquisa
Célia Finck Brandt
Doutora
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –
UNESP, Rio Claro, SP. Atualmente é professora e pesquisadora convidada voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR. Sua linha pesquisa é Educação Matemática, com ênfase em epistemologia genética.
Dionísio Burak (Org.)
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas-SP. Pós-Doutorando em Ensino em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA. Professor Titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR. Pesquisa a Modelagem Matemática na Educação Básica há mais de 20 anos.
Doroteya Gavanski
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
Edilson Roberto Pacheco (Org.)
Doutor
Elsa Midori Shimazaki
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP. Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR. Sua principal linha de pesquisa é em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino e aprendizagem, alfabetização, educação especial e educação matemática.
Emanueli Pereira
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - -UEPG, Ponta Grossa, PR. Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava, PR. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase
Fábio Roberto Vicentin
Especialista em Ensino de Matemática e Supervisão Escolar: Planejamento, Ensino e Avaliação; pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Atualmente é professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando no Ensino Médio na área de Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino
Idemar Vizolli
Doutor em Educação com ênfase
Izabel Passos Bonete
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO,
Guarapuava, PR. Professora assistente do Departamento de Matemática, no curso de Matemática do Campus de Irati, UNICENTRO, em disciplinas da área de Geometria e Estatística. Pesquisa sobre Processos de Formação de Professores de Matemática.
José Maria Rodrigues
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professor da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA, atuando, principalmente, nos seguintes temas: fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de matemática na educação básica; formação matemática de professores de atuação multidisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental; tratamento matemático da informação na educação básica; estudos de noções de probabilidade na educação básica.
José Roberto Costa
Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR. Atualmente é professor assistente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Sua linha de pesquisa é Educação Matemática.
Joyce Jaquelinne Caetano
Doutora em Educação pela PUC-SP, São Paulo, SP. Professora adjunta do Departamento de Matemática, no curso de Matemática do Campus de Irati, UNICENTRO, Irati, PR, em disciplinas da área de Metodologias de Ensino e Cálculo. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a Formação de professores de Matemática.
Marceli Behm Goulart
Mestre
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Doutora
Rosana Viomar de Lima
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP. É professora efetiva assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Pesquisa na área de materiais didáticos no Ensino de Matemática.
Tiago Emanuel Klüber (Org.)
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR. Doutorando