Capa do livro: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:<br> reflexões e ações

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
reflexões e ações

Autores: Dioní­sio Burak - Edilson Roberto Pacheco - Tiago Emanuel Klüber

livro impresso
de R$ 67,07 por
livro digital
de R$ 67,07 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

     Cada um dos artigos apresentados na feição de capítulos expressa resultados provisórios ou inacabados como somos nós, no dizer de Paulo Freire. Nestes termos, não poderia ser diferente, pois esta obra constitui-se de estudos e pesquisas que envolvem leituras, discussões, reflexões e pesquisa, que mantêm uma dinâmica intensa entre pares que aceitaram o desafio de aceitar socializar, em uma publicação para acesso do público, as pesquisas desenvolvidas em âmbito grupal. Essa decisão, nada fácil, mereceu ponderações de diversas naturezas. Contudo, prevaleceu a necessidade de serem expostas ideias que também geram desafios para os participantes-autores membros do grupo referido, desafio também para pesquisadores mais experientes auxiliarem os que estavam/estão iniciando a escrita de idéias e argumentos didático-pedagógicos e científicos, mas que já tinham muito a dizer em virtude das práticas e ações reflexivas que haviam realizado. Sendo assim, construímos em diversos encontros grupais uma dinâmica de orientação e debate sobre a estrutura de cada um dos capítulos/artigos, sobre as teorias que poderiam subsidiar práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem, e outros tantos encaminhamentos que se perderam em termos explícitos, mas que sem dúvida oportunizaram crescimento intelectual de cada indivíduo e do coletivo. Dessa dinâmica ficou ressaltada, enquanto experiência vivida e refletida, o sentido e a importância do espírito de grupo na Educação Matemática.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-42-3
DOI: 10.24824/978856248042.3
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:<br> reflexões e ações

Autores

Bettina Heerdt

Graduação em Ciências Biológicas e Especialização em Ecologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR e Pós-Graduação – Mestrado em Educação área de concentração Ensino-Aprendizagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR. Atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de biologia e a utilização de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

 

Carlos Roberto Ferreira

Especialista em Ensino de Matemática pela UNICENTRO, Guarapuava, PR, e Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR, com pesquisa em Modelagem Matemática e Educação a Distância online. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, onde desenvolve pesquisa em Tecnologia no Ensino de Matemática, Modelagem Matemática e Educação a Distância online.

 

Célia Finck Brandt

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Aprendizagem da Matemática e Formação de professores de Matemática.

 

Clélia Maria Ignatius Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –

UNESP, Rio Claro, SP. Atualmente é professora e pesquisadora convidada voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR. Sua linha pesquisa é Educação Matemática, com ênfase em epistemologia genética.

 

Dionísio Burak (Org.)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas-SP. Pós-Doutorando em Ensino em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA. Professor Titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR. Pesquisa a Modelagem Matemática na Educação Básica há mais de 20 anos.

 

Doroteya Gavanski

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: estágio supervisionado, modelagem matemática, ensino e aprendizagem.

 

Edilson Roberto Pacheco (Org.)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, Rio Claro, SP. Professor adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Sua principal linha de pesquisa é História da Matemática.

 

Elsa Midori Shimazaki

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP. Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR. Sua principal linha de pesquisa é em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino e aprendizagem, alfabetização, educação especial e educação matemática.

 

Emanueli Pereira

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - -UEPG, Ponta Grossa, PR. Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava, PR. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Investigações Matemáticas.

 

Fábio Roberto Vicentin

Especialista em Ensino de Matemática e Supervisão Escolar: Planejamento, Ensino e Avaliação; pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Atualmente é professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando no Ensino Médio na área de Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino em Educação Matemática da UNICENTRO.

 

Idemar Vizolli

Doutor em Educação com ênfase em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR. Atualmente é professor na Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nos seguintes temas: registros de representação semiótica; Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos.

 

Izabel Passos Bonete

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO,

Guarapuava, PR. Professora assistente do Departamento de Matemática, no curso de Matemática do Campus de Irati, UNICENTRO, em disciplinas da área de Geometria e Estatística. Pesquisa sobre Processos de Formação de Professores de Matemática.

 

José Maria Rodrigues

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professor da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA, atuando, principalmente, nos seguintes temas: fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de matemática na educação básica; formação matemática de professores de atuação multidisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental; tratamento matemático da informação na educação básica; estudos de noções de probabilidade na educação básica.

 

José Roberto Costa

Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR. Atualmente é professor assistente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Sua linha de pesquisa é Educação Matemática.

 

Joyce Jaquelinne Caetano

Doutora em Educação pela PUC-SP, São Paulo, SP. Professora adjunta do Departamento de Matemática, no curso de Matemática do Campus de Irati, UNICENTRO, Irati, PR, em disciplinas da área de Metodologias de Ensino e Cálculo. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a Formação de professores de Matemática.

 

Marceli Behm Goulart

Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Ijuí, RS. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR. Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática e tecnologias.

 

Rosália Maria Ribeiro de Aragão

Doutora em Ciências Sociais - Educação, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas, SP - Pós-Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Bowling Green State University – BGSU - OHIO. Como docente e pesquisadora da Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA – dedica-se ao estudo e à investigação de processos de ensino e de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos científicos.

 

Rosana Viomar de Lima

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP. É professora efetiva assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Pesquisa na área de materiais didáticos no Ensino de Matemática.

 

Tiago Emanuel Klüber (Org.)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, PR. Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC. Professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Atua como pesquisador em Educação Matemática, principalmente, sobre o tema Modelagem Matemática.